Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

LULA VOLTA A ELOGIAR GEDDEL E DESTACA SUA AGILIDADE COMO MINISTRO

Presidente da Câmara quer cobrar de vereadores faladores o extra nos telefones
15/07/2009 às 21:22
Foto: CS TJ
Desembargadora Lúcia Carvalho recebe Medalha do Mérito Eleitoral
  Miudinhas globais:

  1. O abuso com os gastos de telefones nos gabinetes foi um dos temas de uma reunião realizada  na Câmara Municipal dos Vereadores. Os cinco vereadores que mais gastaram, de acordo com o presidente interino Paulo Magalhães Jr, receberam uma advertência e correrão o risco de ter que devolver o valor gasto aos cofres públicos.
 
   2. A assessoria de imprensa da Câmara, a Mesa Diretora e a Procuradoria entraram num acordo para não divulgar o nome dos cinco vereadores que mais gastaram, mas extra-oficialmente já se sabe que os que mais gastaram foram Olívia Santana (PCdoB), Tia Eron (DEM), Joceval Rodrigues (PPS), Alcindo Anunciação (PSL) e Gilmar Santiago (PT).      
   3. Não existe um limite para gastos com os telefones fixo. Segundo a diretora administrativa da Câmara, Gisélia Velame, a delimitação só ocorrerá após a volta do presidente da Câmara, Alan Sanches, que está de licença. Até lá, "o limite será o bom senso dos vereadores".

    
   4. O problema maior, segundo o coordenador da Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal, Oswaldo Lyra, é o difícil controle dos telefones que se encontram fora da central telefônica.


   5. Lauro de Freitas vai sediar, nesta quinta-feira (16), o II Encontro de Dirigentes de Cultura da Região Metropolitana de Salvador. Estarão em debate questões como Fundo Municipal de Cultura, Conselho, Sistema, Consórcio Intermunicipal, Plano e Sistema Municipal de Cultura.

  6. O encontro, no Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão, das 8h às 17h, está sendo organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, cujo secretário Antonio Lírio é o representante da RMS junto ao Fórum Estadual de Dirigentes de Cultura.

  7. Já confirmaram presença representantes dos municípios de Lauro de Freitas, Camaçari, Simões Filho, Salinas da Margarida, Madre de Deus, Itaparica, Vera Cruz, Dias D'Ávila e São Sebastião do Passé.

  8. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu discurso na manhã desta quarta-feira (15/07) na XII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, no Brasília Alvorada Hotel, elogiou a atuação do ministro Geddel Vieira Lima na condução das atividades da Defesa Civil Nacional.

  9. "Eu duvido que na história do Brasil as calamidades públicas tiveram respostas imediatas como tivemos", afirmou o Presidente Lula referindo-se aos últimos acontecimentos ocorridos nas regiões Sul, Norte e Nordeste.


  10. "Onde eu estou e fico sabendo de alguma calamidade, eu ligo para o Ministro Geddel e falo para ele ir até o local", disse o presidente acrescentando que em 500 anos de história, o Brasil nunca teve um ministro tão ágil.


  11. Geddel e Dilma Rousseff, da Casa Civil, foram os ministros mais aplaudidos pelo público presente.


  12. Organizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), a Marcha é o maior espaço de debates do Brasil para tratar das reivindicações das administrações municipais. É um espaço aberto para a discussão de questões que influenciam diretamente os municípios.


  13. Estavam presentes na XII Edição, ministros, milhares de prefeitos, vereadores, secretários municipais, parlamentares federais e estaduais, além de outras autoridades públicas.


  14. Na pauta, reivindicações visam o desenvolvimento, com destaque para temas como saúde, educação e finanças. O encontro é um espaço privilegiado para compartilhar informações e conhecimentos sobre a realidade brasileira e os aspectos mais importantes da gestão municipal.


  15. Os participantes ouviram do presidente Luiz Inácio Lula da Silva o comprometimento do Governo Federal na liberação dos recursos. "Muitas vezes o dinheiro não chega aos municípios, mas tem o empenho do Governo", ressaltou.

  16. A desembargadora Lícia Carvalho será agraciada amanhã (16), às 17 horas, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), na Sala de Sessões, com a Medalha do Mérito Eleitoral da Bahia com Palma, condecoração que distingue personalidades que contribuíram, destacadamente, para o engrandecimento, eficiência e respeitabilidade da Justiça Eleitoral do Estado e do País.

  17. A desembargadora presidiu o TRE durante o biênio 2006/2008.


  18. Na mesma solenidade, haverá a aposição do retrato da desembargadora na galeria de fotos de ex-presidentes da Corte, expostas no saguão principal da instituição.


  19. O advogado Pedro de Azevedo Souza Filho, que integrou o Tribunal Regional Eleitoral, na condição de juiz titular, nos biênios 2004/2006 e 2006/2008, na vaga destinada à classe dos advogados, também será homenageado com a Medalha do Mérito Eleitoral da Bahia com Palma.

  20. Nesta sexta-feira, 17/07, às 9h, será realizada a abertura da Oficina do Edital de Apoio à Produção de Obras Audiovisuais na Forma de Documentários dos 26 Territórios de Identidade da Bahia, que vai reunir 10 produtoras e 26 diretores  contemplados pelo edital.

  21. O evento será aberto pelo secretário de Cultura do Estado da Bahia, Márcio Meirelles, e pelo diretor-geral do Instituto de Radiodifusão Educativa do Estado da Bahia (Irdeb), Pola Ribeiro.

  22. Cento e cinco dias depois da aprovação do Projeto Fisco seus arquitetos ainda não conseguiram colocar em vigência o regulamento da GF.

  23. A não publicação da nova GF prejudica diretamente a todos os Auditores Fiscais do Estado da Bahia devido a diminuição da quantidade de pontos da GF, em 10 ou 15 pontos, a depender de cada situação.

  24. Apesar da maioria dos Auditores estarem estornando, a não regulamentação intensifica a perda no próximo PDF que além da diminuição percentual de 48% para 35% será calculado com uma base de cálculo menor em dez ou quinze pontos.

  25. Mantida a situação muitos dos Auditores Fiscais, especialmente ou comissionados, terão uma diminuição ainda maior em relação ao que percebiam antes do projeto.

  26. É uma situação absurda, este redutor salarial combina estorno e diminuição salarial, é peverso, uma verdadeira malvadeza?, dizia um comissionado na DAT Metro e que, por motivos óbvios não quer se identificar, tem também medo de mais malvadeza.

  27. Malvadez era na época de ACM. Agora deve ter outro nome.

  28. O jornalista Vitor Albuquerque se desliga da Agência de Textos - Comunicação Integrada. Muda-se para Santa Catarina. Em seu lugar entra de Milena Chetto.

  29. Jornalistas & Cia informa que Valmir Zambrano e João Luiz Vieira, ambos com diversas passagens em veículos impressos, mudam para o mundo web e reforçam o portal Terra, o primeiro como editor-executivo do canal de Economia e o segundo como editor de Variedades.

  30. A TV Globo criou a Direção Geral de Jornalismo e Esporte e escalou Carlos Schroder para assumi-la, mudança que envolve reestruturação e criação de novos núcleos e dança de cadeiras em alguns dos principais cargos.

  31. José Marques de Melo, dono de um invejável currículo, com dezenas de obras publicadas, centenas de palestras feitas em todo o Brasil e em várias partes do mundo, inúmeros títulos e prêmios e o reconhecimento nacional e internacional de ser a grande referência brasileira no estudo do Jornalismo está na próxima edição de Protagonistas da Imprensa Brasileira, que vai circular na 2ª.feira (20/7).

  32. O mundo corporativo também está em destaque na edição, com as informações de que Lúcio Pedro Mocsányi assume a Diretoria de Comunicação do McDonald's no Brasil, que Rose Azevedo sucede Edilson Fragalle na chefia da Assessoria de Comunicação da Embrapa e que o Conferp abriu o processo eleitoral para renovar, no dia 15 de outubro, a totalidade de seu colegiado, com 14 vagas.

  33. Aqui na terrinha, ZédeJesusBarrêto e Cintya Kelly dois excelentes repórteres estão à disposição. Quem souber algo é só entrar em contato com o BJá.

  34. O deputado ACM Neto (DEM) informa que garantiu mais recursos para Salvador na área da segurança pública, através de emenda apresentada à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2010, já acatada no relatório final do projeto, que será votado esta semana no Congresso.

  35. Com isso, já fica garantido no Orçamento Geral da União (OGU) do ano que vem recursos, cujo montante será definido em dezembro, para a compra de armas, munições, equipamentos letais e não letais e veículos para as polícias.

  36. "O governo do estado fechou os olhos para a segurança pública na Bahia. A questão não é tratada como prioridade, e o resultado é o banho de sangue que vemos todos os dias nos jornais, nos programas de televisão e de rádio. A violência em Salvador já virou assunto nacional.

  37. João Pedro, senador do Amazonas, é o presidente da CPI da Petrobras. Eu pensei que era São Pedro.

  38. A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico prevê queda do PIB no Brasil, em 2009, de - 0.8%. Pior que ninguém acredita nisso.

  39. Bem, pior do que o Bahia é o ABC. Este nem Cosme de Farias, defensor mor da carta do ABC, salvará da terceira divisão. O Bahia não pode é colar no ABC.

  40.  A UNIFACS está com inscrições abertas para quem deseja cursar disciplinas dos seus cursos de mestrado como "aluno especial" nas áreas de Desenvolvimento Regional e Urbano e de Administração.

  41. Se aluno optar por dar prosseguimento ao mestrado, a disciplina contará como crédito no curso. Maiores informações pelo telefone (71) 3232-4000, no site http://www.unifacs.br/ ou através dos e-mails ppdru@unifacs.br e apoiomestradoadm@unifacs.br.

  42.  Assessoria da Presidência do TJ/BA - Projetos Especiais - solicita às comarcas que já instalaram os Juizados Informais de Conciliação e Mediação que comuniquem o fato pelo telefone (71) 3372-5659, fax (71) 3372-5566 ou e-mail assprojetosespeciais@tjba.jus.br.

  43. A comunicação e o envio de relatórios periódicos são importantes para mensurar a aplicação e os resultados do projeto.

   44. O governo atual precisa rever seus conceitos. Dizer que há mais de 20 anos não se constroi um hospital público na Bahia é heresia. Só em Feira foram construidos dois municipais, caso raro no Brasil. Em Salvador, a Maternidade José Maria de Magalhães é um grande hospital. E o Hospital do Oeste, idem-idem.

  45. Então, vamos devagar com o andor que o santo é de barro.

  45. Lina Vieira foi exonerada da Receita Federal e, até agora, o Unafisco não disse uma palavrinha. E olhe que a moça foi posta pra fora porque aplicou uma multa na Petrobras.

  46. Pensão alimentícia, dizia-me um vereador, é a única coisa que dá cadeia neste país. Até Romário entrou em cana. Agora, a pensão da mulher do ex-craque do Barcelona é uma coisa extraordinária: R$44 mil por mês. Santo pai! Gente rica tem cada coisa.

  47. Lula e Collor na maior intimidade em Alagoas. Como esse país é curioso.
 
  48. Silêncio do IGHB sobre um Memorial a Caramuru no Rio Vermelho. Silêncio dos historiadores. Silêncio da Academia de Letras. É como diz o jornalista Joca, a Bahia acabou.

  49. Depois vão querer um Memorial em Itapuã para a Lenda do Abaeté. E mais um em Paripe para a Lenda de São Tomé.

  50. Os servidores municipais de Salvador entraram em greve pedindo 50% de reajustes e outras coisitas más. Ficaram 30 dias parados e tumultuando a cidade. Nesta quarta-feira, aceitaram 3%.

  51. Os vereadores do Subúrbio, Palhinha e Alcindo, querem levar o pessoal de Coutos e Paripe para conhecer a obra do Imbuí.

   52. Clima mar de tranquilidade na sucessão 2010.

   53. (comunique-se/bloomberg-14).  A crise na imprensa americana também atingiu a  revista com queda na circulação e no faturamento publicitário. No segundo trimestre deste ano as receitas com os anúncios na revista caíram 30%.

  54. Para cuidar do processo de venda da BussinessWeek, fundada em 1929, a editora contratou o banco de investimentos Evercore Partners, diz a Bloomberg. A revista é conhecida por sua abrangência mundial, com mais de 4,8 milhões de leitores em 140 países, e uma equipe editorial de 190 profissionais.