Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

WAGNER LEMBRA TROCA BRADESCO PELO BB E DIZ QUE COMEÇA COLHER FRUTOS

Imbassahy diz que Secretaria da Reparação não é moeda de troca
15/05/2009 às 19:24
Foto: Manu Dias
Governador Wagner recebe Cartão Corporativo do presidente do Banco do Brasil
   Miudinhas globais:

   1. O Governo de Estado e o Banco do Brasil assinaram nesta sexta-feira (15) acordo para a implementação do Projeto Nordeste na Bahia. A iniciativa tem como objetivo ampliar a parceria entre os estados nordestinos e o banco na busca pelo desenvolvimento sustentável da região.

   2. Sendo possível, integrar o planejamento estadual com as soluções e serviços oferecidos pelo Banco do Brasil. Daí que, o secretário de Planejamento do Estado, Walter Pinheiro, fez uma exposição sobre as ações que estão sendo desenvolvidas no governo Wagner com o objetivo de "desenvolver com equilíbrio social, produzir, crescer e repartir o bolo com todos".

   3. Esse foi o âmago da fala de Pinheiro para uma platéia de deputados, prefeitos e técnicos do governo e do Banco do Brasil. Desta vez o prefeito João Henrique, da capital, mandou representante, o vice-prefeito Edivaldo Brito, o qual, também foi prestigiado pelo cerimonial e sentou-se ao lado do governador.

  4. Pelo BB expôs as diretrizes do banco para o Projeto Nordeste o diretor Sérgio Miranda Nazaré destacando o que há a oferecer, como participar e integrar-se dentro do PNE. Existem recursos e a intenção do BB é integrar todos os municípios baianos na rede DRS, de Desenvolvimento Sustentável. 

  5. Dezenas de prefeitos estiverem presentes ao evento e o cerimonial do governo fez questão de nominá-los um a um, como prova de apreço e um quezinho de política. É certo que, para participar do PNE as Prefeituras têm que fazer deveres caseiros, pois, embora haja dinheiro, não cairá do céu.
 
  6. O novo presidente do BB, Aldemir Bendine, pela primeira vez na Bahia, disse que o  Banco do Brasil acredita que é possível "atuar no apoio à gestão pública e em atividades produtivas que contribuam para promover trabalho e renda no Nordeste".

  7. Hoje, foram anunciados três convênios. Com o Comitê Estadual para Integração da Cadeia Produtiva da Caprinovinocultura para atender produtores de 48 municípios baianos com apoio técnico e logístico; criação do Canal Facilitador de Crédito, que vai ampliar os canais de atendimento aos pequenos produtores rurais por meio dos 194 escritórios regionais da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agropecuário (EBDA); a implantação do programa de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), destinado a agricultores assentados e de áreas remanescentes de quilombos.


  8. Além desses convênios outras ações estão sendo planejadas. Foi criado o Grupo Técnico Estadual que vai ficar responsável por elaborar um plano de trabalho que promova a parceria com o Banco do Brasil nos próximos quatro anos.

  9. "Nós queremos que esse potencial de investimento na Bahia se traduza em resultados concretos, que beneficiem o agricultor e o empresário seja ele pequeno, médio ou grande", explicou a secretária da Casa Civil, Eva Chiavon, única mulher entre os homens na área das autoridades maiores.

  
   10. O governador Wagner estava com semblante de satisfeitíssimo. "A parceria construída em 2007 vai rendendo seus frutos e pode ser melhorada ainda mais. Quando nós escolhemos o Banco do Brasil não queríamos apenas um banco para operar as contas do estado, nós queríamos um parceiro para o desenvolvimento regional e, felizmente, este desejo está se materializando", comemorou o governador lembrando a troca do Bradesco pelo BB.


  11. Na solenidade, o presidente do BB entregou ao Governador Jacques Wagner o primeiro Cartão Governo, o cartão corporativo do estado. Ele vai substituir às contas de suprimentos e permitirá a redução de custos, melhor controle dos gastos e agilidade nos pagamentos de pequenas despesas.

  12. A notícia do cartão corporativo chegou a Assembleia. O líder da Oposição, deputado Heraldo Rocha (DEM), considerou a medida preocupante diante do histórico dos cartões corporativos no governo Lula (Vide matéria na Editoria de Política).

  13. Ainda sobre a solenidade do Projeto Nordeste, tanto Pinheiro; quanto Miranda Nazaré falaram demais. Uma parte da platéia, como é natural, ficou dispersa e encheu a sala do cafezinho.

  14. As imagens do Maranhão que a TV mostram toda noite diante das chuvas naquele estado revelam a pobreza e o mandonismo dos Sarney. 

  15. O caso dos desmandos da PM no Distrito Federal é parecido com o da Bahia. Com a diferença de que, lá, quem praticava as falcatruas era o comandante da PM em exercício.

  16. O Ministério da Educação (MEC) renovou o convênio firmado com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) para o programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), onde participam a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional (FNDE), autarquia vinculada ao MEC que capta recursos para o programa.
  17. A Uneb é considerada pioneira em atividades voltadas para o EaD (Ensino a Distância). Destaque para os cursos de graduação em Licenciatura em Química, Matemática e História, e a Especialização em Educação a Distância.

  18. Hoje, a universidade oferece aproximadamente três mil vagas em cursos de graduação e especialização, atendendo a 33 polos, sendo 32 na Bahia e um na cidade de Aracaju, em Sergipe. 

  19. A Presidência do Tribunal de Justiça abre segunda-feira (18) pela manhã, na Internet, a inscrição de juízes titulares ou substitutos das Varas Cíveis da capital para 10 vagas na I Jornada de Direito Civil e Processual Civil da Escola de Magistratura, oferecidas pela Escola de Magistratura Federal da 1ª Região. 


  20. A I Jornada de Direito Civil e Processual Civil da Escola de Magistratura acontece entre os dias 17 e 19 de junho, em Salvador. As vagas são limitadas e serão completadas pela ordem de preenchimento do formulário a ser postado no site do Tribunal de Justiça.

  21. O senador João Durval (PDT) receberá no próximo dia 26 de maio, em Brasília, o Prêmio do Mérito Legislador 2008, oferecido pelo Instituto de Estudos Legislativos Brasileiros (IDELB).

  22. Dos nove vereadores da Câmara de Mairí - cidade localizada na Chapada Diamantina, a 284 quilômetros da capital -, cinco são filiados ao PMDB. Toda a bancada e mais dois secretários municipais estarão no lançamento do Encontros Regionais - PMDB 2010, na próxima segunda-feira, no Bahia Othon Palace Hotel, em Salvador. 

  23. O ex-deputado Benito Gama é o presidente do Instituto Getúlio Vargas, do PTB. Apareceu, ontem, no programa nacional do partido.

  24. A Setur vai apoiar o Arraiá da Capitá. Aproveitando a deixa, quanto vai "pagá"?

  25. A indústria automobilística tá numa gulodice enorme: já tá lançando a linha 2010 dos automóveis e ainda estamos em maio.

  26. A Policia não ficou de fora do sequestro do garoto Josebal, em Feira de Santana. O pai do garoto despistou a imprensa com essa informação falsa.

  27. Dia 26, no Cerimonial Rainha Leonor, Santa Casa de Misericórdia (Pupileira) o jornalista Sérgio Mattos lança o livro "Só Você Pode, Jayme", um perfil de Jayme Ramos de Queiroz, pela Contexto & Arte.

  28. O verador Paulo Magalhães Jr. afirma que não autorizou passagens aéreas para a colega Tia Eron no período em que ocupou interinamente a presidência da Câmara Municipal de Salvador. "Se aparecer algum documento com minha assinatura autorizando, reembolso os valores das passagens" afirmou.

  29. No início da atual legislatura, Magalhães Jr. foi eleito 1º vice-presidente da Câmara e exerceu interinamente a presidência em janeiro, depois que o presidente Alfredo Mangueira (PMDB) renunciou ao cargo. Em uma nova eleição, o comando do Legislativo Municipal foi entregue ao vereador Alan Sanches (PMDB), e Magalhães Jr. reconduzido à 1ª vice-presidência.
 
  30. No relatório de concessão de passagens aéreas apresentado anteontem pelo presidente Alan Sanches, desde que assumiu o cargo em 02 de fevereiro deste ano, consta que o vereador Paulo Magalhães Jr. não utilizou nenhum bilhete pago com dinheiro público.

  31. Que mistério!

  32. O comandante ucraniano Victor Tretyakov, 52 anos, morreu na manhã desta sexta-feira 15 na cabine do navio Blue Seas. A embarcação carregada com 34.052 toneladas concentrado de cobre estava atracada desde o dia 29 de abril no Porto de Aratu, em Candeias.

   33. Segundo César Chagas, funcionário da Agência de Navegação Caboto, responsável no Brasil pela embarcação, Tretyakov não se alimentava havia oito dias e bebia muito. 

   34. Que me recorde é a primeira vez na história da Bahia que um comandante morrer de pileque.

   35. O professor Jorge Portugal vai deixar a audiência do Aprovado, na TV Bahia, pelo traço do Sabendo, na TV Brasil.

   36. A prefeita de São Francisco do Conde, Rilza Valentim, PT, está entrando numa sem volta. Ao financiar com dinheiro da Prefeitura um projeto de assistência social modelo bolsa família prioriza o assistencialismo, sem levar em conta o produtivo. Não tem futuro esse tipo de programa, isoladamente.

   37. O prédio da SESP, velho, está caindo; o prédio da Prefeitura, novo, virou peneira quando chove.

   38. O vice-prefeito Edivaldo Brito conversou bastante com o governador Wagner na solenidade do Projeto Nordeste do BB.

   39. Aos poucos, a SESAB vai caindo na real e passando administrações de hospitais para a iniciativa privada.

   40. "Não há solução para o Brasil sem o Nordeste", frase vista na mesma solenidade do BB.

   41. O ex-prefeito de Salvador e atual presidente do PSDB na Bahia, Antonio Imbassahy, lamenta a atual situação da Secretaria Municipal da Reparação, que conforme avalia está perdendo a sua principal função, que é a de reparar (como diz o próprio nome) dívidas históricas do Estado para com a população afro-descendente, a partir da implementação de política públicas específicas.

  42. Já foram quatro os secretários que passarem pela Semur, contando com Maria Alice Pereira, exonerada ontem, de acordo ainda com a matéria, para atender ao PDT.


  43. "Não posso me furtar a dizer que a criação dessa secretaria, em 2003, foi recebida como uma conquista do movimento negro em Salvador e, na minha avaliação, deveria ser preservada apenas a esse viés, livre de qualquer utilização política, para que as suas ações atendam plenamente o seu fim".

   44. Hoje, foi difícil achar Odiosvaldo Vigas na Câmara para saber se ele vai assumir a nova função. Nos bastidores do PDT diz-se que não assume.

  45. O Secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Nelson Pelegrino, participará na próxima segunda-feira, do 1º Encontro de Secretários de Estado de Justiça, que será realizado no Ministério da Justiça, em Brasília.
 
  46. Pelegrino vai à capital federal na expectativa de articular algumas das propostas que ele defende, como a Polícia Prisional e o programa de Atendimento a Dependentes químicos, um projeto piloto, que não existe em nenhum outro estado e que o secretário deve implementar em primeira mão na Bahia.

  47. Relação do Conselho de Cultura de Lauro de Freitas: Sociedade civil: Tássio S.Cardoso - Literatura, Nelcy Piaggio de Oliveira Freitas - Artesanato, Coriolano Oliveira Filho - Comunidades Tradicionais, Thais Rodrigues Podleskis - Artes Plásticas e Fotografia, Rejane Pereira Rodrigues - Cultura Popular, Lucilene de Oliveira Almeida - Dança, Ricardo André Souza Dias Vieira - Música, Fábio Pereira Barros - Teatro, Alfredo Martins dos Santos Júnior - Audiovisual e Cultura Digital, Raimundo Nonato das Neves - Patrimônio Cultural, Sebastião Edson de Jesus Crispim e Ilda Loureiro da Silva - suplentes.  

  48. Empresários: Associação Comercial, Industrial, de Agronegócios e Clubes de Serviço de Lauro de Freitas que indicou Roberto Shorts.


   49. Poder público:
Apio Vinagre - Secretaria de Governo, Artemio da Luz - Secretaria de Educação, Germano Andrade Ladeira - Secretaria de Planejamento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Cibele Isaura dos Santos - Secretaria da Saúde, Célia Lopes dos Santos - Secretaria de Políticas para Mulheres, Carlos Ventura, Emanuela Ferreira, Jefferson Freire, Gildásio Freitas e Henrique Queiroz - Secretaria de Cultura e Turismo.


   50. Câmara Municipal:
vereador Lula Maciel.


   51. É...a Câmara levou a pior.

   52. Lauro de Freitas vai cair no forró, entre 23 a 27 de junho. A secretaria de Cultura e Truismo está preparando a festa, com atrações regionais e locais. A estrutura será montada na Praça da Matriz, com shows a partir das 20h.