Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

GEDDEL X SOUTO ; GEDDEL X WAGNER PODEM TAMBÉM ACONTECER EM 2010

Pleno do TJ, mais uma vez, adia decisão sobre comissões da Assembleia
21/06/2009 às 18:05

O ministro Geddel está confiante de ir ao segundo turno, em 2010
  Miudinhas globais:

  1. Dados das pesquisas das pesquias de opinião pública divulgados até agora, alguns sem credibilidade porque não mostraram relatórios, apontam que se as eleições majoritárias de 2010 na Bahia fossem hoje, iriam para o segundo turno o governador Jaques Wagner e o ex-governador Paulo Souto, cabendo ao ministro Geddel Vieira Lima, do PMDB, o papel de fiel de balança. Ou seja, quem Geddel apoiar no segundo turno leva a vitória.

  2. Acontece que a eleição se dará em outubro de 2010 e ainda há muito tempo até as convenções partidárias (junho de 2010) e o pleito, o que significa que esse quadro pode mudar, como aliás aconteceu nas eleições municipais de Salvador, a disputa em segundo turno sendo entre Geddel x Souto; e ou/entre Geddel x Wagner. Nunca se sabe de antemão como os apontadores de plantão fazem no momento.

  3. Em 2008, em Salvador, dizia-se na largada do pleito que o segundo turno se daria entre Antonio Imbassahy (PSDB) x ACM Neto (DEM). Com o desenrolar da campanha e a queda de Imbassahy, visível prematuramente, apostava-se que o segundo turno, já que João mantinha-se em quarto lugar, Pinheiro crescia e ACM Neto estava imutável, que o segundo turno seria entre Pinheiro x ACM Neto.

  4. A realidade, no entanto, foi um segundo turno entre Pinheiro x João com a vitória deste último. Tem até alguma semelhança com o quadro atual, embora, em Salvador foram 4 candidatos, e agora tem-se 3 candidatos ao governo da Bahia, mas, veja que Geddel é o último colocado na atualidade e vem crescendo paulatinamente, como aconteceu com João.

  5.Em política tudo é possível. O PMDB está estruturado no interior e na capital, tem um candidato ousado, com discurso firme e definido, apoio de Lula (como João) e base financeira. Daí que, não haverá surpresa aguma que Geddel deixe de ser o fiel da balança e passe a integrar um dos pratos da balança. 


   6. Ora, se isso acontecer Geddel x Wagner praticamente não se tem dúvidas, como aconteceu com João, em 2008, que o DEM acompanhe essa candidatura. Se acontecer Geddel x Souto também seriam poucas às dúvidas do apoio de Wagner a Geddel.

   7. Diante de tais cenários está Geddel certíssimo em organizar os Encontros Regionais e se colocar como candidato, até porque, bola de cristal ninguém tem, o governo Wagner fica muito a desejar, há uma enorme insatisfação no interior e na capital, e Souto representa um outro segmento. Há espaços de competição para o segundo turno e vai depender do desempenho do pré-candidato.

  8. O cantor Fagner foi muito aplaudido na noite deste sábado, 20, ao fazer um show em Macaúbas, como parte dos festejos juninos do município. Na presença de pelo menos 15 mil pessoas, o astro da música popular brasileira revelou o seu amor pela Bahia e atendeu a vários pedidos para repetir suas músicas mais conhecidas.
 
  9. Fagner, no entanto, engrossou as fileiras dos baianos e fez duras criticas ao péssimo estado das estradas na Bahia. Na BA-56, o trecho entre Beira Rio e Macaúbas, com 106 quilômetros, consumiu cerca de 15 horas para ser percorrido.

  10. Segundo o deputado José Carlos Aleluia (DEM), que estava em Macaúbas e ouviu as reclamações de Fagner, o quadro precário das estratadas é proposital. "As péssimas condições das estradas são programadas. É a forma encontrada pelo governador Jaques Wagner de impedir que a comunicade de um município fala com a comunidade vizinha. Com a comunicação complicada, Wagner aposta em que as pessoas não falem tanto de seu desastrado governo", disse Aleluia. 

   11. O Governo do Estado novamente anuncia fato consumado na gestão anterior... O Conjunto Penal de Vitória da Conquista foi objeto de convênio assinado em agosto de 2006, inclusive com a presença do então Ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, mediante apresentação de projeto idêntico ao de Eunápolis.

   12. O dinheiro foi depositado no mesmo ano (2006) ainda na Gestão de Paulo Souto. A partir daí coube ao estado da Bahia os procedimentos para licitação. Agora, o Secretário Nelson Pelegrino anuncia que a obra é fruto da capacidade de captação de recurso junto ao Governo Federal por parte do atual governo.

  13. Então, a bem  da verdade, existem hoje na Bahia 02 Présídios em construção deixado pelo Governo Paulo Souto, Eunápolis e Vitória da Consquista.    

  14.  Mesmo sem estar ainda pronto, o Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira, que está sendo projetado no prédio do antigo Tesouro, no Centro Histórico de Salvador, vai abrir ao público a sua primeira mostra: Benin está vivo e ainda lá  - ancestralidade e contemporaneidade.

  15. 
A megaexposição, que vai acontecer em meio às obras de restauração (que só terminam em 2010), terá curadoria de Emanoel Araújo, diretor curador do Museu Afro-Brasil, sediado em São Paulo. Ele pretende aproveitar o cenário da reforma a favor da exposição, garantindo o mesmo impacto alcançado em São Paulo, onde a mostra inaugurou sua passagem pelo Brasil.