Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

JOÃO HENRIQUE DIZ SHOPPING ALGUM COBRARÁ ESTACIONAMENTO EM SUA GESTÃO

Quem autorizou a transferência de Matheus Meira para a Bahia?
23/05/2009 às 20:10
Divulgação
João afirma que shopping é também equipamento de lazer para todas as classes sociais
  Miudinhas globais:

  1. O prefeito João Henrique voltou a ser taxativo com relação à cobrança de estacionamento nos shoppings da capital baiana. Diz que durante a sua administração os shoppings podem tirar os "cavalinhos da chuva" porque ele não autoriza a cobrança e tem argumentos para isso, além de manter a sua bandeira política firme em defesa do consumidor.

  2. "O alvará dos shoppings não abrange essa nova atividade e a Prefeitura não vai liberar outro alvará que a contemple, porque entendemos que esses estabelecimentos vão além da atividade comercial. São equipamentos urbanos de lazer e entretenimento para todas as classes sociais", afirmou.


  3. Para evitar que pessoas abusem da utilização indevida do local, o prefeito defendeu um melhor sistema de vigilância ou controle por parte de cada estabelecimento.

Considerada uma de suas bandeiras políticas de quase 20 anos, o assunto está sendo acompanhado com especial atenção pelo prefeito. "Recorreremos até a última instância para manter a gratuidade", enfatizou João.

  4. A estimativa é de que, existe em São Paulo aproximadamente 15 mil presos baianos. Destes, uma boa parte gostaria de cumprir a pena junto a seus familiares na Bahia. Ocorre que, como a transferência implica em custos aos cofres estaduais (o custeio dos presídios é exclusivamente dos governos estaduais), não há vagas.

  5. O governo da Bahia, historicamente, sempre negou tais transferências. Enquanto isso, o governo de São Paulo sempre desejou mandar os presos, não só da Bahia, mas de outros estados, também. 

  6. Assim, causou estranheza que Matheus Meira tenha conseguido vir para um presídio baiano. Será que "Zé das Botas" não tem o mesmo direito? Existem centenas de pedidos junto a Secretaria da Justiça.  

  7. A SJCDH, portanto, tem o dever de informar quem autorizou a vinda de Mateus a um presídio baiano, e sobretudo saber por que os outros 7 mil presos não recebem o mesmo tratamento. 

  8. O Sindicato dos Peritos Técnicos da Bahia esclarece para a sociedade baiana que não está participando da paralisação dos policiais civis. Segundo o presidente do Sindicato dos Peritos Criminalistas, Gerluis Paixão, não existe a participação dos Peritos Criminalistas, Médicos ou Odontolegistas no movimento do Sindpoc (Sindicato dos Policiais Civis da Bahia).

  9. "Para que o perito criminalista execute a perícia em caso de morte violenta, é necessário que exista a ‘provocação' da polícia  civil. Não estamos sendo solicitados, por isso que os levantamentos cadavéricos e as perícias não estão sendo realizadas. Essa não é uma premissa da nossa categoria", esclareceu Gerluis.


  10. Existe uma confusão em relação à participação dos Peritos no movimento grevista dos policiais civis. O presidente do Sindicato dos Peritos também esclareceu que existe o desvio de função de policiais civis que atuam no Instituto Médico Legal, exercendo a função de auxiliares de perícia, o que confunde a opinião pública e divide as categorias.
  11. "Por esse motivo, que os policiais civis bloquearam a entrada e saída do Instituto Médico Legal Nina Rodrigues; para evitar que os policiais civis lotados naquela instituição exerçam as suas "funções".


  12. Os peritos criminalistas também estão em campanha salarial e informam que no próximo dia 28 de maio a categoria também realizará paralisação de suas atividades por 24 horas, e discutirá posteriormente em assembléia a possibilidade de iniciar uma greve por tempo indeterminado.


   13. "Se o governador Jaques Wagner não abrir o canal de negociação, podemos parar por tempo indeterminado. Nós aprendemos a fazer greve juntos, lutamos muito tempo no movimento sindical. Hoje nós continuamos na luta por melhores condições de salário e de desempenho das funções na área de segurança pública. É uma pena que o governo do PT tenha mudado de lado e utilize os mesmos métodos que criticamos e combatemos por toda a vida", disse o presidente do sindicato.

   14. Já avisaram aos deputados federais da Bahia que Salvador vive problemas sérios com as fortes chuvas? Tá na hora desse pessoal dá uma palavrinha de conforto, de solidariedade. Eleição vem aí em 2010!

   15. E a FIEB, Lions, Rotary, ACS e outros órgãos da Bahia porque também não ajudam?

   16. A Tarde deste sábado mostrou com todas as letras e fotos como a Prefeitura de Salvador trabalha para os ricos, na reurbanização da Avenida Centenário; e para os pobres, no Alto da Terezinha, Subúrbio Ferroviário.

   17. O presidente da Venezuela, Hugo Chavez, vem a Salvador na segunda-feira, 25, depois de mais uma lambança no seu país estatizando as siderúrgicas.

   18. A propósito diz-se que almoçará na ALBA com deputados, mas, até hoje, o cerimonial da Casa está sem saber ao certo.

   19. O governo do Estado depois de anunciar economia na obra do Complexo Viário 2 de Julho estaria devendo R$4 milhões ao empreiteiro Nicolau Martins, na NM.

   20. Os empresários de uma termoelétrica que estão instalando unidade no CIA ficaram admirados com o prédio do Museu Vanderley de Pinheiro, interditado porque o teto desabou, e pensaram em demolir o imóvel. Que loucura! Aí alguém teve o bom senso de avisar que o prédio é tombado e funciona um museu.