Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

ESTÃO VENDENDO GATO POR LEBRE NA ONDA DA COPA DO MUNDO FUTEBOL 2014

Depois do arquiabade, Academia de Letras da Bahia deve ter bispo da IURD
05/06/2009 às 20:21
Foto: BJá
Um dos 8 "cacetes-armados" instalados na Orla entre o Clube Espanhol e o Farol da Barra
  Miudinhas globais:

  1. O anúncio por parte da FIFA colocando Salvador com uma das sub-sedes da Copa do Mundo de Futebol, em 2014, é um momento importante para a cidade, mas, é preciso ter cautela no que se diz a respeito da requalificação do município e o que representa algo de significativo para o evento, e o que não representa absolutamente nada, nem para a Copa, nem para os turistas, nem para a capital.

  2. Ora, querer colocar o Metrô "calça curta" nesse bojo da requalificação, por exemplo, é zombar da inteligêrncia alheia. O Metrosal nessa etapa de 4 km deve ficar pronto (veja lá) em 2011. E, se houver muito boa vontade e investimentos o seu prolongamento até a Estação de Pirajá estaria concluido, em 2014.

  3. E daí! O que significa isso para a Copa. Nada. Zero. Qual turista pelo amor de Deus que vai usar um sistema desse? E os baianos salvo aqueles que moram nessa área até Cajazeiras? Ora, se o Metrô fosse ligando o Aeroporto Luiz Eduardo Magalhães ao centro da cidade (e/ou até o Iguatemi) menos mal. Teria alguma valia. No modelo atual, não tem a menor serventia para a Copa.

  4. Outro exemplo: estão relacionando o Hospital do Subúrbio como relevante à Copa. Também não tem o menor sentido porque existem o Roberto Santos e HGE bem mais próximos e melhores equipados e com pessoal já treinado. Alguém por acaso vai sofrer um acidente e ser levado para o Hospital do Subúrbio? Não dá.

  5. Esses são dois exemplos. Existem muitos outros. É preciso, portanto, que as autoridades municipais e estaduais ponham suas cabeças nos devidos lugares. O importante para a Copa são o sistema viário, hospedagem, atendimento, civilidade, segurança, exatamente situações que estão carentes na cidade e na Bahia.

  6. Veja o seguinte: de quinta-feira, 4, para sexta-feira, 5, furtaram e roubaram 35 carros em Salvador. Isso não existe em lugar algum do mundo. Nem em Bagdá. A cidade de Joanesburgo, que vai sediar uma sede da Copa do Mundo, na África do Sul, em 2010, não tem uma situação dessa natureza.

  7. Isso sim, é imporante. São 700 veículos furtados e roubados ao mês. Assusta. Para onde estão indo esses carros?

  8. Outra coisa: o sistema viário de Salvador é caótico. As ruas estão esburacadas, não há policiamento nos sinais, ninguém respeita nada. E daí? Hoje, o sistema de sinaleiras entre Ondina e o Iguatemi estava piscando. Um caos. Motoristas entupiam as passagens. Até o Salvador Bus fez isso nas proximidades do Igatemi. 

  9. É isso. Salvador tem que tomar uma aula de civilidade para a Copa e organizar esse baba preliminar ao invés de ficar sonhando, falando que vai ser isso e aquilo, que vamos nos transformar numa Barcelona. Na capital da Catalunha salta-se no aeroporto e vai-se vai de Metrô a todos os pontos da cidade. É isso! Em Salvador, vai-se de buzu até a Lapa e olhe lá.

  10. Hoje lí um artigo do presidente da Academia de Letras, Edivaldo Boaventura, interessante, falando da presença de religiosos na ALB e da posse do arquiabade dom Manoel D'Able do Amaral na cadeira que pertenceu a ACM. Bem colocadas as posições do presidente, embora, no Mosteiro Beneditino da Bahia, o literato, aquele que se dedica às letras é o prior dom Gregório.

  11. Em sendo assim, justo seria que dom Gregório, hoje, bispo auxiliar da Arquidiocese, sendo organizado para ser um futuro arcebispo, fosse o indicado para a ALB e não o arquiabade dom Emanoel. Mas, como tudo na vida, a ALB não escapa da política. O próximo acadêmico a entrar deve ser da Igreja Universal do Reino de Deus.

  12. O secretário municipal de Transportes e Infraestrutura, Almir Melo, e o vereador Paulo Magalhães Jr. (DEM) visitaram, 5, pela manhã, os bairros de Águas Claras e Dom Avelar. Conferiram de perto a situação precária de ruas que precisam de pavimentação e a necessidade de implantar rede de drenagem em alguns locais. O
 
  13. O secretário se comprometeu com as comunidades a iniciar os serviços, assim que o mau tempo passar. "Vamos trazer asfalto e outras obras estruturantes, mas o trabalho só pode ser feito depois que parar de chover", garantiu.

  14. Como em Salvador chove o ano todo, o pessoal vai ter muito que esperar. Magalhães afirma que vai cobrar.

  15. O Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Turismo e Bahiatursa, e a Vicar Promoções Desportivas S/A assinam, nesta terça-feira (9), às 9h, na Governadoria, contrato para a realização do GP Bahia da Stock Car.
  16. A solenidade contará com a presença do governador Jaques Wagner, do secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, dos presidentes da Vicar, Carlos Col, e da Federação de Automobilismo da Bahia, Selma Morais.


  17. O GP Bahia, que ocorrerá no dia 9 de agosto deste ano, nas ruas do Centro Administrativo, em Salvador, será a primeira prova de rua da história da Stock Car.


  18. O Boletim Eletrônico 417, publicado no site do Sindsefaz, informa que os diretores Rubens Santiago e Joaquim Amaral colheram do Secretário de Planejamento Walter Pinheiro a informação de que nesta próxima semana o governo decidirá definitivamente a questão salarial que tanto aflige parte dos fazendários.

  19. Os dirigentes sindicais informaram que a situação é insustentável e que a categoria fazendária não pode aceitar este prejuízo imposto ao segmento que vem se esforçando bastante para recuperar as finanças do Estado, diante dessa crise econômica no mundo.

  20. Os diretores do Sindsefaz também entregaram ao Secretário Rui Costa um documento consubstanciado com sugestões para conter os prejuízos que os fazendários estão sofrendo.

  21. O documento também aborda que essas reivindicações são fruto de acordo celebrado entre governo e os fazendários em 2008 e 2009 e que, portanto tem que ser cumpridos, sob pena da perda de confiança política. Então, os dois diretores do Sindsefaz solicitaram diligência do governador Wagner para atender ao pleito e ouviram do Secretário de Relações Institucionais que o governo vai tratar com muita atenção essas questões apresentadas pelos fazendários, na próxima semana.

  22. Vale lembrar que o Secretário Carlos Martins já havia se comprometido, em 22/05 passado, em audiência com o Sindsefaz, em resolver essas questões por esses dias.
 
  23. É o fogo amigo batendo na porta da Sefaz.

  24. Dando continuidade às comemorações pelo Dia de Corpus Christi, a Câmara Municipal de Salvador participa da celebração da missa na escadaria da Prefeitura na Praça Thomé de Souza na próxima quinta-feira (dia 11). Depois da celebração, que começa às 8 horas, tem tradicional caminhada até a Casa D'Itália, no Campo Grande. 

  25.  Maior medalhista brasileiro em Pan-Americanos, Gustavo Borges, ministra a palestra "Atitude de campeão", no próximo dia 14, na 12º edição do Encontro Cliente & Bompreço, que acontece no Teatro Iemanjá e no Salão de Feiras, do Centro de Convenções da Bahia.

  26. Quanta picaretagem sendo publicada saudando o Dia Mundial do Meio Ambiente.

  27. A Bahiatursa tinha relacionado Porto Seguro como um dos locais de venda do seu produto São João, justo porque tem uma boa rede hoteleira. O MP proibiu a festa naquelas plagas devido a dengue.

  28. E agora, o que fazer? Recorrer ao bom senso - dizem.

  29. A produção industrial na Bahia caiu 11% em abril relacionado com mesmo período do ano passado. A crise, portanto, ainda está no epicentro.

  30. A Propeg Bahia abocanhou uma boa cota da conta publicitária do Ministério das Cidades. Fernandão tá rindo à toa.

  31. Está voltando aos estádios a tese de torcida única depois do massacre que os corintianos fizeram aos vascainos em São Paulo com 1 morto.

  32. Já que o prefeito João foi a São Paulo verificar a despoluição da cidade na gestão Kassab deveria aproveitar e conhecer o Projeto Virada Cultural. Salvador bem que merecia.