Coitadinho! Sarney esqueceu de declarar a Receita casa de R$4 milhões
Foto: Arquivo |
|
Dom Pedro I, em 1822, institutiu o Dia do Fico; Dilma, em 2009, criou Dia do Fico para Sarney |
Miudinhas globais:
1. A crise no Senado da República chega ao seu ápice com o presidente José Sarney tutelado pelo Palácio do Planalto e a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, falando como se fosse a presidente da República. Ou seja, o Poder Executivo controla a principal Casa Legislativa do país numa submissão sem precedentes em sua história.
2. Dilma diz que Sarney (PMDB-AP) não pode ser "demonizado" por práticas que ocorreram durante 15 anos. E apimenta sua declaração situando que o DEM também precisa ser responsabilizado pelos desvios do Senado, porque comandou durante anos a primeira-secretaria da Casa.
3. "Estou falando como pessoa de fora, sempre disse que respeito a não interferência do Executivo sobre o Senado. Longe de mim estar aqui dando receituário para alguém ou interferindo na autonomia de outro poder", salientou antes de começar a defesa de Sarney.
3. É aquela história do sujeito que conta tudo sobre um fato e pede desculpas, com elegância, dizendo que não deseja falar sobre o assunto. Foi o que fez Dilma. Interferiu no Senado e Sarney nem vai renunciar; nem vai se licenciar. Ao que tudo indica, a crise segue adiante, sem tempo para acabar.
4. Sarney está moralmente destituido da presidência do Senado. Não tem jeito. Com demônio ou sem demônio.
5. Outra frase da ministra Dilma: "Eu não vi ninguém falar sobre o fato de quem é responsável pelos contratos, pelas passagens, por tudo. Eu soube que é a primeira-secretaria. Eu soube que os integrantes da primeira-secretaria sempre foram do DEM. Estranhamente, o DEM pede o afastamento do presidente Sarney. Então, acho que tem um modelo no Brasil que dá pizza e que é esconder a questão debaixo do tapete".
6. Esse episódio da crise do Senado lembra, em sentido anti-horário, o
Dia do Fico que aconteceu em 9 de janeiro de 1822 quando o então príncipe regente
D. Pedro de Alcântara foi contra as ordens das Cortes Portuguesas que exigiam sua volta a
Lisboa, ficando no
Brasil.
7. Em 1821, quand as Cortes Gerais e Extraordinárias da Nação Portuguesa mostraram a idéia de transformar o Brasil de novo numa
colônia, os liberais radicais se uniram ao
Partido Brasileiro tentando manter a autoridade do Brasil. As Cortes mandaram uma nova decisão enviada para o príncipe regente D. Pedro de Alcântara. Uma das exigências era seu retorno imediato a Portugal.
8. Os liberais radicais, em resposta, organizaram uma movimentação para reunir assinaturas a favor da permanência do príncipe. Assim, eles pressionariam D. Pedro a ficar, juntando 8 mil assinaturas.
9. Foi então que, contrariando as ordens emanadas por
Portugal para seu retorno à
Europa, declarou para o público:
"Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico".
10. A partir daí, D. Pedro entrou em conflito direto com os interesses portugueses, para romper o vínculo que existia entre Portugal e o Brasil. Este episódio prenunciou a declaração de
independência do Brasil que viria a ser proclamada em
7 de setembro de
1822.
11. Então, hoje, a ministro Dilma Rousseff em nome do presidente Lula estabeleceu um Dia do Fico para Sarney.
12. O vereador Carballal (PT) apresentou à Câmara Municipal projeto de lei que obriga a tradução correspondente para o português de todo material publicitário exposto na cidade do Salvador.
13. A medida, segundo o vereador, visa evitar a descaracterização da língua portuguesa diante da a invasão indiscriminada e "desnecessária" de estrangeirismos.
14. No projeto, o vereador justifica que "estamos na iminência de comprometer a comunicação oral e escrita com expressões importadas, em geral do inglês norte-americano". Carballal critica a invasão de estrangeirismos - como "holding", "recall", "franchising", "coffee-break", "self-service" e de aportuguesamentos como "startar", "printar", "atachar", "database", "deletar".
15. "Um dos elementos mais marcantes da identidade nacional reside justamente no fato de termos um imenso território com uma só língua. Esse milagre brasileiro está seriamente ameaçado.
16. Que obrigação tem um cidadão brasileiro de entender, por exemplo, que uma mercadoria "on sale" significa que esteja em liquidação? Ou que "50% off" quer dizer 50% a menos no preço? Isso não é apenas abusivo; tende a ser enganoso", argumenta o vereador.
17. O projeto cria, inclusive, punições para quem desrespeitar a lei, com multas que podem variar a partir de R$ 5 mil, com os recursos oriundos dessa cobrança sendo transferidos para o Fundo Municipal de Educação.
18. É o sentimento nativista do 2 de Julho ainda reinante.
19. Falar em 2 de Julho, aqueles balões no centro histórico de Salvador são uma agressão ao bom senso. Santo pai! Quem puxou a fila foi Dona Embasa. Mas, todos os partidos usaram.
20. Depois que a Câmara absolveu o deputado do castelo, Edmar Moreira, deveia condecorá-lo. Vem aí o 7 de Setembro.
21. A OEA deu 72 horas para restituir o presidente deposto de Honduras. Ninguém obedeceu. Essa OEA é uma piada.
22. De um observador aliado do prefeito João Henrique: - É preciso distinguir vaias e ovos de sindicalistas lançadas contra o prefeito; e vaias da população. Essas últimas não aconteceram.
23. A cobertura do Bahia Já sobre o 2 de Julho teve 70.896 leitores. Dados da Locaweb.
24. A leitora Marília Dias lembra o seguinte: Em almoço do DEM e PSDB, realizado no dia 14/06 em Salvador estiveram presentes representantes das duas legendas, além de dirigentes do PR, PTN e PPS.
25. Porém ontem durante o desfile do 2 de Julho o DEM e PSDB contou com o apoio do PR do Senador César Borges, do PTN do Dep. João Carlos Bacelar e PRP de Jorge Aleluia, porém o PPS resolveu desfilar sozinho bem atrás da comitiva da oposição!!!
26. Será que o apoio do PPS será apenas em almoços, jantares e em atos privados e que publicamente o PPS que ajudou a derrotar Paulo Souto em 2006, quando apoiou Wagner vai camufladamente apoiar a reeleição do PT na Bahia?
27. Tem sentido.