Paulo Souto vai ao interior em ritmo de forró em busca dos votos para 2010
Foto: BJá |
|
Deputada estadual Maria Luiza, sem partido, esposa do prefeito João "clamando por Justiça" |
Miudinhas globais:
1. Ainda circulam nos corredores da Assembleia Legislativa observações sobre discurso da deputada Maria Luiza, sem partido, direcionando suas baterias contra o governador Jaques Wagner e citações a outras personalidades e indiretamente A Tarde, entendendo que se trata de um pronunciamento pouco usual da Casa, reservado àqueles que não são políticos profissionais, os quais, não têm tato para caminhar no mundo da política sem queimar os pés nas brasas.
2. De fato, a deputada Maria Luiza é uma novata nesse ramo. E, apesar de ser esposa do prefeito João Henrique, um político profissional que engole sapos e outros batráquios sem chiar e costuma fritar assessores sem dó e piedade (só na última gestão foram 60 deles), a deputada tem uma personalidade distinta do mundo político e isso causa arrepios.
3. Mas, hoje, como são raros na política brasileira momentos de dignidade, de um (a) parlamentar que não aceita compactuar com desafetos, a postura da deputada é compreensível e elogiável. Uma das atitudes que a população mais detesta no político é exatamente essa dupla face, a chamada "cara de peroba" tão comum e citada, entre aqueles que se deglatiam e depois se confraternizam.
4. Daí que, as pesquisas divulgadas até agora sobre a classe política apontam que é o segmento social menos acreditado na sociedade. Há, no momento, um pequeno esforço na Câmara e no Senado, as duas principais casas legislativas do país no sentido de minimizar esse ambiente tentando devolver o mínimo de prestígio aos parlamentares.
5. Hoje, palavras de deputado e senador (salvo raras exceções), não valem um níquel furado. Pelo menos é assim que a sociedade vê.
6. A situação chegou a esse ponto graças ao desempenho dos próprios parlamentares extensivo a vereadores, prefeitos, governadores e presidente da República. Acreditar num político é tão difícil como encontrar uma agulha no palheiro.
7. Infelizmente se atingiu esse patamar. E o pior: sinais são de que não existe um esforço coletivo dos parlamentos e executivos no sentido de reverterem esse quadro. Agora mesmo, um grupo de 16 deputados federais da Bahia, alguns dos quais já falaram tanto em democracia e espinafravam o Golpe Militar de 1964, assinaram a PEC que induz a um terceiro mandato golpista para o presidente Lula da Silva.
8. Veja também o caso que está acontecendo na Câmara de Vereadores de Salvador: os deputados da Oposição (PT, PSB, PCdoB,PV)dizem que vão recorrer à Justiça para brecar uma matéria aprovada pela maioria (PMDB, DEM, PDT e outros) o monopólio do lixo, situação legítima e prerrogativa do Legislativo referendada pela maioria.
9. Já na Assembleia Legislativa a Oposição, em papéis trocados na Câmara (DEM e coligados), também vai recorrer a Justiça na mesma situação em projeto de reformulação da carreira fisco.
10. Então, pra que serve o Legislativo? A minoria tem que acatar a decisão da maioria observando-se os regimentos das duas casas. Sempre foi assim e continuará sendo.
11. Portanto, o pronunciamento da deputada Maria Luiza, com citações a Olavo de Carvalho (Não há mentira completa. Até o mais ingênuo e instintivo dos mentirosos, ao compor suas invencionices, usa retalhos da realidade. O fingidor tarimbado, técnico, profissional...militantes a serviço de causas idealistas ... legitimam a mentira como instrumento normal e meritório da luta política...) se causou alarme em alguns sitios, deve ser visto com uma peça afirmativa e raríssima no mundo da política.
12. Que ciumeira provocou na baianada o jogo da seleção brasileira no Arruda, em Recife, Organização perfeita, jovens excutando hinos numa sinfônica, de causar inveja.
13. O Arraiá da Capitá acabou no último final de semana. Mas, as plaquetas da Uranus poluindo os postes da Avenida Luiz Viana, na Paralela, continuam lá. Esqueceram de mim...
14. Dunga diz que a seleção da Espanha é a favorita da Copa das Confederação. Então, pra que o Brasil foi até a África do Sul? Passear?
15. O Hotel ao lado do Salvador Praia está descascando todo. Tá de sarampo. Santo pai!
16. Às vésperas do encontro que vai oficializar, na próxima segunda-feira, a aliança entre o DEM e o PSDB na Bahia, com a participação do PR, lideranças dos três partidos cumprem maratona no interior neste final de semana.
17. Juntos, Paulo Souto (DEM), César Borges (PR) e ACM Neto (DEM) visitam, neste sábado, os municípios de Jequié, Teixeira de Freitas e Nova Viçosa, acompanhados de outros deputados federais e estaduais.
18. Em Jequié pela manhã, nas comemorações em homenagem a Santo Antônio. Pela tarde, às 15h, os três participarão, em Teixeira de Freitas, de um seminário sobre direito constitucional na Faculdade Pitágoras. Às 17h, ainda em Teixeira de Freitas, eles se encontrarão com empresários na CDL. À noite, Neto, Souto e Borges participarão das comemorações do aniversário do ex-prefeito de Nova Viçosa, Manoelzinho, no distrito de Posto da Mata.
19. Gestores e técnicos governamentais das cidades de Ilhéus, Itabuna,
Buerarema, Itajuípe, Itacaré e Uruçuca reúnem-se na próxima segunda e
terça-feiras (15 e 16), em Salvador, com secretários e técnicos do governo
estadual para debater questões ligadas à implantação do novo sistema
logístico-produtivo previsto para a região.
20. O Encontro de Planejamento Territorial da Região de Influência do Complexo
Porto Sul acontece no Centro de Treinamento de Lideres (CTL), em Itapuã, e
objetiva estabelecer um pacto institucional entre o Governo do Estado e os
municípios envolvidos visando a definição de estratégias de ação integradas
que preparem a região para a entrada em operação dos novos empreendimentos
previstos.
21. Como a Ferrovia da Integração Oeste-Leste, o Porto Sul Bahia, o Novo
Aeroporto Internacional de Ilhéus, uma área industrial nas imediações da
BR-101, uma Zona de Processamento de Exportações (ZPE), novos acessos
rodoviários e o Gasoduto Sudeste-Nordeste (Gasene).
22. Durante o evento, serão discutidas e identificadas as necessidades de cada
cidade, buscando compatibilizar soluções de planejamento que possibilitem o
desenvolvimento sustentável da região a partir de ações sinérgicas e
integradas.
23. A abertura do encontro se dará às 14h do dia 15, com as presenças dos
secretários da Indústria, Comércio e Mineração, Rafael Amoedo, do
Planejamento, Walter Pinheiro, e do Meio Ambiente, Juliano Matos, além da
chefe da Casa Civil, Eva Chiavon.
24. Palestrantes de renome nacional participam da 12º edição do Encontro Cliente & Bompreço, que acontece amanhã e domingo, dias 13 e 14 de junho, no Centro de Convenções da Bahia.
25. Agora, no Chame-Chame do Bompeço clientes ameaçam fazer xixi nas filas porque os sanitários ficam fechados.
26. Há um ditado popular que diz o seguinte: - Calça de veludo, toba de fora.