Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

A PACIÊNCIA DE WAGNER E OS CENÁRIOS DA POLITICA BAIANA PARA 2010

Cliente ameaça fazer xixi na fila do caixa do Bompreço Chame-Chame
11/06/2009 às 21:18
Foto: BJÁ
No feriado de Corpus Christi, perigo nas curvas do dique do Tororó. Cadê a manutenção?
  Miudinhas globais:

  1. A política local e nacional têm produzido intensos movimentos nessa semana. Depois do anúncio da aliança DEM com PSDB na Bahia, do rápido encontro Geddel com Serra, do anunciado pedido de liberação do PSDB do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, o governador Wagner mantém-se cauteloso, intensifica sua agenda ao interior e não dá novos sinais de sua estratégia, salvo que é o candidato natural do PT e está integrado no projeto Dilma/Lula.

  2. Segundo um interlocutor do governador, Wagner mantém-se otimista com três cenários favoráveis à sua reeleição. Um deles é ponto pacífico e consensual: integração ao projeto Dilma/Lula com a certeza de que é vitorioso e/ou pelo menos competitivo na disputa à presidência da República. 

  3. Os dois outros pontos comportam variáveis. Um deles é a melhora da economia a partir do segundo semestre retornando ao patamar efervescente dos indicadores de 2008, em meados de 2010, justamente quando a campanha propriamente dita se inicia. Com a melhora da arrecadação no Estado e ajuda do governo federal seu governo também melhoraria.

  4. O terceiro ponto é Geddel. Juntando os dois primeiros itens com o apoio de Geddel a fatura estaria liquidada. Caso Geddel não o apoie ainda teria os dois primeiros vetores (Lula/Dilma e recuperação da economia) ao seu favor. Mas, esse mesmo interlocutor entende que, se Geddel não apoiar a chapa do governador; também não apoiaria a chapa Paulo Souto.

  5. Em tese, melhor seria para Geddel continuar com Wagner do que se integrar a chapa de Souto, uma vez que, nem em uma; nem na outra seria o cabeça da chapa. Restaria, então a Geddel, compor sua própria chapa com João Henrique candidato ao Senado. Aí sairiam três candidatos a governador para uma composição em segundo turno.

  6. E José Serra, onde entra, perguntei? Disse-me o interlocutor o seguinte: na campanha passada soube-se, com bastante antecedência, que Lula bateria Alckmin. E aí foi fácil para o PMDB alinhar-se com Lula em muitos estados. Agora, a disputa será mais acirrada entre Serra x Dilma, e as definições de alianças nos estados, idem-idem, ensejando essa possibilidade de 3 chapas.

  7. Tem sentido. Mas, na prática, nem sempre isso acontece. Agora mesmo anuncia-se que o governador de Santa Catarina, Luiz Henrique (PMDB) começou a tratar de sua sucessão, ignorou as negociações do PMDB nacional, e negociou uma provável aliança com PSDB e DEM.

  8. O governador encontra o desafio de chegar a um acordo quanto aos nomes, uma vez que os três partidos têm candidatos ao governo. Entre os possíveis nomes estão dos presidentes estaduais dos partidos: Leonel Pavan (PSDB), Raimundo Colombo (DEM) e Eduardo Pinho Moreira (PMDB). 

  9. Na Bahia a situação é diferente porque o PSDB não tem nome competitivo a governador e Paulo Souto, o nome do DEM, está na frente das pesquisas em relação a intenção de votos de Geddel. Mas, Geddel come poeira e o PMDB entende que, lá pra março de 2010, a situação será diferente.

  10. De maneira que, de forma tal o caso da Bahia tem peculiaridades próprias e, por enquanto, seguem os três candidatos (Wagner, Souto e Geddel) cada qual em seu caminho. Agora, todos comendo poeira e gastando solas dos sapatos na RMS e no interior.

  11. Outro fato interessante é que a direção nacional do PDT abandonou a regra que impõe aos diretórios estaduais repetir a coligação adotada na disputa federal, responsabilizada por derrotas cruciais em 2006. Já tem um beneficiado: o senador Osmar Dias (PR) apesar de governista, negocia o apoio do DEM para concorrer ao governo do Paraná.
 
  12. Na Bahia, o PDT (o partido e não todos seus líderes) é uma incógnita. Estaria de namoro firme, de novo, com o PMDB de João Henrique.

  13. Por volta das 11 horas deste feriado de Corpus Christi, a loja do Bompreço do Chame-Chame estava com os sanitários fechados. Um absurdo. Uma cliente necessitando fazer xixi deu com a cara na porta e protestou na fila do caixa. Assim, procurou o gerente porque toma diurético e estava bastante apertada.

  14. Ao gerente fez a sua queixa com total razão. O gerente mandou ela procurar a supervisora de área da loja para que ela abrisse os sanitários. A supervisora, de sua parte, disse a cliente que os sanitários estavam fechados porque não havia água corrente.Daí que a direção do mercado tomara essa precaução.
 
   15. A cliente se indignou, pois, acabara de comprar peixe no próprio mercado, e na peixaria tinha água à vontade. A cliente, que se identificou com o nome de Cláudia, armou o maior barraco na fila do caixa e disse que se supervisora não abrisse a porta do sanitário faria xixi ali mesmo.

   16. Quando ela tava nesse barraco e nos aviamentos para tal ato, a chave do sanitário apareceu. Quando a moça foi ao banheiro, para sua surpresa, tinha água e tava tudo limpo. 

   17. A explicação das pessoas que estavam na fila, inclusive uma colaboradora do BJá, é de que, nos feriados e domingos o mercado reduz o número de servidores para não ser onerado com horas extras e outros. 

   18. Ora, pois; pois no Bompreço do Chame-Chame, hoje, pelo menos no turno da manhã as filas eram imensas nos poucos caixas. Paciente, o que se há de fazer? Obrar e fazer xixi nas filas.

   19. Para sobrevoar o Atlântico entre o Brasil e a Europa a lei brasileira obriga que o avião leve dois pilotos e dois co-pilotos a bordo. Já a legislação francesa determina um piloto e dois co-pilotos.

   20. Projeto de lei do deputado Estadual Pedro Alcântara (PR) determina ser obrigatória a criação de espaços para a leitura em aeroportos, terminais rodoviários e shopping centers, em cidades com mais de 150 mil habitantes no estado da Bahia.

  21. O Acesso será gratuito, contendo preferencialmente livros de autores baianos e contará com um acervo mínimo de 200 livros. Ainda contará com jornais, revistas e livreto de cordel. O ambiente a ser criado, será climatizado, bem iluminado e com conforto necessário a leitura.


  22. De acordo com Alcântara, "O hábito de ler está diretamente ligado à educação e a questão cultural, o acesso ao livro como fonte de educação e cultura são atributos importantes na formulação de políticas que concretizem a democratização e o pleno exercício da cidadania".

  23. A idéia é boa. A execução complicada.
 
  24. A arquiteta Eliane Kruschewsky assina o Espaço Gourmet Syene Sua Casa, na 12ª Mostra Artefacto/ Banco Real 2009 Salvador, que começa no próximo domingo, dia 14 de junho. O espaço teve como inspiração o estilo mediterrâneo dos restaurantes da costa da Espanha. 

  25. A deputada federal, Lídice da Mata (PSB), estará nessa sexta-feira (12) no município de Andaraí (Região da Chapada Diamantina), onde participa ao lado do prefeito da cidade, Wilson Cardoso, do ato de inauguração da Escola Municipal de Ubiraitá.

  26. A unidade foi construída pela prefeitura com recursos próprios, em um prazo recorde de 105 dias. A escola de Ubiraitá atenderá cerca de 420 crianças nos cursos do Ensino Fundamental I.

  27. A "primeira senadora da Bahia" - esse é o slogan de Lidice - se movimenta. 

  28. Nos dias 15 e 16 de junho, no auditório da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), representantes da sociedade civil, governo e especialistas irão discutir a proposta de transformar o "Itinerário do Rio Paraguaçu", que abarca diversos municípios baianos, dentre eles as cidades históricas de São Felix, Cachoeira e Maragogipe, em Patrimônio Cultural da Humanidade.


  29. O conceito de Itinerário Cultural se refere aos caminhos que exerceram influência cultural mediante o contato de culturas diferentes em determinada região. As crenças, celebrações, os costumes, a música, as manifestações religiosas e tradicionais, os modos de vida e até os sistemas produtivos são parte do legado imaterial desse itinerário cultural.


  30. Ou seja: mais lero-lero cultural.
 
  31. Na passagem dos seus 132 anos de emancipação politico-administrativa, comemorados nesta quinta-feira, 11 de junho, o município de Brumado foi louvado e aplaudido em moção apresentada na Assembleia Legislativa pela deputada Marizete Pereira (PMDB).

   32. "Forte sentimento de orgulho permeia a emoção de todo brumadense nas comemorações da sua mais importante data cívica, quando festejamos a primeira grande vitória da história do nosso querido município.

  33. Comercial gratuito: Desde o último domingo, dia 04 de junho, a marca Del Valle passa a integrar o cardápio dos restaurantes McDonald's em todo o país com as bebidas Del Valle Uva, Del Valle Laranja, Del Valle Maracujá e o Del Valle Frutas Vermelhas.

  34. Este último sabor é inédito e foi desenvolvido pela Coca-Cola Brasil especialmente para o McDonald's. As bebidas também são encontradas no menu infantil, só que com mais uma novidade: um copo de 300 ml desenvolvido especialmente para servir os sabores Del Valle nas refeições do McLanche Feliz.  

  35. O Ibope, publicado no site da CNI, reforça as tendências já apresentadas pelas pesquisas do DataFolha e Sensus em relação ao novo crescimento de Lula e a melhor avaliação dos fatores econômicos nesta conjuntura. Da mesma forma, apresenta o crescimento de Dilma para 18% e um leve recuo de Serra para 38%.
                   
  36. Pela ordem, a DESAPROVAÇÃO às funções de governo. Segurança Pública 59% / Saúde 57% / Impostos 56% / Juros 47% / Desemprego 46% / Educação 44% / Inflação 41% / Combate a pobreza 38% / Meio Ambiente 36%


  37 . Dados relativos a cada trimestre em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior. No TRI-1- de 2008 em relação a 2007, o crescimento foi de +6,1%. No TRI-2 de 2008 em relação a 2007, foi de +6,2%. No TRI-3 de 2008 em relação a 2007 foi de +6,8%. No TRI-4 de 2008 em relação a 2007 foi de + 1,3%.

   38. No TRI-1 de 2009 em relação a 2008 a queda foi de (-1,8%). A queda da agropecuária foi de (-1,6%), da indústria de (-9,3%). O setor de serviços teve crescimento de +1,7%. Consumo das famílias cresceu +1,3%. Administração Pública +2,7%. Investimentos, queda de (-14%). Exportações, queda de (-15,2%). Importações, queda de (-16%).
   
   39. As miudinhas de 35 a 38 foram chupadas do site de Cesar Maia.

    40. Xenofobia na Europa: Os principais líderes populistas de extrema-direita são eleitos. (El País-09). Geert Wilders (Holanda). Partido pela Liberdade. 17% dos votos, com um discurso euroescéptico, contrário à adesão da Turquia e pela expulsão pela UE da Bulgária e Romênia por serem corruptas. / Nick Griffin (Reino Unido). Partido Nacional Britânico, defende a repatriação voluntária dos imigrantes. / Krisztina Morvai (Hungria).

    41.Movimento por uma Hungria Melhor, 15% dos votos, com um discurso xenófobo contra a minoria cigana. / Heinz-Christian Strache (Áustria). É o líder do Partido Liberal da Áustria (FPÖ) contra o Islã, declarações antisemitas e uma crítica radical contra a UE. 13% dos votos, o dobro de 2004. / Umberto Bossi (Itália). Liga Norte, 10,2% dos votos, passando a ser a terceira força na Itália. Defensor do endurecimento das leis de imigração.

   42. Sai nesta segunda-feira, 15, o resultado oficial da licitação para as agências publicitárias do governo. Os recursos já foram analisados e, ao que tudo indica, a Agecom mantém a preliminar já divulgada com a Maianga na parada.