Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

VISITA DE TEMPORÃO A SALVADOR REVELA, NA PRÁTICA, DOIS PALANQUES DILMA

Bahia Já mantém pegada e ultrapassa de 2.300.000 número de hits em julho
07/08/2009 às 21:28



 

Foto: ACM
Superpopulação de gatos na Universidade de Feira assusta alunos com medo de doenças
  Miudinhas globais:

  1. Na prática, os dois palanques para Dilma Rousseff, começaram nesta sexta-feira, 7, com a visita do ministro José Gomes Temporão a Salvador. Com o governador Jaques Wagner o ministro e mais representantes de 33 municípios assinaram um Pacto para redução dos índices de mortalidade infantil no Estado com o objetivo de atingir 5%; e com Geddel Vieira Lima e João Henrique o ministro assinou convênio para erguer 4 Unidades de Pronto Atendimento de Saúde.

  2. Temporão é do PMDB, da conta do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral. Há quem diga que, pessoalmente, o ministro não gosta do secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, mas, nada que atrapalhe a vida do governo estadual. 

  3. A vida segue em frente. O governador Jaques Wagner considera o episódio de rompimento da aliança PT/PMDB como página virada na história. Diz que está na estrada de Damasco e sabe construir novas alianças sem temer qualquer adversário político. Na entrevista que deu à imprensa, hoje, sequer citou nominalmente o nome do ministro e dos secretários exonerados a pedido.

  4. O presidente estadual do PSDB, na Bahia, Antonio Imbassahy destaca a iniciativa do governador de São Paulo, José Serra, de vir à capital baiana na próxima segunda-feira (10) para assinar acordos de interesse mútuo entre o Estado de São Paulo, a Bahia e a prefeitura de Salvador.

  5. Em nível estadual está previsto a assinatura de um acordo de substituição tributária. Com a prefeitura, será assinado um acordo de colaboração técnica relacionada às obras do metrô. São Paulo tem investido na ampliação do seu principal meio de transporte de massa. 

   6. No último dia 5, José Serra assinou com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), contrato de operações de crédito no valor de para obras da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), e Metrô. O contrato prevê US$ 168 milhões para a aquisição de trens metropolitanos e estudos de ampliação do Metrô. 

  7. O prefeito João Henrique liberou uma nota à imprensa destacando que, na próxima segunda-feira, 10, recebe no Museu da Cidade, o senador ACM Júnior, autor de uma emenda que assegura investimentos de R$ 18 milhões no Centro Histórico.

  8. Em seguida, às 10 horas, João Henrique dá posse, na Casa do Benin, ao subprefeito do Pelourinho, José Augusto Leal. E, finalmente, às 15 horas, terá um encontro com o governador de São Paulo, José Serra, no canteiro de obras do Consórcio Metrosal, localizado no Acesso Norte, na Rótula do Abacaxi, para tratar de assuntos ligados ao metrô de Salvador.

  9.  O senador César Borges (PR-BA) participou da solenidade de posse de 160 novos funcionários concursados do Tribunal Regional Eleitoral (TRT) da Bahia que vão ajudar a desafogar a justiça trabalhista baiana, nesta sexta-feira, 7.
 
  10. O senador foi escolhido para saudar os empossados devido a sua participação decisiva na aprovação em tempo recorde no Senado da lei de criação das novas vagas. Somente no ano passado, 100 mil novas reclamações trabalhistas foram apresentadas no estado.

  11. Não é só a Rua Nita Costa com a Plínio Moscoso que tem feirinha. A SESP fechou os olhos para a cidade. Tem gente vendendo aipim, jaca, melancia, acerola, goiaba ou outra qualquer verdura e/ou fruta nas ruas da Barra, Chame-Chame, Graça e adjacências.

  12. Uma hora dessas vão cozinhar amedoim na rua Marques de Leão, na Barra. Na esquina de Ondina vende-se até tamarindo a granel. Santo pai! Que anarquia.

  13. Segundo um assessor do DEM o partido é contra a greve da PM, mas, entende que o governo atual prejudica a corporação. Diz ainda que, em 2001, deputados do PT insulflaram a greve da PM, no governo César Borges, e, hoje, no governo Wagner, fazem tudo para evitar um conflito dessa natureza.

  14. Na terça, 13, comemora-se a data de instalação dos cursos jurídicos no Brasil. Depois de Olinda e São Paulo, a Bahia entrou na lista.

  15. Veja como o governo trata os pobres: as filas do recadastramento do Bolsa Família são uma prova disso. Pobre é bom pra votar. E só.

  16. O Diretório Estadual da Bahia do Partido Popular Socialista - PPS - anuncia encontro com o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), às 16h30min, na segunda, no Hotel Pestana.
 
  17. A Executiva do PSDB decidiu autorizar o deputado Marcelo Nilo a filiar-se em outro partido, assumindo o compromisso de não acioná-lo na Justiça por infidelidade partidária. A decisão foi tomada hoje, mas, o deputado foi informado sobre o que aconteceria no PSDB desde ontem.  

  18. Que estranho a morte dessa médica do Santa Isabel. 

  19. Bahia teve queda de 26% na captação de eventos internacionais. Em 2007 foram 19 eventos. Em 2008, 14 eventos. Atribuiu-se a queda a ineficiência da política da Setur e ao Centro de Convenções que estaria degradado.

  20. Calou fundo a frase de Wagner a seguir: "É melhor um adversário leal do que um aliado traidor".

  21. A direção da UEFS e a Prefeitura de Feira de Santana ainda não chegaram a um acordo para resolver o problema da superpopulação de gatos no campus da Universidade de Feira. Diz-se que os gatos do Parque Ipê e do Feira VI se mandaram para morar nas instalações e cercanias da UEFS.

  22. Teve um aluno que passou um e-mail para o BJá, hoje, dizendo que nas proximidades da cantina tinha mais de 8 gatos rondando. A gataria é tanta que já tá provocando medo que prolifere alguma doença.

  24. Uma técnica sugeriu a Prefeitura de Feira capar os gatos para reduzir a superpopulação de bichanos. O prefeito Tarcízio Pimenta, saiu de baixo entendendo que, se fizer uma coisa dessas, quem vai se dar mal é ele. E determinou que encontrassem uma solução pacífica. 

   25. Relatório da Locaweb do último mês de julho revela que o Bahia Já obteve 2.324.816 hits com média de matérias vistas ao dia de 74.994.

   26. O PRB à frente Raimundo Varela esteve sondando a governadoria. Ou melhor, já fizeram até uma reunião. Nada de TV. A área de interesse é política.

  27. Eddy deixa o Fantasmão para enfrentar carreira solo. Muita coragem.

  28. O "cavalo paraguaio" do Vitória está perdendo fôlego.

  29. A criação de um programa para financiar a aquisição de reservatórios de água, para atender famílias de baixa renda que residem em Salvador, é o que pretende o vereador Gilmar Santiago (PT). Indicação neste sentido foi encaminhada ao governador Jaques Wagner.

  30. O vereador Dr. Pitangueira (PRB) fez indicação ao prefeito João Henrique para que seja obrigatória a participação do cirurgião dentista na equipe de plantão de todas as unidades de urgência e emergência 24 horas de Salvador, inclusive aos sábados, domingos e feriados.


  31. Indicação do vereador Edson da União (PMN) ao chefe do Executivo propõe uma campanha permanente de incentivo às cooperativas de catadores de material reciclável.


  
32. Já o vereador Antonio Alemão (PRP) continua lutando para a implantação do restaurante Prato do Povo no bairro de Sussuarana. Projeto de indicação do vereador ao governador, para que o restaurante chegue à referida comunidade, está em tramitação.
 
  33. A vereadora Aladilce Souza (PC do B) deseja que a Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo (Sucom) fiscalize construção no Parque São Braz, na Rua Engenheiro Lipídio Campos. A vereadora quer a obediência das normas de acessibilidade.
 
  34. Cê vê que tem vereador fazendo projeto para o governador. É cada coisa impressionante!

  35. Comerciantes e artistas do Pelourinho estão dizendo que a indicação de Leal para subprefeito não teve o menor diálogo. Obedeceu ao estilo ACM, donde vem o dito.

  36. Está na hora da Bahia privatizar os portos de Salvador, Aratu e Ilhéus. Isso sim.

 


Poetas na Praça

O movimento de vanguarda Poetas na Praça da Piedade poderá ganhar um memorial. Indicação neste sentido do vereador Henrique Carballal (PT) ao prefeito sugere a justa homenagem cultural.


Steve Biko

A Câmara realizará, em data a ser definida pelo cerimonial, uma sessão especial para marcar a passagem do aniversário do primeiro curso pré-vestibular (Steve Biko) voltado para negros. A proposta é do vereador Moisés Rocha (PT).