Ex-governador Paulo Souto deixa claro que sua candidatura é removível
Foto: BJÁ |
|
Meios-fios em bom estado retirados da Garibaldi para colocar novos. São seis por meia dúzia. |
Miudinhas globais:
1. A entrevista do ex-governador Paulo Souto ao BJá comporta algumas interpretações. A mais significativa delas aponta que sua pré-candidatura não é irremovível e vai depender do arco de alianças que venha a ser feito, lá adiante, em 2010, para enfrentar o governador Wagner, candidato natural do PT.
2. Ainda assim, caso isso se torne possível com Geddel na cabeça dessa aliança de partidos, há o problema do alinhamento com o candidato a presidente da República, uma vez que, o PMDB, em nível nacional pode continuar ligado a Lula, e o ministro da Integração tem sinalizado que o melhor é ter dois palanques para Dilma Rousseff, na Bahia.
3. Portanto, salvo se o PMDB romper com Lula e se integrar a campanha do PSDB, o que é pouco provável, Geddel também faria essa composição na Bahia com Souto ao Senado. É improvável. Mas, em política, nada impossível.
4. Por ora, o que se vê e continua em curso são três candidaturas para 2010: Wagner (PT e coligados); Geddel (PMDB e coligados); e Souto (DEM e coligados).
5. Ao BJá, Jonas Paulo, presidente regional do PT, anunciou encontros reservados com alguns partidos, entre eles, o PMDB, para formar uma frente de esquerdas. Mas, Lúcio Vieira Lima, presidente do PMDB na Bahia, a tempo, disse que, pelo menos o PMDB, desconhece esse fato (factóide).
6. Uma outra perna interpretativa da entrevista de Souto diz respeito a Wagner. Assim como o governador considera Souto seu adversário, em 2010; Souto considera o governador o adversário. Há, aqui, uma diferença sintomática, uma vez que Wagner revelou isso ao BJá em março deste ano (vide entrevista com o governador no Cara a Cara desse site) e, agora, há um outro concorrente na disputa, o ministro Geddel.
7. De toda sorte, Souto ao colocar Wagner como o adversário, abre a janela para Geddel no segundo turno, tanto com possibilidade de receber apoio do ministro; como de dar apoio ao ministro.
8. Aqui estão postas as questões, por enquanto.
9. Nesta terça-feira, 21, a geração de emprego e renda é o assunto tratado no programa Conversa com o Governador, que destaca o desempenho da Bahia. Segundo Wagner, junho foi o quinto mês consecutivo de crescimento no estado, com um saldo de 6.119 empregos, elevando o saldo acumulado para 23.098 novos postos de trabalho em 2009.
10. "Isso é muito bom porque a minha preocupação primeira é exatamente com o trabalho, com o emprego e com a renda das pessoas", afirmou. Wagner lembrou que a Bahia é o primeiro estado do Nordeste e mantém uma média de recuperação superior à do resto do país.
11. A novidade, segundo o governador, é que 75% das oportunidades de emprego estão surgindo em municípios do interior. Entre os 83 municípios com mais de 30 mil habitantes avaliados, 50 apresentaram saldo positivo na geração de emprego.
12. Dentre os destaques da geração de emprego e renda, Wagner aponta o Vale do São Francisco, principalmente a área irrigada, responsável por 42% das exportações de frutas do país, o que representa quase US$ 1 bilhão por ano.
13. A comissão de vereadores da Câmara de Salvador que está acompanhando as investigações sobre o furto na Casa Legislativa precisa sair do casulo e dizer se existe.
14. A violência na Bahia está assustadora. Só neste final de semana, mais 20 assassinatos na RMS, num total de 42 em 15 dias. Três policiais assassinados. Um deles, num templo evangélico. Salvador é a segunda capital mais violenta do Nordeste. Só perde para Maceió. Até Recife ficou pra trás.
15. Há, segundo os analistas, um paradoxo com homicídios e roubos disprando na região que mais cresce no país e tem 24% dos recursos do PAC. 79% foi quanto subiu o número de assassinatos em Salvador. A Guarda Municipal criadada, segundo a Prefeitura, para ajudar no combate ao crime, nada faz.
16. A incidência de homicídios em Salvador é o dobro do Rio de Janeiro e seis vezes a de São Paulo. Vários bairros da capital baiana têm toque de recolher comandado pelos bandidos.
17. O governo do estado, através da Agecom, diz que os índices de violência nos primeiros seis meses de 2009 em Salvador e Região Metropolitana confirmam uma tendência de queda, com redução dos números em comparação ao mesmo período do ano passado.
18. Os homicídios dolosos caíram 11% na capital e 17,5% na RMS, enquanto o número de roubo a ônibus diminuiu em 13,4 % em Salvador.
19. Seguindo a curva decrescente, de acordo com o Centro de Documentação e Estatísticas Policial (Cedep) da Secretaria de Segurança Pública (SSP), foram reduzidos também os casos de tentativa de homicídio (12,7% na SSA e 26,9% RMS) e furto de veículo (14,6% e 6,7%).
20. Na capital, as estatísticas revelam ainda a queda dos números de roubo de veículo (6,4%) e roubo a transeunte (16,5%). Já o número de prisões de traficantes de drogas no seis primeiros meses do ano em Salvador, numa comparação com 2008.
21. Vamos torcer para que a situação melhore ainda mais. Mas, o que vemos, hoje, é desalentador.
22. A presidente do Diretório Municipal do PT Salvador e vereadora Vânia Galvão é uma das integrantes da Comissão da Frente Parlamentar da Região Metropolitana, criada no último sábado, dia 18, por vereadores petistas dos municípios da região.
23. O Objetivo da Frente é elaborar políticas públicas para fortalecer da RMS, através da integração e do debate de problemas comuns.
24. O Vitória tem um esquema para segurar Ronaldão no jogo contra o Corinthians. A infalível pemba.
25. Existe o consagrado conto mundial de Gabrielle-Suzanne Barbot, A Bela e a Fera. A Record vai lançar a novela "Bela, a feia". Isso é que significa criatividade.
26. Os moradores do Morro do Gato vão procurar o vereador Pedro Godinho, PMDB, morador do local, para tentar impedir a instalação de uma buate no bairro no local onde funcionou o Restaurante Grand Chef. Godinho, inclusive, mora na rua da buate.
27. O ex-BBB Francine dizer que Max não tinha boa pegada é uma sacanagem. Então, minha querida, venha aqui pra Bahia que vou lhe apresentar a Raimundinho de Ilha de Maré.
28. O Cajed cita que as cidades industriais que mais sofrem na Bahia com a crise mundial são Simões Filho, Ilhéus e Dias D'Ávila.
29. O governo da Bahia diz que reduziu a dengue em 80% nos últimos 3 meses. O Ministério da Saúde fala outra coisa sobre a Bahia.
30. Fim de semana prolongado para a grande maioria dos vereadores da Câmara Municipal. Com está virando rotina, as segundas-feiras, dia da Tribuna Popular, é mais um dia de descanso para os parlamentares soteropolitanos.
31. Hoje (20), quando a primeira secretária da Mesa Diretora, Vânia Galvão (PT), foi abrir a sessão, às 15h, apenas sete vereadores estavam no Plenário Cosme de Farias.
32. Ao som do samba-reggae, crianças e adolescentes da Escola Olodum concluíram em clima de festa a sua participação no programa Criança Esperança, da Rede Globo. Sob supervisão geral do diretor Wolf Maia, que enviou boa parte de sua equipe para Salvador, os estudantes mostraram na prática o resultado das aulas de percussão e dança afro.
33. A gravação começou nas dependências da escola, na Rua das Laranjeiras, mas acabou nas ruas do Pelourinho, numa grande confraternização percussiva.
34. A Escola Olodum é braço social do Grupo Cultural Olodum, sendo responsável por fornecer educação complementar a cerca de 300 jovens (entre 7 e 17 anos) moradores do Centro Histórico e bairros próximos, com aulas diárias de cultura afro, dança, percussão e inclusão digital.