Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

RECUPERAÇÃO DA ECONOMIA E PESQUISA DATAFOLHA PARA LULA ANIMAM WAGNER

Ministra Dilma Rousseff vai passar o São João em Caruaru, Pernambuco
31/05/2009 às 20:14
Foto: Manu Dias
Wagner, no Distrito de Piabas, Caém, de casa em casa cativando o eleitorado com olho em 2010
  Miudinhas globais:

    1. Por enquanto, os três prováveis candidatos competitivos a governador da Bahia, em 2010, o governador Jaques Wagner (PT), o ex-governador Paulo Souto (DEM) e o ministro Geddel Vieira Lima estão adotando estratégias assemelhadas, porém, cada qual por si. Como já dito aqui neste site gastando solas de sapatos em permanente diálogos com os eleitores da capital e do interior.
    2. De novidade nesse processo, sinais de recuperação da economia nacional e a posição do presidente Lula, o qual, retomou o patamar recorde de aprovação que tinha antes da crise econômica mundial aportar no Brasil. Datafolha, publicada na edição deste domingo, 31, aponta que seu governo está sendo avaliado como ótimo/bom 69% dos brasileiros. Para 24%, a gestão é regular e, para 6%, ruim ou péssima.


    3. Em novembro de 2008, o presidente obteve 70% de aprovação popular. O índice caiu para 65% em março de 2009, acompanhando o temor da crise. Na última pesquisa, além de recuperar o índice de aprovação de novembro, o petista retomou a nota média mais alta que já teve, 7,6.

  
    4. A pesquisa aponta que a popularidade de Lula aumentou cinco pontos porcentuais entre os entrevistados com renda familiar mensal de até dez salários mínimos e diminuiu sete pontos porcentuais entre os que ganham mais do que esse valor.

  
    5. A popularidade deu impulso à hipótese de o presidente concorrer a uma nova reeleição nas eleições de 2010. O cenário, hoje dividido praticamente meio a meio, era diferente em novembro de 2007. Na época, 65% rejeitavam a possibilidade do terceiro mandato e 31% apoiavam.

  
    6. O Datafolha situa ainda que, caso resolvesse se candidatar, Lula seria reeleito em primeiro turno, com 47% dos votos. O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), ficaria com 25% do eleitorado. Sem o terceiro mandato, o tucano lidera todos os cenários da disputa.


   7. Como o presidente já disse que não pretende manchar sua biografia e deseja eleger Dilma Rousseff sua substituta, apesar de deputados golpistas desejarem o contrário, inclusive 16 deles da Bahia, esta hipótese além de ser real é viável, sobretudo se a economia melhorar no segundo semestre e avançar em 2010.


   8. Quais seriam então os reflexos dessa posição de Lula na Bahia? Altamente positivos para os dois candidatos alinhados com o governo, Jaques Wagner e Geddel Vieira Lima, ainda distantes de um novo acordo (PT+PMDB) como fez questão de destacar o ministro no III Encontro Regional do PMDB, em Jacobina, neste final de semana.


   9. Já quanto ao ex-governador Paulo Souto resta-lhe, na hipótese de uma aliança nacional e local DEM + PSDB, com o presidente se mantendo nesse patamar de 70% ótimo/bom, agora e em 2010, direcionar suas críticas ao governo Wagner, ainda com 43% de ótimo/bom e precisando melhorar sua atuação no Estado, para sobreviver politicamente na disputa.


   10. Evidente que ainda estamos muito distante do momento das composições políticas. O senador João Durval, em recente entrevista ao BJá, disse que só acredita nelas depois do Carnaval de 2010. No momento, segundo sua ótica, só existem especulações. Mas, como quem fica parado é poste, os três prováveis candidatos se movimentam para sentirem o pulsar do eleitorado até o momento das alianças.


   11. No meio político são raros os que acreditam em três chapas competitivas para governador isoladamente, Jaques, Geddel e Souto. Admitem os mais experientes que as alianças serão inevitáveis, como, aliás, aconteceram em 2006. A questão é saber fazer a hora, ter paciência e trabalhar até os ponteiros se acertarem.


   12. Por ora, cada relógio bate num tempo. Mas, com certeza, neste domingo de final de maio, com a arrecadação do ICMS no Estado melhorando e Lula a 70 km por hora, o governador Wagner deve estar mais feliz e confiante.


   13. O estrago que o tsunami da barragem Cocal fez no Piauí é uma situação inacreditável. A pergunta é a seguinte: quem pagará por tal descaso?

   14. Depois de 89 anos atuando no mercado do jornalismo econônimo a Gazeta Mercantil fechou suas portas. Na Bahia, em sua redação, atuaram bons jornalistas. Zezé fez história na GM.

   15. Na escolha de Salvador para uma das 12 sub-sedes da Copa do Mundo de Futebol 2014, sem surpresas. Essa pedra já tinha sido cantada há meses. Valeu a festa no Pelourinho onde o governador Wagner recebeu a imprensa para falar da responsabilidade que o Estado tem diante do evento, investimentos, o novo estádio e assim por diante. 


   16. Há tempo até lá. Caso Wagner seja reeleito, em outubro de 2010, seu mandato vai até dezembro de 2014, e pega a Copa. O prefeito de Salvador será outro porque João Henrique, já reeleito, só tem mandato até 2012. De toda maneira, Estado e Prefeitura são entes e sobrevivem aos compromissos e aos seus mandatários.

   17. A responsabilidade para que a Bahia tem um bom desempenho segue adiante e espera-se que seja dos melhores.
 
   18. O prefeito João Henrique acompanhou o anúncio do resultado no Pelourinho, em companhia do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, de secretários municipais e assessores, garantiu que a Prefeitura fará tudo para Salvador brilhar durante a realização da Copa do Mundo de 2014.
 
  19. "É muito importante para a cidade receber um evento de grande porte, de visibilidade internacional como este". Para o prefeito, o município ganha projeção e vende-se como destino turístico, movimenta sua economia, recebe recursos para investimentos em infraestrutura, gera emprego e renda".

  20. A Prefeitura organiza projetos viários, entre eles o Transalvador, que integrará vários modais de transportes, e a requalificação da orla, que prevê a transformação do canteiro central em uma área de lazer, a construção de uma passarela de 4,5 metros fazendo a ligação entre o Centro Administrativo da Bahia e o estádio de Pituaçu, bem como a duplicação da Avenida Pinto de Aguiar.
 

  21. Outras intervenções incluem a implantação da via exclusiva da Avenida Paralela e a conclusão dos 22 quilômetros da Avenida 29 de Março, que, quando estiver pronta, ligará os bairros de Piatã a Paripe. 

  22. O Pará da governadora Ana Júlia Carepa, do PT, ficou fora da Copa 2014. São tantas as trapalhadas naquele estado que a FIFA pulou fora. A Amazônia será representada por Manaus.

  23. Quem também sentiu muito a perda da Copa foi Goiânia que tem estádio e times muitos melhores do que Cuiabá, uma ilustre desconhecida no mundo do futebol. Aí pesou a midia ambientalista e o Pantanal venceu.

  24. A ministra Dilma Rousseff vai passar o São João em Caruaru, Pernambuco.

  25. Segundo Celso Minc, ministro do Meio Ambiente, os ministros "machadinhos" do governo são Mangabeira Unger (Assuntos Estratégicos) e Alfredo Nascimento (Transportes). Querem podar ainda mais a Amazônia.

  26. Alfredo Nascimento estará em Salvador nesta segunda-feira, 1º, na reunião do PR com o senador César Borges.

   27. A Bahamas não tem nada a ver com o mundo da bola. Mas, tem a ver com o mundo do luxo, da mordomia. Por isso que a FIFA escolheu Nassau, sua capital, para divulgar as 12 cidades brasileiras da Copa. Poderia ter escolhido Comandatuba.

  28. O cardeal emérito do Rio, dom Eugênio Sales, escreve neste domingo sobre a violência no trânsito. O cardeal da Bahia, dom Majella, sobre o hóspede misterioso e discreto, pentecostes, fim do ciclo da Páscoa, a descida para virgem Maria do Espírito Santo. São dois momentos da igreja brasileira.

  29. O filme Vincere, do italiano Marco Bellocchio, não ganhou Canes. Mas, mostra que a Itália entra em nova fase cinematográfica das boas. A fita Gamorra, de Matteo Garrone, está nessa lista.

  30. A cantora Claudia Leitte faz um esforço enorme para melhorar sua imagem como mãe.

  31. Perguntar não ofende: Como vai o Plano Estadual de Mudança Climática uma das exigências do Ministério do Meio Ambiente?

  32. Os 16 deputados federais baianos que assinaram a PEC do 3º mandato para Lula estão com saudade de 1964.

  33. Expectativa para o Dia dos Namorados é de aumento de 9% nas vendas do comércio em relação a 2008.

  34. O governo do Estado agiu rápido e colocou um comercial na TV logo que se deu o anúncio de Salvador na Copa. Ponto pra comunicação.

  35. Na transmissão da Copa a Band chamou Natal e caiu nas Bahamas. Silvio Santos tava no auditório comandando seu programa de domingo.