Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

OBSTÁCULOS À PROVÁVEL CANDIDATURA DE LUIS CAETANO AO SENADO, EM 2010

Ronaldinho Gaúcho assina parceria com governo do Estado, sexta feira, 26
22/06/2009 às 18:04
oto: Max Haack
A questão principal é como passar a administração para o PSDB por dois anos
  Miudinhas globais:

  1. Há um movimento em algumas hostes do PT que sinaliza para uma candidatura do prefeito de Camaçari, Luis Caetano, ao Senado, em 2010, compondo a chapa com Jaques Wagner e outros. Tem sentido, mas, justifica-se pouco provável que isso venha a acontecer, salvo se Caetano conseguir que a vice-prefeita, Tereza Giffoni, PSDB, saia candidata a deputada estadual e passe o governo para a presidente da Câmara, Luiza Maia, sua esposa, e não quebre a continuidade de sua administração.

  2. Este é um óbice de difícil solução, pois, no momento o PSDB selou uma aliança com o DEM na Bahia e no Brasil, e dificilmente o tucanato permitiria que isso acontecesse, até porque não se teria a certeza de que o PT de Camaçari pudesse alavancar a candidatura de Tereza para deputada, uma vez que, por sí só, e/ou somente com o PSDB seu nome é inviável para eleger-se à Assembleia Legislativa.

  3. Haveria, então, uma decisão mais arriscada, Caetano passar o governo para a médica Tereza Giffoni e sair candidato nessa condição, com o PSDB comandando a máquina administrativa de Camaçari. Seria um risco enorme e, em política, esses movimentos muito ariscados não costumam acontecer.

  4. Uma outra questão foi a prisão de Caetano pela Polícia Federal, de certa forma já esclarecida, mas, com processo ainda em andamento no TJ da Bahia, e isso também atrapalharia a chapa Wagner se ele a compuser, uma vez que os adversários vão chacoalhar esse fato, e é sempre ruim ficar dando explicações. Já dizia o ex-governador Luis Viana Vilho que, tudo que se tem para explicar é ruim na política.

  5. Pelo exposto, com a possibilidade real de três chapas majoritárias e a disputa entre 6 nomes ao Senado, o PT teria, pelo menos em tese a possibilidade de indicar um nome na chapa de Wagner, uma vez que não ficará bem para o partido nominar um candidato a vice-governador, hoje, ocupado por um peemedebista. Estão aí com a bocona aberta PP, PDT e PCdoB. O PSB, de sua parte, já anunciou a disposição de Lídice da Mata como candidata ao Senado.

   6. Esse é um dos quadros que está em processo de evolução. Ainda assim, há nomes mais viáveis no PT para a candidatura ao Senado do que Luis Caetano mesmo sabendo-se da importância do prefeito de Camaçari para a campanha, ele que se expôs numa candidatura de risco a presidência da UPB e perdeu para Roberto Maia, prefeito de Bom Jesus da Lapa, do PMDB.

   7. O senador César Borges (PR) participou da cerimônia de filiação ao Partido da República do ex-governador do Rio de Janeiro, Antthony Garotino. A cerimônia representa uma estratégia do partido para dar um grande peso à filiação do ex-governador, que foi candidato a presidente da República duas vezes pelo PMDB, mas enfrentou divergência no ex-partido com o governador Sérgio Cabral e preferiu buscar um novo espaço partidáro.

   8. O Instituto Pedra de Raio - Justiça Cidadã está de casa nova, com o novo portal aproximando o cidadão à justiça. Mais interativo, com notícias atualizadas, perguntas e respostas a um clique, o IPR busca possibilitar ao cidadão a prestação de serviço comunitário promovendo os direitos coletivos. Confira www.pedraderaio.org.br.

  9. A deputada federal Lídice da Mata (PSB) participa nesta quinta-feira, 25, em Cachoeira, da programação oficial do Governo do Estado, em comemoração a mobilização que deu prosseguimento aos movimentos pela Independência da Bahia, em 1823.

  10.  No calor das discussões no plenário da Câmara dos Deputados sobre a reforma política, o deputado Marcelo Guimarães Filho apresentou o Projeto de Lei 5455/2009, que modifica o processo de escolha de candidato na hipótese de cassação de diploma pela prática de conduta vedada pela legislação eleitoral.


   11.
Na situação atual, quando um prefeito ou governador é cassado o Tribunal Superior Eleitoral tem entendido que a sua substituição deve ser pela assunção do segundo colocado. Essa possibilidade, segundo o autor do projeto, pode dar brechas a incriminações fraudulentas dos eleitos.

  12. Para evitar essa situação o deputado propôs que em caso de cassação, seja realizada uma nova eleição entre novos candidatos que reúnam as condições legais para se submeteram ao sufrágio universal.

   13. Uma coisa é Caetano Veloso; outra coisa é J. Veloso.

   14. Daqui a pouco vão eleger Daniela Mercury como rainha do Axé Forró.

   15. O pessoal do "Dendê no Sangue" ainda não descobriu o São João da Bahia. Benza Deus!

   16.
O jogador Ronaldinho Gaúcho, do Milan (Itália), confirmou a chegada a Salvador na próxima sexta-feira (26), No sábado, lança a parceria entre o seu instituto e o Governo do Estado.

   17. O convênio vai beneficiar mais de 2 mil jovens nos Centros Sociais Urbanos do Nordeste de Amaralina, Mussurunga, Narandiba, Castelo Branco e Pernambués, oferecendo atividades esportivas, de informática e inglês.


   18. A parceria entre o Governo, através da Secretaria de Combate à Pobreza, e o Instituto Ronaldinho Gaúcho foi intermediada pelo vereador Carballal (PT), ex-coordenador dos CSU’s, que receberá o jogador em Salvador e o acompanhará a uma visita, no sábado pela manhã, ao Palácio de Ondina.

   19. Em seguida, já em companhia do governador Jaques Wagner, fazem uma visita ao Estádio de Pituaçu, onde serão recebidos por 2 mil crianças e adolescentes beneficiadas no projeto.

   20.  A visita marca também a inauguração da piscina semi-olímpica do CSU do Nordeste de Amaralina, que teve a construção iniciada na gestão de Carballal.
Carballal (PT) esteve em abril em Porto Alegre para acompanhar de perto as atividades da ONG, sendo recebido pelo próprio Ronaldinho Gaúcho.

   21.
O PMDB faz uma pausa nos encontros regionais - que vem sendo realizados no interior do estado - devido às festas juninas e à comemoração do Dois de Julho.

   22. Segundo o presidente do partido, Lúcio Vieira Lima, ‘ os militantes peemedebistas, desejosos de terem o ministro Geddel em suas cidades, deverão ter um pouco de paciência,  pois a candidatura do ministro voltará a ser discutida pelo partido no dia 5 de julho, em Barreiras, onde acontecerá o próximo encontro’.

   23. Os atos não publicados no Senado levantaram discussão sobre a transparência do setor público em todos os níveis. O artigo 37 da Constituição estabelece que "a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência".

   24.  O caso do Senado fere diretamente o princípio da publicidade, afetando os da legalidade, da impessoalidade e da moralidade. Há que se perguntar como isso ocorre nas demais instâncias nele indicadas.