Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

CANHÕES DO FORTE DE SANTA MARIA SOFREM CORROSÃO E ESTÃO ABANDONADOS

Servidores municipais de Salvador ameçam parar tudo na Prefeitura segunda feira, 8
04/06/2009 às 21:11
Foto: BJá
Os canhões postos a céu aberto e sem conservação estão sendo destruidos
  Miudinhas globais:

  1. O Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Salvador (Sindseps) garante que a partir da próxima segunda feira, 8, a Prefeitura de Salvador para de vez. Haveria, assim, uma geral geral diante da falta de diálogo entre as partes. Os servidores pedem reajuste salarial de 50%, implantação do plano de cargos e salários, plano de saúde e melhores condições de trabalho.

  2. Protestos estão sendo feitos em alguns órgãos desde a semana passada com transtornos à população como os que aconteceram na San Martin, nas proximidades da Guarda Muncipal e a passeata realizada na Sete Portas, Rótula do Abacaxi e na Avenida Barros Reis no final da tarde desta quinta-feira, 4. O congestionamento se refletiu em outras regiões como Matatu, Retiro e início da BR-324.

  3. Mas, os sindicalistas estão se lixando para a população, prática comum em Salvador com outras categorias - delegados, agentes da PC, professores, motoristas de ônibus, etc - e não adianta reclamar. Aliás, reclamar a quem? A Polícia que deveria ser avisada, uma parte dela está em estado de paralisação permanente.

  4. De sua parte, a Prefeitura diz que neste segundo dia de paralisação dos servidores, o funcionamento dos órgãos que prestam serviços diretos à população permaneceu com suas rotinas inalteradas. Os postos do Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-Obra (Simm), o atendimento na Secretaria da Fazenda (Sefaz), além das unidades de saúde como os Postos de Atendimento (PAs), Postos de Saúde da Família (PSF) e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão funcionando.

  5. Os setores administrativos, de iluminação e a assessoria técnica da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Prevenção à Violência (Sesp) também estão funcionando normalmente. Os agentes de fiscalização de ambulantes estão nas ruas; apenas os servidores da parte burocrática estão paralisados, porque foram impedidos de entrar na repartição por conta dos manifestantes.

  6. Órgãos vinculados à Secretaria Municipal de Transportes e Infraestrutura (Setin) estão funcionando parcialmente. A Transalvador está atuando com 30% do seu efetivo. O funcionamento está normal na Desal e parcial na Superintendência de Parques e Jardins (SPJ) - o Parque da Cidade está funcionando normalmente e o Jardim Botânico está fechado.
 
  7. Os guardas municipais da Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (Susprev) aderiram à paralisação; já os servidores internos atuam parcialmente.      


  8. A Defesa Civil, a Limpurb e os postos de informação ao turista ligados à Empresa Salvador Turismo (Saltur), estão funcionando sem nenhuma alteração. As operações da Superintendência Municipal de Conservação e Obras Públicas (Sucop) estão ocorrendo em ritmo lento, porque os manifestantes estão impedindo a atuação dos agentes técnicos. Mais de 110 escolas da rede municipal de ensino, o que corresponde a 36% do total, desenvolvem suas atividades.
 

  9. Diversos serviços da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom)  continuam sendo prestados na sede do órgão, na Avenida Bonocô, 1975, ou nos SACs Iguatemi e Empresarial Boca do Rio.  A autarquia assegura a manutenção de serviços como emissão de Termos de Viabilidade de Localização (pré-licenciamento de empresas) e alvarás de construção, reforma, publicidade e eventos, dentre outros.

  10. Atualmente, diversos serviços da superintendência são prestados através do site http://www.sucom.ba.gov.br/. O Alô Sucom também funciona normalmente, com informações sobre processos e tirando as dúvidas da população através do (71) 2201-6900.


   11. Os demais órgãos estão com suas atividades paralisadas porque os manifestantes estão impedindo a entrada dos servidores.


   12. Esse é o panorama da greve. Se os serviços da Prefeitura de uma forma geral já são deficientes a situação piorou bastante. Mas, está aí a versão da Prefeitura.

   13. O ex-governador Paulo Souto e o deputado ACM Neto visitam nesta sexta-feira, dia 5, a Bahia Farm Show, feira de agronegócios que acontece até sábado em Luis Eduardo Magalhães. Eles estarão acompanhados do senador César Borges, presidente do PR na Bahia.

   14. Os três visitam a feira pela manhã, entre 10h e 12h, acompanhados de lideranças políticas locais. De Luís Eduardo Magalhães, ACM Neto segue para São Desidério, onde tem um encontro com o prefeito do município, Zito Barbosa.

   15. O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB), estará na cidade de Iaçu no próximo sábado, 6, onde, juntamente com o prefeito Adelson Oliveira (PMDB), irá vistoriar as obras de drenagem e pavimentação na avenida Magalhães Neto, orçada em R$ 500 mil. O ministro receberá prefeitos da região para ouvir suas reivindicações.

   16. Na sexta, 5, o governador Jaques Wagner estará em Caravelas com o presidente Lula da Silva para implantar a reserva de Cassurubá. O polêmico ministro Carlos Minc, do Meio Ambiente, estará presente. Mas, ao contrário das Matas Atlântica e Amazônica onde acusa ministros "machadinhas" de tentarem derrubar ainda mais essas florestas, sem critérios objetivos, em Abrolhos a reserva é marinha.

   17. O Forte de Santa Maria localizado no Porto da Barra foi construído no século XVII, iniciando-se a sua construção em 1614, mas, apenas após o ataque holandês de 1624, sua estrutura foi reforçada. Seu idealizador foi o Engenheiro Francisco de Frias da Mesquita.

   18. Tinha como objetivo principal proteger a entrada da Baia de Todos os Santos. Foi construído conjuntamente com o forte de São Diogo e o Forte de Santo Antônio. A idéia era que os dois fortes pudessem agir na defesa da costa de maneira cruzada, aumentando a eficiência do contra-ataque.

   19. As principais características do Forte de Santa Maria são seu formato heptagonal, com quatro ângulos diferentes e três reentrantes, sua arquitetura no estilo italiano e sua estrutura em pedra e cal. Todos estes aspectos devem-se às reformas realizadas a partir de 1696 pelo Governador-Geral João de Lencastre.

   20. O Forte de Santa Maria chegou a contar com 18 canhões. Entretanto, no início do século XX contava com 14 peças, todas inutilizadas. Em 1938, foi tombado Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e, desde então, é tem papel meramente histórico-artístico, não mais militar.

   21. Hoje, alguns desses canhões estão expostos à céu aberto, dois deles servem eventualmente de varais para roupas de pescadores e outros, e se encontram em abandono e deteriorando suas estruturas. Esses canhões são exemplares raríssimos dos séculos XVI e XVII e precisam de restauro e melhor atenção da cidade e do IPHAN.

  22. Ademais, essa área do Porto, hoje com um palco improvisado para shows, é uma das mais belas da cidade e merecia um melhor cuidado. Diga-se, essa é a mancha matriz de Salvador, mesmo antes de Tomé de Souza, já com Francisco Pereira Coutinho, o primeiro donatário da Bahia, 1534, que ali instalou uma vila.

  23. Mas, como na Bahia tem desses absurdos, até os historiadores em congresso no IGHB, em 1949, decidiram que a história da cidade deveria ser contada a partir de 1549, com Tomé de Souza, e esqueceram da Vila do Pereira, da Vila do Caramuru, e jogaram tudo no mar.

  24. Só falta os canhões do Santa Maria seguirem o mesmo destino como fizeram os tupinambás quando invadiram a Vila do Pereira.

  25. Os professores da rede de ensino estadual universitária estão em greve. Ano passado também entraram em greve. E assim segue a educação na Bahia.

  26. O secretário da SESP, Fábio Mota, diz que os prováveis critérios para o novo modelo de coleta de lixo, em Salvador, será através de pesquisa de satisfação pública. Belo critério. Se funcionar será uma maravilha, pois, hoje, nos bairros populares as empresas privadas de coletas fazem cada coisa.

  27. O Bahia Já ampliou para 21 matérias postadas de uma só vez em sua home.

  28. O diretor do Detran foi à imprensa e disse que estava tudo resolvido no órgão. Mas, quem procurou o órgão, hoje, tomou um susto: sistema fora do ar há 3 dias e muitos problemas.

  29. Na sessão especial para comemorar os 400 anos do TJ, na ALBA, hoje, a presença de apenas 11 desembargadores, metade do plenário vazio, e muitos representantes dos poderes.

  30. Pior foi na sessão especial para Abdias Nascimento, um integrante do movimento afro criou o maior barraco com um PM porque estacionou o carro com adereços ao evento nas proximidades da rampa, em local proibido. Quando foi advertido pelo PM, o afro disse que estava havendo preconceito. Só que o PM também era afrodescendente.
Que loucura!

  31. No plenário, o secretário da Reparação do Município chegou atrasado e queria por que queria sentar-se à frente, no local das autoridades. Como as cadeiras já estavam todas ocupadas, um assessor tomo na tora uma cadeira de uma integrante do cerimonial (a garota depois sentiu-se mal) e levou-a para o chefe. Um outro PM, presente no plenário, resgatou a cadeira de volta.

  32. Na tarde desta quinta-feira, 4, a Câmara Municipal de Salvador realizou uma sessão solene para celebrar a festa de Corpus Christi, que acontece dia 11 deste mês. O vereador Jocecal Rodrigues (PPS), autor do requerimento que possibilitou a sessão, convidou para falar sobre os aspectos históricos e religiosos da festa diversas autoridades da igreja católica, entre eles, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador dom Josafá Menezes.

  33. O Bahia Já errou: não foram 2000 servidores da Embasa que cairam na malha fina da Receita. São mais de 3000.

  34. Por mais que Geddel não goste que se compare ele com ACM a resposta que deu ao presidente do Senado, Sérgio Gabrielli, sobre suas "candidaturas" ao Senado, lembrou o velho.

  35. A audiência pública territorial sobre a história e cultura afrobrasileira nas escolas estaduais da região sisaleira acontece no auditório da Filarmônia 30 de Junho, em Serrinha, nesta sexta feira, 5, promoção da Comissão da Igualdade da ALBA.