Sindsefaz publica matéria paga em A Tarde cobrando promessas do governo
Foto: Arquivo |
|
Imagem de Senhora Santana de Serrinha pode ser substituida por outra de madeira |
Miudinhas globais:
1. A deputada Lídice da Mata, PSB, tem reestruturado este partido na Bahia com o expurgo de alguns integrantes que não comungam com sua cartilha, caso especial do grupo do ex-secretário municipal Paulo Macarenhas, e se organizado para integrar a chapa do governador Jaques Wagner, PT, candidato natural à reeleição, na condição de candidata ao Senado.
2. Nada mais justo. Lídice já foi prefeita de Salvador (1993/1996), candidata a governadora (1990) e é deputada federal por um partido que tem sido aliado inquestionável em fidelidade ao PT. Recentemente, 2008, integrou a chapa de Walter Pinheiro como candidata a vice-prefeita, na capital, derrotada pela dupla João Henrique/Edivaldo Brito.
3. Já que a sucessão nacional está com o carro andando, o presidente Lula apoiando abertamente a candidatura Dilma Rousseff e o PT, sem dissidências dado o prestígio de Lula (quase 80% nas pesquisas de ótimo/bom em avaliação governamental) comungando com essa candidatura, nos estados também foram disparados os sinais de movimentação dos candidatos, aqui na Bahia, Wagner, Geddel e Souto com os pés nas estradas.
4. Diante desses fatos, a deputada Lídice e o PSB têm anunciado o desejo de que a ex-prefeita de Salvador emplaque seu nome ao Senado, já com declarações de aliados na capital e no interior, de que Lídice é o nome.
5. A questão é que, até agora, o PT não deu sinais (salvo integrantes do seu terceiro escalão) de acolhimento à candidatura de Lídice como, aliás, era de esperar. Dizia-se que, no último final de semana, secretários estaduais do PT estariam presentes no Congresso Municipal que elegeu Celsinho Cotrim para presidente da Executiva de Salvador, mas, de fato, isto não aconteceu.
6. Conversei com uma fonte do PT e ele me disse o seguinte: - Ainda é cedo para esse tipo de definição. O governo mantém a esperança da continuidade da aliança com o PMDB e reserva uma vaga para o ministro Geddel ao Senado. A outra vaga é para ser discutida mais adiante.
7. Então, a observação do petista dá conta de que, dificilmente, Lídice terá o apoio do partido, agora, entendendo-se que é prematuro fazê-lo, pois, fecharia logo uma das janelas ao Senado (são duas vagas a serem disputadas em 2010) e isso não seria interessante ao governador, nem ao partido.
8. Em síntese, Lídice e o PSB vão continuar organizando esse caminho, movimentando a mídia, mas, como diria o ditado popular: - Cada dia; sua agonia. E está longe da agonia. Ainda que, como é óbvio, isso não impedirá que Lídice e o PSB continuem trabalhando nessa direção. Ficarem parados seria até pior.
9. A Agenda Família lançado pelo DEM em Paulo Afonso não teve a repercussão que se poderia esperar, pelo menos de imediato. Faltaram um trabalho melhor de comunicação e marketing do evento, inclusive de divulgação. Foi xoxo.
10. Agora, como bandeira é interessante porque, embora não anule o Bolsa Família consagrado por Lula é um antídoto para se dizer que ninguém vai acabar com o Bolsa e sim ampliá-lo, aperfeiçoá-lo. Entendido assim é uma boa idéia.
11. A FIFA proibe o marketing religioso na Copa e nos campeonatos internacionais e locais para evitar cenas como a do capitão brasileiro na Copa das Confederações, o qual, exibiu uma camisa afirmando o seguinte: "Eu pertenço a Deus".
12. De repente, a FIFA tá certa porque pode aparecer um jogador afirmando que pertence ao Demo.
13. O PV está com dificuldades para conseguir um candidato a presidente da República como deseja sua Executiva Nacional. Acenou para a senadora Marina Silva, PT, mas esta nem quis conversar sobre o assunto. Taí, então, uma boa chance para o ministro Juca Ferreira, da Cultura. É filiado ao PV e tem carisma.
14. A sugestão é Juca pra presidente. Seria, inclusive uma honra para a Bahia. O último dos nossos pré-candidatos foi Waldir Pires, em 1989. Acabou sendo vice na chapa de Ulysses Guimarães, em 1990.
15. O ministro José Gomes Temporão, da Saúde, que vem a Salvador na próxima sexta, 17, diz que está sendo boicotado pelo PT na sua proposta de criar Fundações Estatais de Saúde e agilizar os sistemas de gerenciamento no setor. Usar contratos pela CLT e outros. Os sindicalistas do PT, acostumados a "mamadeira", dizem não.
16. Na Bahia, o secretário Jorge Solla, da Saúde, andou falando em criar uma Fundação dessa natureza inclusive para gerenciar a Bahiafarma. Taí um bom momento para Temporão dialogar com Solla.
17. Me pediram para dar esta nota para que a população fique sempre sabendo o que se passa no Senado. Aquela casa legislativa tem 10.000 servidores para atender 81 senadores. Santo pai!
18. O projeto nacional do PT para dar sustentação a candidatura Dilma mantém a irreversível aliança com o PMDB. É por isso que Wagner não rompe com Geddel. Não vai abrir essa dissidência local e virar um caso nacional. É bobo nada!
19. Orquestra Petrobras Sinfônica com direção artística do maestro Isaac Karabtchevsky apresenta Djanira, na Sala Cecília Meireles. Isso é no Rio de Janeiro meu caro leitor, minha caríssima leitora. Pra Bahia vem Elba Ramalho e Flávio José.
20. Falar nisso, o Itaú gastou uma baba no show do Maracanã dos 50 anos de Roberto Carlos. Uma quota que daria pra fazer 5 carnavais em Salvador.
21. Um show espetacular apesar de RC sempre empacotado falando aquele mesmo fraseado sem a menor emoção.
22. O site de notícias "Século Diário", Espírito Santo, foi obrigado por decisão de um juizado especial a retirar do ar três reportagens que descreviam denúncias de advogados contra condutas da magistratura naquele estado.
23. OAB nacional considera inaceitável a censura ao "Século Diário".
24. A PM do Rio decidiu acabar o expediente burocrático dos quartéis nas sextas-feiras. Todos os policiais desses serviços vão atuar nas ruas. Se a moda pega, aqui na Bahia seria uma beleza.
25. Até dom Eugênio Sales deu uma porradinha em Sarney em sua coluna dominical: - Na situação angustiosa que vivemos, a valorização do legislativo é um imperioso dever, primeiramente dos seus membros".
26. Reportagem do jornal "Folha de S. Paulo" deste domingo (12) afirma que o namorado da neta do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), é funcionário do Ministério de Minas e Energia (MME).
27. Segundo a matéria, o estudante de Direito Luiz Gustavo Amorim ocupa cargo de confiança na Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral da pasta, com salário de R$ 2.518,42.
28. O MME é comandado por Edison Lobão (PMDB-MA), aliado político do presidente do Senado no Maranhão.
29. De acordo com o jornal, foi Lobão quem nomeou o namorado da neta de Sarney em fevereiro de 2008. A "Folha" informa que tentou encontrar o funcionário no local de trabalho, mas informou que "ninguém o conhecia."
30. É uma anarquia total, um deboche com o país. E esse Lobão se ensaia para ser candidato a vice-presidente da República.
31. Calcinhas de bolinhas estão em alta. Calcinhas rosas da Mulher Invisível também estão em altíssima na bolsa de valores. Algumas lojas já estão sem estoque.
32. A comissão de vereadores constituida por Alan Sanches para acompanhar o furto de computadores e contratos na Câmara deve falar sobre o assunto esta semana.
Suspeitas recaem sobre setor de informática e contas da gestão passada.
33. Mayara Tavares é a bola da vez. A evangélica que tirou Obama e Sharkozy do sério. A ninfeta tem apenas 17 anos minha gente boa.
34. O Estaleiro Atlântico Sul, de Pernambuco, recebeu dois super-guindates Goliath comprados na WIA da Coréia do Sul. São os únicos do Nordeste.
35. O Terra e a Folha de SP chutam pra caramba sobre o rompimento de Geddel e Wagner. São matérias requentadas.
36. O Sindsefaz em matéria paga publicada em A Tarde, neste domingo, 12, põe a faca no pescoço do governo e quer mais reajustes para a categoria fisco, apesar da perda de mais de R$500 milhões de ICMS no último semestre. Isso é que é aliado!
37. O padre Jones, da Diocese de Serrinha, disse na missa deste domingo que a imagem de Senhora Santana da colina Samuel Nogueira, que é de gesso e está se deteriorando com o tempo, vai ser trocada por uma de madeira. Além disso, comentou que uma Procissão do Fogaréu será encenada na colina na próxima sexta-feira, 17, na novena de Santana.
38. É isso, a diocese de Serrinha vai sepultar de vez a tradicional Procissão do Fogaréu realizada na semana santa há 70 anos.
39. O deputado federal Jutahy Magalhães Jr tomando um chopinho no Barravento neste domingo, 12, pois, ninguém é de ferro.
40. O ex-secretário do Planejamento da Prefeitura de Salvador (1997/2004), Manoel Lorenzo, implantou 5 pontes de safena. Passa bem e está no Hospital Espanhol.
41. João Jorge, presidente do Olodum, embarcando para a Itália com uma parte da banda mais famosa da Bahia e do Brasil, internacionalmente.
42. Antonio Matos e Roberto Pessoa organizam almoço dos jornalistas que fundaram a Tribuna da Bahia, 40 anos de estrada.