Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

O ASSASSINATO DE 33 MIL JOVENS NO BRASIL E O PROGRAMA "FICA VIVO"

Terreiro de Mãe Hilda vai receber ajuda da Sedur de R$2 milhões
21/07/2009 às 20:31
Foto: ACS/ MP
Autoridades da Segurança Pública da Bahia reunidas na MP. Agora, é seguir a unidade.
  Miudinhas globais:

  1. Autoridades que chefiam órgãos que integram o sistema de justiça e segurança do Estado participaram nesta terça-feira, 21, na sede do Ministério Público estadual, de uma exposição sobre o programa que está reduzindo o índice de homicídios no estado de Minas Gerais (79% entre 2005 e 2008), através de uma atuação integrada de instituições que trabalham na prevenção e repressão da criminalidade em comunidades que têm altos índices de violência.

  2. Destinado a jovens entre 12 e 24 anos, o ‘Fica Vivo!" tem a proposta de articular ações de proteção e repressão qualificada, por meio de dois eixos estruturantes: a intervenção estratégica e a proteção social, explicou a promotora de Justiça mineira Cássia Gontijo.

  3. Segundo ela, essa intervenção visa a reunião de órgãos como polícias Civil, Militar e Federal, Poder Judiciário, Ministério Público e Secretaria de Estado de Defesa Social, tendo por foco a repressão qualificada.

  4. Já a proteção social, tem por objetivo a formação de redes comunitárias que garantam soluções locais para a prevenção da criminalidade a partir da inclusão de jovens em programas socioculturais.
 
  5. Idealizada pelo procurador-geral de Justiça Lidivaldo Britto, a exposição contou com as presenças do assessor especial da Secretaria Nacional de Justiça, Maurício Correali; dos secretários de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Nelson Pellegrino, e de Segurança Pública, César Nunes; do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Nilton Mascarenhas.

  5. E mais: do delegado-geral da Polícia Civil, Joselito Bispo; dos superintendentes da Polícia Federal, da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e da Secretaria de Segurança Pública; procuradores e promotores de Justiça; membros do Poder Judiciário; delegados; e policiais militares.
 
  6. Engajados no propósito de inibir o aumento da violência em Salvador, os representantes do Estado, que já participam de um grupo gestor constituído para combater o tráfico de drogas na capital, assistiram à explanação da promotora de Minas Gerais, que afirmou que o tráfico é o maior fomentador dos homicídios.
 
  7. E que, combatendo-se os homicídios, acaba-se combatendo a prática do tráfico de drogas. Para realizar esse controle de homicídios, destacou ela, devem existir ações de polícia, mas, sobretudo ações sociais que visem o atendimento da comunidade

  8. A idéia do MP é excelente e o acolhimento por parte das autoridades baianas, idem-idem. A questão, na Bahia, é sair da teoria para a prática. O que temos visto ao longo dos últimos, desde o modelo NY da ex-secretária Kátia Alves ao atual de César Nunes e demais autoridades, é que a situação só tem piorado.

  9. Quando Wagner assumiu o governo foi assinado, logo depois, salvo engano em maio de 2007, um documento (Agenda Bahia) que sinaliza um esforço conjunto dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) no combate ao crime. Nunca saiu do papel, salvo algumas ações isoladas.

  10. A LOJ - Lei do Ordenamento Jurídico - aprovada pela ALBA, até hoje, não conseguiu ser implantada em 30% do sancionado pelo governador. Então, louve-se a iniciativa do MP e espera-se que essas ações integradas que estão acontecendo em Minas sejam copiadas e implementadas na Bahia.

  11. Copiar o que é bom é sempre salutar. 

  12. Veja o seguinte pra complementar: Mais de 33,5 mil jovens de 12 a 18 anos deverão perder a vida por homicídio entre 2006 e 2012, caso os índices de violência no país não se alterem nos próximos anos.

  13. Esses dados estão contidos em o Índice de Homicídios na Adolescência (IHA), pesquisa realizada em conjunto pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e organização não governamental Observatório de Favelas, e divulgada nesta terça-feira (21). 

  14. De acordo com o levantamento, a média de adolescentes assassinados no Brasil antes de completarem 19 anos é de 2,03 para cada grupo de mil. O número é considerado elevado, já que, segundo os organizadores da pesquisa, uma sociedade não violenta deveria apresentar valores próximos de zero.


  15. O índice revela o risco de mortalidade por assassinato entre jovens brasileiros e estima quantos adolescentes com pelo menos 12 anos serão vítimas de homicídio antes de completarem 19 anos. Para o levantamento, foram coletados dados de 2006 sobre assassinatos de adolescentes em 267 municípios com mais de 100 mil habitantes.


  16. O levantamento revela disparidade entre as condições de segurança nas diferentes regiões do país. Em 34% dos municípios pesquisados, o IHA foi inferior a um adolescente assassinado para cada grupo de mil, enquanto cerca de 22% das cidades obtiveram valores superiores a três jovens mortos.


  17. Outros 7% dos municípios, no entanto, puxaram o índice para cima, por apresentarem valores superiores a cinco adolescentes assassinados para cada mil.

  18. O município com o pior resultado é Foz do Iguaçu (PR), onde o IHA é de 9,7. A estimativa é de que 443 jovens com menos de 19 anos sejam assassinados nessa cidade entre 2006 e 2012.


  19. Em segundo lugar, está Governador Valadares (MG), com um índice de 8,5 jovens mortos para cada mil. Entre as capitais, Maceió e Recife lideram o ranking de homicídios entre adolescentes, ambas com uma média de 6,0 jovens mortos para cada mil. O Rio de Janeiro aparece com índice de 4,9.

  20. Essa Dadá é uma marketeira de marca maior. A quebradeira do Varal da Dadá no Alto das Pombas não tem nada a ver com a crise; nem com a violência. Até porque, se fosse a crise, Dadá não teria aberto um restaurante na Pituba. A realidade é que Dadá mudou de status e o Alto das Pombas não é mais seu lugar.

  21. Antes do deputado ACM Neto ensaiar algumas exigências ao PMDB para aliança do DEM com Geddel, o presidente deste partido, Lúcio Vieira Lima, já havia dito que só conversará com outras agremiações, em 2010. Portanto, as exigências de Neto são inóquas. 

  22. Outro detalhe: por mais que se fala em rompimento do PT com PMDB na Bahia essa possibilidade está a cada dia mais distante. Dora Kramer diz o seguinte: "Nem que custe todo resto de reputação ao PT ele quer o PMDB, em 2010". Daí que nem Wagner; nem Geddel falarão em rompimento.

  23. Não seriam eles, os caciques baianos, que atrapalhariam os planos do cacique nacional, o presidente Lula.

  24. Há informes de que o tráfico de drogas invadiu a Ilha de Itaparica. Não é verdadeiro. Como atuar num território onde não existem consumidores e capilé? A informação não bate com a lógica do tráfico.

  25. A morte do ex-deputado Fernando Daltro deve ser lembrada pelos colegas da ALBA no retorno do recesso parlamentar. 

  26. Então, João Reis Santana Filho assume o segundo cargo mais importante do Ministério da Integração Nacional e deve ser o substituto de Geddel quando este desencompatibilizar-se para ser candidato a governador da Bahia. Não venham me dizer que Lula não sabe disso!

  27. O secretário Walter Pinheiro não renunciou a sua pré-condição de candidato ao Senado, em 2010, simplemente porque acordou com Wagner que ficará no governo até o final da gestão. Sua missão política, adiante, é a Prefeitura de Salvador.

  28. A requalificação da Avenida Garibaldi gastando-se R$5 milhões mostra que as prioridades da Prefeitura são inconsequentes. Estão trocando postes semi-novos de quatro pétalas, em perfeito estado, por postes novos, quatro pétalas. E, meios-fios em perfeito estado por outros mais novos.

  29. O Sindsaúde diz que os hospitais privados choram de barrigada cheia. Estão cheios de dinheiro e soltando notas a imprensa que a situação é de dificuldades. Segundo o diretor do Sindisaúde essa tática não cola em cima dos trabalhadores. Vão partir para greve geral.

  30. O Sindsaúde, pelo menos em relação ao Hospital Português tem completa razão. A Real Sociedade já compreu uma boa ala da Avenida Princesa Isabel. E vai instalando novas unidades. Agora, a emergência é um caos. Precisa ser ampliada. Mas, a Real colocou foi uma placa dizendo que os clientes procurarem outro hospital.

  31. O Aliança também está com placa de emergência lotada. O Santa Isabel, idem-idem. 

  32. Morre em Serrinha, Dalva Paes Cardoso, 93 anos, a última fundadora do Centro Espírita Deus Cristo e Caridade. Assinou a ata de criação da instituição religiosa em 3 de outubro de 1946. Solteira, ex-comerciária, vivia do INSS e cercada de carinho dos familiares. 

  33. Não devia 1 conto de réis a ninguém, nunca tomou um empréstimo nem comprou fiado. Jamais soube o que significa o mensalão e tinha mais de 40 anos que não pisava os pés nem em Salvador.

  34. Impressionante como governo do Estado e Prefeitura de Salvador tratam os mais pobres, o pessoal terceirizado da limpeza. Tem gente que não vê salários há 120 dias. Hoje, na audiência da Câmara só havia um vereador presente: Alcindo da Anunciação.

  35. Na hora da eleição todo mundo fala de pobre. Depois, fumo neles.

  36. Moradores do Bairro da Paz e de Mussurunga estiveram hoje (dia 21) nas obras do TecnoBahia para demonstrar apoio à implantação do equipamento. As comunidades são a favor do desenvolvimento da região e querem que não haja problemas no andamento de obras que estimulem a geração de empregos e oportunidades para quem vive no local.

  37. Com faixas, cartazes e carros de som, eles percorreram empreendimentos em fase de instalação na Avenida Paralela para reafirmar que são favoráveis à implantação de estruturas que levem melhoria na qualidade de vida das comunidades vizinhas ao Parque Tecnológico.


  38. A implantação do TecnoBahia promove um franco diálogo permanente com os moradores do Bairro da Paz, Mussurunga e Vila Verde, três bairros do entorno do Parque. Atualmente, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, responsável pelo projeto do Parque Tecnológico, promove reuniões quinzenais com os moradores de bairros do entorno.


  39. A manifestação teve, assim, o carimbo de ajuda oficial.

  40. O comércio é insaciável. No próximo dia 26 é comemorado um dia que pouca gente sabe, mas que homenageia vovós e vovôs. A data foi escolhida por ser o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus. 

  41. O terreiro Ilê Axé Jitolu, comandado pela ialorixá Mãe Hilda, no Curuzu, abrirá suas portas quarta-feira (dia 22), às 15h, para a assinatura de um convênio entre a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e a Associação Cultural de Preservação do Patrimônio Bantu (Acbantu), que visa a recuperação das instalações físicas de 54 terreiros de candomblé de Salvador.

  42. Os recursos para as obras, estimadas em cerca de R$ 2 milhões, já estão asseguradas pelo governo do estado. Um dos articuladores do convênio foi o vereador petista Gilmar Santiago.