Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BIRUTA AEROPORTO PODE VIRAR SÍMBOLO CAMPANHA 2010 E PREJUDICAR WAGNER

TRF rejeita denúncias contra secretário da Segurança Pública, César Nunes
08/07/2009 às 21:45
Foto: Charge Bessinha
Biruta aeroporto usada por Wagner para classificar comportamento prefeitos no Congresso
  Miudinhas globais:

  1. As declarações do governador Jaques Wagner na entrega das ambulâncias aos prefeitos durante solenidade na SESAB, nesta quarta-feira, 8, revelam uma nova atitude do chefe do Executivo, até então, convivendo em tom ameno com seus novos e velhos adversários políticos.

  2. Wagner subiu o tom da voz e das declarações deixando claro, "aos adversários de sempre" (Paulo Souto & Cia) e aos "apressados de agora" (Geddel Vieira Lima & Cia) que está ansioso para o momento de 2010, ano das eleições majoritárias, pois, seu palanque será "demonstrativo".

  3. O que o governador quer dizer com isso (já expresso em entrevista que deu ao BJá (vive na editoria Cara a Cara, entrevistas) é que seu governo tem indicadores melhores a apresentar em 2010 do que os de Paulo Souto & Cia, daí estar tranquilo e confiante de que faz um bom trabalho pela Bahia.

  4. O ingrediente novo no discurso, já que Wagner entende Souto como seu adversário político "de sempre" (antigo e derrotado em 2006) se situa na expressão "os apressados de agora", subtendendo-se que são Geddel Vieira Lima e João Henrique, entre outros, tais como o presidente da UPB, Roberto Maia, e o deputado Arthur Maia, ambos do PMDB.

  5. Quanto as declarações mais agressivas "mentirosos da propaganda", "mal agradecidos", "a Bahia cansou de palhaçada e mentiras", prefeitos que se comportam como "biruta de aeroporto", de fato, não combinam com a postura de um governador que se fiz democrático e republicano, até porque são frases de efeito que não condizem com a realidade.

  6. Os ex-governadores Paulo Souto e César Borges (vide matérias neste site) responderam considerando a atitude do governo como desemtempero, falta de equilíbrio e bravatas pra encobrir um governo que prometeu muito, em 2006, e agora não consegue cumprir nem a metade, atolado em problemas financeiros com perda de receita diante da crise mundial.

  7. O presidente da UPB, Roberto Maia, também protestou contra a observação do governador de que, alguns prefeitos têm comportamento parecido com "biruta de aeroporto". Ou seja, dependem do soprar dos ventos e das oportunidades. Foi também um comentário infeliz do chefe do executivo, pois, os prefeitos e ex-prefeitos são uma parte da base eleitoral para 2010.

  8. Ora, no momento em que o governador tenta apaziguar a categoria dos artistas mais expressivos da Bahia considerados por ele como "viúvas do passado" e defende seu secretário de Cultura, Márcio Meireles, um dos mais enxovalhados do governo, abrir uma nova frente de dissidência com prefeitos não condiz com a boa política, sobretudo porque não faltarão aos adversários essas munições de bom grado.

  9. As declarações de Wagner dão um novo tempero a política baiana e revelam que o jogo do bateu levou abaixo da canela vai nortear a campanha de 2010. 

  10. A 2ª Seção do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, por maioria de votos, rejeitou, nesta quarta-feira (8), a denúncia por crime de desobediência apresentada pelo Ministério Público Federal contra o Secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia, Antônio César Fernandes Nunes.
 
  11. O MPF entendia que a autoridade baiana teria desobedecido a ordem judicial para reintegração de posse de imóvel pertencente à Codevasf, situado no Vale do Salitre, em Juazeiro, então ocupado por integrantes do MST, imóvel este que veio a ser desocupado voluntariamente pelo referido movimento social.

  12. A maioria dos desembargadores federais entendeu pela inexistência de elementos que levassem à possibilidade de instauração de ação penal. A defesa do secretário ficou a cargo da Procuradoria Geral do Estado (PGE), que designou o procurador Bruno Espiñeira Lemos para apresentar a defesa técnica do agente público e realizar a sustentação oral no TRF.

  13. Uma Nação se afirma com edução. A frase é tão antiga quanto a roda. As escolas municipais de Salvador estarão paradas, sem aulas, há 40 dias. Retornam nesta quinta-feira, 9, de moletas.

  14. Os personagens do programa Casseta & Planeta fizeram uma paródia genial com a música de Roberto Carlos e o amor de Sarney aos cargos para seus amigos e familiares. O título da paródia: - Eu me agarro aos cargos firmes. 

  15. Sucesso na vitrine internacional do Aeroshopping, a marca Coco Doce abre sua segunda loja em Salvador, quarta na Bahia, nesta quinta-feira, 19h, no Shopping Paralela. A nova loja consolida a presença da marca no mercado baiano de moda com uma linha praia e pós-praia.
 
  16. A Coco Doce, com fábrica em Lauro de Freitas, produz moda há 13 anos e exporta para 25 países.
 
  17. Os comentários no meio político dão conta de que o secretário de Cultura, Márcio Meireles, ao privilegiar alguns artistas baianos estaria criando as "futuras viúvas de Wagner", lá adiante.

  18. Segundo o diretor teatral e artista Deolino Checucci é preciso preservar e não destruir o que existe de bom na cultura baiana.

  19. Parte da imprensa baiana ainda vive pendurada em declarações da imprensa do Sul, muitas das quais, "plantadas". É um provincianismo impressionante.

  20. Na solenidade da SESAB, do discurso polêmico de Wagner, nominalmente ele só citou entre os deputados o presidente da ALBA, Marcelo Nilo, e o líder do governo, Waldenor Pereira.

  21. A morte do ex-reitor da UEFS, José Maria Marques, deixou saudades em Feira e no meio universitário.

  22. Uma audiência pública para discutir as questões sociais e outras questões do Pelourinho será realizada no dia 16 de julho, às 18h, no auditório do Bahia Center, Câmara de vereadores.

  23. Estarão presentes membros de entidades das diversas áreas que atuam no Centro Histórico: cultura, social, patrimônio histórico, ambiental, turismo, Igreja Católica e o Ministério Público. A proposição foi uma iniciativa do presidente da Comissão de Assistência Social da Câmara Municipal de Salvador, vereador Joceval Rodrigues.

  24. A Câmara Municipal de Vereadores realizará Sessão Especial para discutir a Ronda Escolar da PM em Salvador, nesta quinta-feira, 9 de julho, às 9 horas, no Plenário Cosme de Farias.

  25. Em março, a ronda escolar ganhou 25 novas viaturas, sendo 15 carros e 10 motos da Polícia Militar, com um efetivo de 127 policiais militares, que atuam nas escolas da capital e Região Metropolitana. 

  26. O coordenador da ronda escolar e do comando da PM, capitão Ubiracy Vieira, declarou que há um decrescémo no efetivo da PM, o que dificulta uma ação mais intensiva.
 
  27. Durante o mês de julho, os alunos da 1ª a 3ª série do ensino médio do Colégio Anchieta terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a carreira que pretendem seguir no futuro.

  28. Uma vez por semana, na sede do colégio, na Pituba, acontece o DIP - Dia da Informação Profissional, evento em que profissionais de áreas distintas são convidados a conversar com os alunos e vestibulandos sobre a rotina e o mercado de trabalho, as oportunidades e as qualificações necessárias.

  29. De um leitor: Tem dirigente petista desconfiado de que o lançamento informal da candidatura de Moema Gramacho, prefeita de Lauro de Freitas, à presidência do PT baiano, teve o dedo de Ruy Costa.

  30. Segundo fontes petistas, a lembrança do nome de Moema serviria para desestimular o fortalecimento do nome de Caetano dentro do partido. Prefeito de Camaçari e com grande influência dentro do PT, Caetano teria cacife para derrotar a candidatura de Jonas Paulo, atual presidente do partido.
 
  31. Como Moema Gramacho também é um grande nome, a lembrança de uma possível candidatura da prefeita forçaria um empate no jogo. O que beneficiaria Jonas Paulo.