Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PMDB LANÇA 1ª ESTRATÉGIA CAMPANHA 2010 COM BORDÃO "A BAHIA TEM PRESSA"

Torturador de Vilas apela para preceitos bíblicos para falar no audultério da esposa
30/06/2009 às 20:01
Foto: BJÁ
As faixas no Imbuí dão uma indicação da estratégia do PMDB para 2010
  Miudinhas globais:

  1. A julgar por algumas declarações de representantes do partido e do próprio ministro Geddel Vieira Lima, o PMDB já definiu a sua primeira estratégia de campanha visando 2010, com o mote ou bordão de que "A Bahia tem pressa". E, indiretamente (e também diretamente) atingir o governo Wagner que teria, na ótica deste partido, um desempenho apenas regular.

  2. Trata-se, sem dúvida, de uma expressão que, se utilizada aqui e acolá com reforço e apoio da mídia, como vem sendo citada, que incomoda bastante o governo e sua equipe porque é fácil de ser memorizada e remete a um estado de letargia na gestão administrativa bastante crítica.

  3. Daí, pode ser desdobrada no marketing político, em 2010, para um dígito mais sintético, como foi o caso do Waldir moleza, em 1986, e ser fatal para o governador. 

  4. Quem está no governo é sempre vidraça. Não tem jeito. Então, para contrapor a essa estratégia e se proteger dos ataques a resposta mais adequada é desempenho com agilidade, trabalho e realizações. Não existe outro caminho. Salvo, manter o discurso da democracia participativa e republicana que atinge a uma faixa estreita da população e que não deve ser desprezada.

  5. Mais recentemente, o PT ensaia uma nova dissidência interna como aconteceu em 2007 na disputada fraticida entre Jonas Paulo x Marcelino Galo que resultou num momento democrático louvável, porém, com sequelas enormes no partido e prejuízios a campanha do candidato petista a prefeito de Salvador, em 2008. Demorou-se demais para tomar as decisões e Pinheiro chegou ao cenário com um atraso enorme.

  6. Então, põ-se em cena, agora, por Marcelino Galo e pelo deputado Yulo Oiticica a figura do prefeito de Camaçari, Luis Caetano, para enfrentar Jonas Paulo (vide artigo de Jonas na home deste site) nas eleições de novembro próximo, gastando-se munição e energia sem foco no principal.

  7. Mas, isso faz parte da história do PT o que, no momento, não acontece no plano nacional onde o presidente Lula dá as cartas e já disse que a sua candidata e do partido à Presidência da República é a ministra Dilma Rousseff. Se o PT estadual tiver bom senso deveria seguir esse exemplo.

  8. O governador Wagner e o seu governo não estão paralisados como difundem o PMDB e a Oposição. Na última pesquisa que ví, consubstanciada em relatório, a avaliação do seu governo era regular com possibilidades de melhorar os indicadores de ótimo/bom, situados em 43%. É pouco. Se comparados com os indicadores de Lula, quase 80%, é nada.

  9. Daí que não há outro caminho senão trabalhar em ritmo de 100km por hora. Nesta quarta-feira, por exemplo, o governador realiza duas visitas a obras no subúrbio de Salvador. A partir das 8h, acompanha o andamento do Hospital Geral do Subúrbio, em Periperi. Logo depois, segue para o local de construção de 270 unidades habitacionais, no bairro de Águas Claras.

 10. O trabalho de construção do Hospital Geral do Subúrbio encontra-se com 15% das obras conclcuídas e faz parte de um investimento de R$ 42,1 milhões. Quando estiver pronto, o hospital vai oferecer atendimentos médicos a crianças e adultos, serviços de urgência e emergência clínica, assim como intervenções cirúrgicas, traumato-ortopédicas e queimados.

  11. Serão 248 leitos, divididos da seguinte maneira: 20 leitos de UTI adulto e 10 para pediatria, 20 leitos de semi-intensiva para adultos e 10 de semi-intensiva pediátrica, 10 leitos para queimados, 114 leitos de Internação adulto e 64 de internação pediátrica.

  12. E, se for o caso de imitar o PMDB, tome obra na TV e nos meios de comunicação de massa pra que o povo fique sabendo o que se passa. No site da Agecom, só pra citar, há um banner do mosquito da dengue do verão passado.

  13. Entusiasmada com os anúncios da Renault na TV e a queda do IPI, uma cliente foi a Eurovia e adquiriu um Symbol, carro que substituiu o Clio Sedan. Carrinho bacana. Sem tecnologia, mas adequado à classe média. Com 30 dias de uso, quebrou o botão de ajuste do retrovisor do lado do motorista, que regula o espelho e permite que a pessoa verifique os carros ao lado e ao fundo.
 
  14. A cliente então foi a Eurovia e mostrou a situação ao setor de manutenção. Um jovem, muito simpático, anotou tudo numa prancheta e mandou que a senhora deixasse o carro e pegasse no outro dia. Tudo isso foi feito na maior cordialidade. 

  15. No dia seguinte, a cliente retornou a Renault e, para sua surpresa, o atendente disse que o carro não ficara pronto porque não havia a pecinha (um botão de ajuste) na empresa e este viria de São Paulo, isso dentro de 8 a 10 dias úteis. A cliente então levou o Symbol capenga de volta para casa.

  16. Todo ano se recuperam esses carros da cabocla e do caboclo que desfilam no 2 de Julho. O mesmo acontece com a galeota da procissão do Senhor dos Navegantes. É uma coisa impressionante. Os consertos só duram 1 ano.

  17. A "turma do contra" dizia hoje nos corredores da Câmara de Vereadores que o buraco da Dorival Caimmy é mais embaixo.

  18. Depois que Dunga colocou Daniel Alves pra jogar na lateral esquerda tudo pode acontecer na Copa de 2010. Até aquele fiasco com Roberto Carlos. 

  19. O Olodum vai participar de um Festival de Música em Milão, Itália, entre dias 12 e 20 de julho. Leva consigo Bira Jackson.

  20. Termina nesta quarta-feira, o prazo para as inscrições no concurso para professor da Universidade Federal da Bahia. As vagas são para professor auxiliar, assistente e adjunto, e os interessados devem acessar a internet no site  concursos.ufba.br 


  21. São 118 vagas nas áreas de medicina, biologia, farmácia, veterinária,  música, história, letras, nutrição, politécnica, comunicação, ciências contábeis, economia, direito, educação, geociências, matemática e química.

  22. Esta é de um leitor respondendo a pergunta do BJá se existia "Anjo Mau":  Segundo as escrituras sagradas judaico-cristãs, Lucifer foi um anjo que se rebelou e se transformou em mau. Logo, um anjo mau. E exemplos de anjos maus não faltam na Bahia. Santo pai! Que leitor mordaz.

  23. No Irã diz-se que os "anjos do mal" são os bassigis membros da milícia islâmica.

  24. Já que estamos falando de anjos e demônios. veja o que diz a bíblia sobre o adultério lembrando que o professor de educação física que torturou a mulher alegou esse preceito na delegacia:

  25.  Os mandamentos de Deus proíbem o adultério. A Bíblia diz em Êxodo 20:14 "Não adulterarás."

  26. Deixar a esposa ou o esposo, por causa de outra pessoa, é legalmente possível, mas é adultério aos olhos de Deus. A Bíblia diz em Lucas 16:18 "Todo aquele que repudia sua mulher e casa com outra, comete adultério; e quem casa com a que foi repudiada pelo marido, também comete adultério."

  27. Cobiçar a mulher ou o homen alheio é uma forma de adultério. A Bíblia diz em Mateus 5:27-28 "Ouvistes que foi dito: Não adulterarás. Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.

  28. Como tratou Jesus a mulher adúltera? A Bíblia diz em João 8:10-11 "Então, erguendo-se Jesus e não vendo a ninguém senão a mulher, perguntou-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? Respondeu ela: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu te condeno; vai-te, e não peques mais."

  29. A vontade de Deus é que evitemos imoralidade sexual. A Bíblia diz em 1 Tessalonicenses 4:3 "Porque esta é a vontade de Deus, a saber, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição."


  30. É complexo.

  31. O Tribunal de Contas da União(TCU) condenou o ex-prefeito de Nova Itarana (BA) Theonas Silva Rebouças a devolver R$ 60.073,81, valor atualizado, aos cofres do Fundo Nacional deDesenvolvimento da Educação (FNDE).

  32. O ex-prefeito não prestou contas do recurso federal destinado a atender às escolas públicas municipais no âmbito doPrograma de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental (PMDE).