Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

QUEBRA DE BRAÇO ENTRE A TARDE E A CÂMARA LEMBRA DO AUTONOMISMO

Prefeito lança campanha de limpeza do Pelourinho para infernizar Wagner
03/08/2009 às 22:01

 

Foto: ACM
Programa "Cidade Digital" em Feira é uma grande sacada do prefeito Tarcízio. Faz diferença.
  Miudinhas globais:

  1. Está havendo uma queda de braço entre o jornal A Tarde e o presidente da Câmara de Vereadores, Alan Sanches. A velha gazeta baiana é um jornal passional. Quando pega no pé de um haja sofrimento. Isso vem desde o tempo de Juracy Magalhães e a luta autonomista de Simões Filho.

  2. Na sessão da tarde desta segunda-feira, o presidente da Câmara Municipal, Alan Sanches (PMDB), subiu a tribuna e  demonstrou insatisfação com a cobertura feita pelo jornal A Tarde na matéria do retelhamento do Paço Municipal, veiculada na edição de hoje (Vida nota na editoria de Política).      
  3. Segundo Sanches, está sendo instaurada uma onda de denuncismo em alguns veículos de comunicação o que acaba denegrindo a imagem de pessoas públicas. "Tem que se ter mais cuidado ao se veicular esse tipo de coisa, invadindo a vida pessoal das pessoas e maculando a imagens de pessoas honestas", afirmou.

        
  4. O presidente também citou o caso da contratação da empresa privada de segurança para fazer a proteção dos prédios anexos da Câmara Municipal. "Houve uma solicitação para a Polícia Militar e diretamente para o secretário Fábio Mota com o intuito de que a Guarda Municipal protegesse os edifícios da Casa. Ambos disseram que não seria possível".

       
  5. O Portal transparência, de acordo com Sanches, foi criado com o intuito de prestar contas à população e garantir a lisura das negociações feitas pela Câmara Municipal de Salvador a partir do mês de agosto.

  6. Falar em A Tarde, a empresa ingressa nesta terça-feira, 4, com recurso de agravo de instrumento contra a liminar deferida pelo juiz que proibiu a empresa de veicular matérias sobre o assunto venda de sentenças vinculando-as ao nome do desembargador Rubem Dario (Vide Coluna Miudinhas de ontem).
 
  7. O objetivo é que o TJ-BA reforme a decisão de primeiro grau, que concedeu a liminar. O magistrado é citado de matérias publicadas em A TARDE que denunciavam seu suposto envolvimento em um esquema venda de sentenças, fato que vem sendo investigado atualmente em processo administrativo.


  8.  Rubem Dario ingressou com uma ação judicial e conseguiu uma liminar, assinada pelo juiz Márcio Reinaldo Brandão Braga, da 31ª Vara dos Feitos de Relação de Consumo, Cíveis e Comerciais  da comarca de Salvador.

  9. Conforme a liminar, o grupo de comunicação está compelido a abster-se de veicular quaisquer notícias consideradas lesivas à imagem e a honra do requerente. Uma multa cominatória diária no valor de R$ 5 mil é a sanção para o caso de descumprimento da medida judicial.


  10.  decisão motivou manifestações de entidades como a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e Ordem dos Advogados do Brasil Seção Bahia (OAB-BA), além de ter se tornado assunto de matérias em jornais de circulação nacional, como O Globo e a Folha de S. Paulo. "Trata-se de censura prévia que tem que ser combatida", avalia Sérgio Murilo de Andrade, presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).


  11.  Os trabalhos legislativos da ALBA reabriram sem muita polêmica (Vide entrevista com líder do PMDB na Editoria de Política). Quem fez as mais duras críticas ao governo foi o deputado João Carlos Bacelar (PTN), o qual, voltou a cobrar ação para conter a violência que tomou conta do Estado.

  12. Para o parlamentar, os índices de violência cresceram no atual governo porque a atual administração não dá prioridade a Segurança Pública. "O governador não se reúne com sua equipe de governo para definir o que será feito. Está tudo muito solto, sem comando", protestou Bacelar.

  13. O resultado disso são as aberrações que estão sendo noticiadas diariamente pela imprensa: 21 homicídios em 36 horas; delegado bêbado invade a corregedoria da Polícia Civil e agride colegas; policiais civis confrontando policiais militares; ameaças constantes de greve na área da segurança pública; crimes envolvendo policiais; aumento do número de jovens negros, moradores da periferia, sendo assassinados.

  14. Entende o deputado que o  governador precisa reunir a cúpula da Segurança Pública, mais a da secretaria de Justiça a fim de definir estratégias para o fim da violência, além de dar uma palavra à sociedade para tranquilizá-la.

  15. "O governo se reúne com todos os setores, menos com os setores da Segurança Pública. É gravíssima a situação da Bahia. Todo o aparelho da segurança pública está sendo desestruturado. A oposição tem que voltar a pedir a intervenção federal na Bahia, porque o governo do Estado tem deixado a população a mercê da bandidagem. Fica aqui a nossa advertência", concluiu.

  16. Sem a presença do líder do governo, deputado Waldenor Pereira, coube ao deputado Isaac Cunha, PT, defender o governo. Cunha disse que, apesar do governador ter encontrado a Bahia em estado lastimável, vem fazendo um bom trabalho em todas as áreas. Mas, seria impossível, em tão pouco tempo resolver tudo.

  17. Para Isaac, o governo Wagner "está fazendo a diferença e isso tem incomodado muita gente".

  18.  O CEO da Ford Brasil, Marcos Oliveira, e o vice-presidente de Petroquímicos Básicos da Brasken, Manoel Carnaúba, estarão presentes no café-da-manhã que acontece no próximo dia 5 de agosto, no Yacht Clube da Bahia, para o lançamento oficial da unidade da Câmara americana de comércio, Amcham-Salvador, que passa a integrar a Amcham-Brasil.

 19. O executivo da Dow Química, Marcelo Kruschewsky, também Comodoro do Yacht, assumirá o cargo de vice-presidente da câmara na cidade.

 20. A Câmara Americana da Bahia foi fundada em 1976 para facilitar as relações comerciais entre Bahia e Estados Unidos. Com a fusão, a expectativa é de que a Amcham-Salvador tenha cerca de 200 associados até 2010 - hoje são 50.


  21. A maior câmara americana de comércio fora dos Estados Unidos oferece serviços diversos aos sócios - 150 comitês, intenso calendário de eventos, seminários e feiras, palestras de autoridades brasileiras e americanas, programa de vistos em parceria com o Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, centro de arbitragem e business center na capital paulista - e atrai mais de 180 mil profissionais ao ano no País


 22. Os funcionários da Secretaria Municipal de Educação que recebem pela FAPES até hoje não receberam os salários de junho e julho.

  23. O prefeito João Henrique, hoy, em factóide, diz que vai entrar na luta para revitalizar o Pelourinho. Tá certo que haja boa vontade e a Prefeitura possa até ajudar na limpeza, na iluminação, na animação. Mas, projeto de revitalização custa muito dinheiro e a sétima etapa, mesmo com recursos federais, está paradona.

  24. A Trip Linha Aéreas vai investir R$1 bilhão nos próximos 5 anos em sua expansão no Brasil. Já voa na Bahia para a Chapada e Sul e Extremo Sul.

  25. Só faltava essa: um delegado bêbado e fortemente armado. Será que esse camarada sonhou em ir para a guerra do Iraque?

  26. Segunda parte do delegado bêbado: Se ele tratou seus colegas daquela forma, com pontapés e palavrões, imaginem o que deve fazer com o povo.

  27. O deputado Reinaldo Braga está sendo chamado de "Cascatinha", um personagem da TV da era Chico Anízio. É que Sua Exa colocou um implante dentário bacana.

  28. Parece que desta vez foi consagrado o nome do conselheiro Otto Alencar para a Codeba. Um café da manhã com Rui Costa, hoje, café demorado, selou o acordo, com o deputado José Carlos Araújo.

  29. O deputado federal Colbert Martins (PMDB) assistiu parte da sessão da ALBA, nesta segunda-feira, ao lado das deputadas Marizete Pereira e Virgínia Hagge. Mas, diz-se que Colbert está mesmo é interessado numa conversa com o deputado Fernando Torres, do PRTB.

  29. Torres estaria insatisfeito com o prefeito de Feira Tarcízio Pimenta, o qual, estaria reforçando a candidatura de sua esposa a deputada estadual. Além disso, Torres perdeu o PRTB em Feira e anda aborrecido. Daí que Colbert quer aproximá-lo de Geddel.

  30. O expediente na Assembleia Legislativa será até o meio dia desta quinta-feira. No TJ, idem-idem. A partir desse horário entra em cena a Stock Car. Os deputados vão ter um camarote nas proximidades do estacionamento da ALBA.

  31. Deputados da Oposição cobraram do deputado Álvaro Gomes, PCdoB, o parecer sobre as contas do governo Wagner, 2007. - Ora, aqui nesta Casa existem 1.000 projetos em andamento e só me cobram esse - defendeu-se Gomes.

  32.  Hugo Henrique, secretário de governo do município de Igaporã, revela que, na matéria sobre a inspeção de obras do ministro Geddel no município consta o nome do ex-prefeito Deusdete Fagundes, no qual, o atual prefeito se chama Newton Cotrin, o popular Neto.

  33. Nesta terça-feira, 04, sem-tetos que ocupam o Loteamento Parque Real Serra Verde, em Camaçari vão interditar a Estrada da Cascalheira, em Camaçari - aquela que faz a ligação entre a Estrada do Coco e a Via Parafuso - a partir das 7h da manhã, a fim de protestar contra o desalojamento de cerca de 150 famílias da área.

  34. Com o protesto, quem usar a Estrada do Coco para chegar ao Pólo Petroquímico, por exemplo, vai ter dificuldades de chegar ao trabalho.

  35. A OSBA recebe a soprano Rosana Lamosa, dia 6, no TCA.

  36. Liderando a Chapa União, Trabalho e Transparência, o médico e empresário Eduardo Fontes Neto foi eleito ontem para a presidência da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna. A nova diretoria tem como vice-presidentes de Comércio, Eduardo Carqueija; da Indústria, Antônio Bueno; de Prestação de Serviços, Juscelino Victor Cruz; de Comunicação, Vily Modesto e de Agricultura e Pecuária, Edvaldo Santos.

  37. Nesta terça-feira, 4, às 14 horas, a Federação Nacional de Associações de Pacientes e de Combate à Osteoporose terá audiência com o governador Jaques Wagner no prédio da Governadoria, Centro Administrativo da Bahia.
 
  38. A Fenapco pediu o encontro para agradecer o que a Bahia vem fazendo pelos portadores de osteoporose grave. O estado foi inovador e é exemplo na distribuição do hormônio da paratireóide (Teriparatida) para os pacientes com osteoporose avançada sem a necessidade de processo judicial.

  39. O secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, estará presente, assim como a presidente da Fenapco, Suely Roitman Benchimol.
 
  40. O Bahia está de técnico novo. Agora vai!

  41. Os trechos da BA 262 (Brumado/ Vitória da Conquista) e da BA 263 (Vitória da Conquista/ Itambé) terão 180 km de extensão restaurados pelo governo baiano.

Nesta terça-feira (4) pela manhã, o governador Jaques Wagner visita o município de Vitória da Conquista (509 km de Salvador) e assina a ordem de serviço.
 
  42. A expectativa é que a restauração dos trechos esteja concluída até agosto de 2010. A obra vai favorecer o escoamento da produção regional de soja, algodão, pecuária e mineral dos municípios de Itapetinga, Itambé, Vitória da Conquista, Anagé, Aracatu, Caetité, Guananbi, Malhada, Riacho de Santana, Ibiassucê, Livramento de Nossa Senhora, Rio de Contas, Maetinga, Caraíbas, Malhada de Pedras, Rio do Antônio e Calculé.

  43. Um novo capítulo no enfrentamento entre Chávez e a imprensa. A procuradora geral (MP) Luisa Ortega Díaz propôs à Assembleia Nacional que ponha um "limite" à liberdade de expressão, ao apresentar um projeto de lei para castigar os "delitos midiáticos". 

  44.  "No país se respeita a liberdade de expressão", declarou, mas disse que "no marco do direito dos venezuelanos há um limite: que se ponha limite a esse direito". Suas palavras foram recebidas com aplausos.
                                   
  45. Segundo o projeto, quem divulgar uma informação considerada "falsa", "manipulada" ou "tergiversada", que cause "prejuízo aos interesses do Estado", ou atente contra a "moral pública" ou à "saúde mental", poderá ser punido com até quatro anos de prisão. "Está em jogo a segurança da Nação, frente à liberdade de expressão", concluiu.

  46. É a ditadura Chávez em curso!