Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

JONAS PAULO FALA, FALA...E O PMDB FAZ DE CONTA QUE NÃO É COM ELE

Marco Gavazza pede a diretor da Leiaute para reler artigo
31/07/2009 às 21:23



 

Foto: Foto do leitor
Leitor não se conforma com resposta da Sucom e manda foto da invasão na Caetité
  Miudinhas globais:

  1. Ainda sobre a reabertura dos trabalhos parlamentares na Assembleia Legislativa na próxima segunda-feira, 3, e diante das declarações do deputado Arthur Maia (PMDB) a este site dando conta de que o seu partido em breve sairá da base aliada do governo, bem como críticas do ministro Geddel a segmentos do governo (educação, saúde, segurança) o presidente estadual do PT, Jonas Paulo, não vê nas atitudes e investidas recentes do PMDB baiano uma postura condizente de um aliado que compõe os governos federal e estadual.
 
  2. "É inconcebível que uma força política que partilha responsabilidades de governo nas gestões de Wagner e Lula, ocupando ministérios, secretarias e empresas importantes, passe a hostilizar o projeto e construir tática eleitoral que favorece nossos adversários", afirma o petista.
  3. Para ele, não se pode justificar presunção usando as eleições municipais de 2008: As forças aliadas do presidente e do governador se enfrentaram em várias cidades sem maiores prejuízos, inclusive onde o PT já era governo, como em Camaçari, Vitória da Conquista, Senhor do Bonfim, Lauro de Freitas e Cruz das Almas.

  4. "Agora trata-se de uma eleição nacional, com repercussão internacional onde o que está em jogo é o nosso projeto de nação soberana, e os estados assumem um papel fundamental, como a Bahia, que está umbilicalmente vinculada a essa disputa assumindo importância estratégica".


  5. Jonas Paulo reafirma o caráter plebiscitário do embate em 2010: "Como diz o presidente Lula, é preciso ter lado e identidade com o projeto. Se não quer e não se sente afinado com o processo de mudança na Bahia e no Brasil, que busque seu caminho. Nós defendemos a unidade e a coesão da base de Lula e Wagner na Bahia, mas não temos medo de disputar com ninguém".

  6. O PMDB não dar ouvidos ao que fala Jonas. Ao contrário. Neste sábado, 1º, promove o 9º Encontro Regional em Irecê - município localizado no centro norte da Bahia. Com objetivo de aprofundar o debate sobre o partido, o estado e os rumos para 2010, o evento reunirá prefeitos, vereadores, deputados federais e estaduais, militantes e lideranças de toda a região, no Hotel Fiesta de Irecê, das 8h às 14h.

  7. De acordo com o presidente do PMDB de Irecê, Jorge Rodrigues dos Santos, o professor Jorge, das 20 prefeituras que compõem a microrregião, 14 têm gestores do PMDB e duas, aliados. "Todos esses prefeitos estão empenhados em fazer desse encontro um sucesso", afirma, destacando que outros prefeitos participarão, além desses. "No total, teremos participação entre 20 e 30 prefeitos".


  8. "O que vamos fazer aqui é uma amplo debate com vistas a um projeto para reconstruir a Bahia, que será colocado em prática assim que Geddel Vieira Lima assumir o governo do Estado", frisou o professor Jorge. "Como ministro, Geddel tem mostrado um trabalho muito grande, desempenho e coragem. E é de um governador assim que precisamos".


  9. O ministro Geddel Vieira Lima, da Integração Nacional, participará do encontro, assim como tem ocorrido desde o lançamento do Programa PMDB 2010 - Encontros Regionais. Também estarão presentes o prefeito de Salvador, João Henrique, e o presidente estadual do partido, Lúcio Vieira Lima.


  10. Além do debate eleitoral, o presidente estadual destaca a importância dos encontros como uma arena importante para o debate administrativo sobre o futuro da Bahia.
 
  11. "Temos nos encontros a oportunidade de ouvir diretamente das lideranças os problemas de cada município e as propostas de solução. É um diagnóstico importante que está servindo de subsídio para a construção do programa de governo do PMDB".


  12. Mais claro do que isso é impossível. Palavras do "jardineiro" Lúcio.

  13. Leitor Hendrik Aquino não se conformou com respota da Sucom sobre o lava-jatos da Rua Caetité, Rio Vermelho. Diz que se trata de um procedimento normal do órgão apenas notificar alguém que se diz proprietário de um ponto comercial em funcionamento e construído em área invadida sem que este apresente os devidos documentos comprobatórios.

  14. E indaga: ujma vez notificado o proprietário do lava a jato (informação dada pela Assessoria de Comunicação Social da SUCOM), gostaria de saber se a construção irregular já existente sobre o passeio público continuará lá?
  15. Sabendo a SUCOM da construção irregular de laje sobre passeio público, e que a providência tomada foi apenas notificar o suposto proprietário a desativar o lava jato, garante então a SUCOM que não há riscos de acidentes? (Veja foto enviada pelo leitor) É possível identificar brita e areia no passeio público, bem próximo a construção irregular, feita pouco tempo antes de a SUCOM entrar em greve (a deste ano). 

  16. O projeto Salvador Saúde, uma parceria entre o Salvador Shopping e o Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE), está de volta com o objetivo de orientar a comunidade de como manter a saúde em boas condições.

  17. Para marcar o início do projeto, que acontece desde o ano passado, no dia 5 de agosto, Dia Nacional da Saúde, professores e estudantes de diversos cursos da área de saúde da UNIJORGE vão prestar atendimento gratuito para a população, num stand montado no Piso G1 do Salvador Shopping.

  18. Nesta primeira ação, as especialidades disponíveis serão: Fonoaudiologia, Nutrição e Fisioterapia. Até o final o ano estão previstas mais três datas para a realização do projeto.


  19. Capacitar dirigentes dos blocos afro baianos com as demandas da economia do carnaval é o objetivo do Seminário de Gestão Cultural que acontece nos dias 5 e 6 de agosto no Auditório do Sebrae.

  20. No mesmo local, também será realizado a partir de 14 de agosto, o Curso de Gestão Cultural que terá duração de cinco meses. Nessa segunda fase do projeto, cerca de 60 diretores receberão o treinamento de especialistas em Engenharia Cultural, Elaboração de projetos, Financiamento Cultural, Estratégias de Negociação e Produção Cultural.


  21. Representando a Frente Parlamentar Mista do Comércio Varejista, os deputados federais Paulo Bornhausen (presidente) e Jorge Khoury (membro) participam na próxima sexta-feira 7, de café da manhã com a diretoria da CDL Salvador, na sede da instituição, (Rua Carlos Gomes, 1063, Aflitos).
 
  22. Na ocasião, a frente vai apresentar posição sobre a regulamentação no uso de cartões de crédito e sobre matérias em tramitação no Congresso Nacional que tratam do assunto.


  23. Pela legislação em estudo, o comércio poderá cobrar um valor diferente para quem optar por fazer pagamento no cartão de crédito. Os parlamentares discutem com os empresários baianos uma emenda à Medida Provisória 460/2009, que libera a prática de preço diferenciado nesses pagamentos à vista realizados por cartão ou dinheiro.


  24. A CDL Salvador, ao lado de outras instituições do varejo, vem defendendo em eventos e pronunciamentos públicos a regulamentação do uso dos cartões. Um dos pontos defendidos pela instituição refere-se às taxas cobradas sobre as operações feitas com cartão de crédito e o tempo decorrido entre o pagamento feito pelo cliente e o recebimento do dinheiro pelas operadoras de cartões.

  25. O Boca Junior da Boca do Rio e o Primus de Tancredo Neves disputam a final da Copa Salvador de Futebol Amador neste sábado (1º), a partir das 8h20min, no campo da Boca do Rio (entrada do Centro de Convenções).


  26. O vencedor receberá o Troféu Prefeito João Henrique, que aceitou o convite e fará a entrega da taça logo após o término da partida. Já o time vice-campeão levará para casa o Troféu Secretário Carlos Soares.


  27. Iniciada em 1º de maio, sempre aos sábados e domingos nos campos da Boca do Rio e São Marcos, a copa envolveu 400 atletas, divididos em 16 equipes de bairros distintos da capital baiana.

  28. Um assessor próximo do prefeito João Henrique já o confidenciou que comemorar 500 anos do bairro do Rio Vermelho poderá levá-lo ao ridículo, pois, a cidade do Salvador só tem 460 anos de existência.

  29. Falar nisso, a produção do Casseta & Planeta teria sido informada de tal façanha.

  30. A expressão Investigação Rigorosa é sempre usada como acontece casos como o da morte do perito Hilton Martins Rivas. O que mais chocou nessa morte foi o envolvimento de dois jovens, de 21 e 25 anos, ambos em plena flor da idade.

  31. A Sertenge está relacionada pelo Sinduscom para receber o Prêmio Excelência de Construção. Quem tem alguma memória lembra da obra Sertenge no prédio do Tribunal de Justiça, do CAB, o popular sukitão. Descascou todo e caiu a metade das pastilhas da fachada logo após a inauguração.

  32. Fazer o que? É a Bahia!

  33. Sancionada a lei dos motoboys. O senador César Borges fatura no plano Brasil/Bahia e a vereadora Leo Kret, em Salvador.

  34. Tá certo que a Polícia de PE chegou a conclusão que o boxeador canadense Arturo Gatti se matou. Mas, não pegou bem para sua ex-esposa Armanda Carine deixar a cadeia dando risadas.

  35. O deputado Heraldo Rocha afirma que uma ambulância da Prefeitura de Santo Amaro foi presa na BR-324 transportando medicamentos sem notas fiscais.

  36. Lula não é bobo. Pesquisa deve ter revelado que segurar a "alça de caixão" de Sarney seria um desastre para Dilma e o PT, em 2010. Já largou a "alça".

  37. Release do governo diz que a Exporural vai render em investimentos R$30 milhões. A feira sequer foi instalada e já chegaram a esse número.

  38. Leitor diz que Avenida Ademar de Barros, trecho central, pode ser chamada "Fazendinha do João" diante de tantos cavalinhos que pastam diariamente no local.

  39. Resposta de Marco Gavazza ao diretor de Criação da Leiaute, Carlos Eduardo Andrade (Carlinhos):  "No artigo A Arte da Guerra faço considerações e coloco opiniões sobre estratégias de comunicação, sem oferecer carapuças a ninguém.  Aconselho o Diretor de Criação da Leiaute a reler o artigo".

  40. O enfermeiro Paulo Henrique, de Jequié, faz a seguinte pergunta: - Gostaria de saber porque a demora em divulgar o resultado da Sesab para profissionais de saúde do Estado, pois, desde 15 de maio quando foi entegue os títulos. Nem a Consultec, nem o estado se pronunciam o que será houve?