Marcelo Nilo garante que João Henrique procurou o PSDB para filiar-se
: BJá |
|
Marília Muricy dá forte abraço em Pelegrino pouco antes da posse, no saguão |
Miudinhas globais:
1. Se alguém tinha dúvidas de que o governador Wagner está reforçando sua equipe política de olho em 2010, a posse do deputado federal Nelson Pelegrino (PT), na Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, nesta tarde chuvosa de segunda-feira, 4, redimiu todas as inadvertências. Auditório da Fundação Luis Eduardo Magalhães, no CAB, completamente lotado, corredores idem, e até saguão do prédio repleto de personalidades de todas as matizes.
2. Secretariado em peso, deputados da base governista idem-idem, da Assembléia e da Câmara, correligionários da base popular de Pelegrino, prefeitos, vereadores, lideranças de bairros da capital e RMS. Enfim, superou a posse de Walter Pinheiro, no Planejamento, igualmente, bastante concorrida.
3. E o que disse Pelegrino aos jornalistas? "Vou trabalhar para ajudar o governo Wagner nos dois sentidos, tanto no campo administrativo; quanto no político". Ou seja, incrementar as atividades na Secretaria de Justiça e fazer política.
4. O líder do governo na Assembléia, deputado Waldenor Pereira (PT), diz que Pelegrino é um grande reforço para o governo, mais no campo político do que no administrativo, embora entenda que ele se sairá bem nos dois segmentos.
5. O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Marcelo Nilo (PSDB), sem meias palavras e assumindo total responsabilidade pela declaração, disse ao BJá que, o prefeito João Henrique procurou a cúpula do PSDB para integrar o partido e ser candidato a governador, em 2010.
6. Marcelo não adiantou quem da cúpula o prefeito teria procurado. As informações, em off, já publicadas neste BJà dão conta de que o interlocutor do prefeito foi o ex-presidente do PSDB, ex-deputado e ex-secretário municipal Nestor Duarte Neto.
7. Outro detalhe que também rolou em conversas de bastidores na posse de Nelson Pelegrino: o ministro Geddel Vieira Lima só soube da movimentação do prefeito através da imprensa. Daí que, a última conversa do ministro com o prefeito, no final de semana passada, foi amistosa, cordial, mas com algumas observações de natureza política relacionadas à fidelidade.
8. A rigor, não há atritos entre ambos (Geddel x João) embora a antiga paz celestial não reine de forma tão absoluta.
9. O prefeito não esconde de ninguém sua vontade de ser governador da Bahia. Falou sobre este tema, nas entrelinhas, no dia do protesto dos prefeitos contra Wagner, na UPB, no final de abril (28), inclusive citando a música de Bel Marques, "A Fila Andou", se situando nela.
10. Pelegrino foi a posse literamente rubro-negro, numa alegria imensa por assumir a pasta da Justiça e pelo Tri-Leão. Não se sabe se combinado e/ou não, o governador Wagner também esteve rubro-negro na posse.
11. O governador estava satisfeitíssimo com os resultados do campeonato baiano, no plano financeiro, segundo a FBF com 50% a mais de capilé do que o ano anterior, além de ser o mais tranquilo nos últimos 5 anos. Wagner creditou isso a organização das torcidas, a ação da PM e a organização da FBF.
11. Agora, quanto ao Bahia, ele que é tricolor, disse que parabenizava o Vitória por ter ganho em campo, numa disputa boa, competitiva.
12. Fé e tradição vão marcar, na manhã do próximo dia 10 (domingo), as homenagens a São Francisco Xavier, padroeiro da capital baiana. Juntas, a Câmara Municipal e a Arquidiocese de São Salvador da Bahia realizam os festejos ao santo protetor dos soteropolitanos. Neste ano, a solenidade completará 323 anos de história cristã.
13. A Câmara é patrocinadora da festa religiosa desde 1686, preservando, desde então, uma tradição marcada por missa celebrada na Catedral Basílica e procissão pelo Terreiro de Jesus. São mais de três séculos de louvação, unindo vereadores, populares e religiosos.
14. Após missa solene, o cortejo pelo Terreiro de Jesus, quando vereadores, religiosos e populares se revezam na condução do andor com a imagem de São Francisco Xavier, configura-se como um dos momentos mais belos da festa em louvor ao santo padroeiro de Salvador.
15. O curioso da imagem desse santo é que só tem do tronco para cima. É um santo sem pernas.
16. Um fiasco essa promoção dos 7 pontos mágicos de Salvador. O povo está cheio dessa babação e numa outra completamente diferente.
17. Fiasco 2 foi o Coité Folia. Fizeram uma Micareta meia-perna, sem atrações, e o povo ficou puto.
18. A China vai instalar 28.000 quilômetros de linhas de metrô até 2011. As obras já foram iniciadas em 15 cidades, simultaneamente. E veja os senhores e senhoras que o Metrosal, o Jussárico Metrô de Salvador, vai completar 10 anos e não concluiu 4 km.
19. Então, em sendo assim, no máximo, vamos chegar a nos aproximar de Recife e veja lá quando. Para chegar a China, nem no século 22.
20. Deputado Federal Sérgio Barradas Carneiro (PT-BA), Procurador da Câmara dos Deputados; Deputado Federal Ibsen Pinheiro (PMDB-RS); Ministro Marco Aurélio, Supremo Tribunal Federal (STF); Jornalista Claudio Abramo, Diretor Executivo da ONG Transparência Brasil; Antônio Augusto de Queiroz (Toninho), Diretor do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP).
21. Essa equipe acima estará nesta terça-feira, 21h30min, na TV Câmara, Programa Expressão Nacional debate as relações do Parlamento com a Imprensa.
22. O Departamento de Comunicação da Prefeitura de Lauro de Freitas promove encontro da prefeita Moema Gramacho, nesta terça-feira (5), na
Casa do Trabalhador, Centro, às 9h, com a imprensa. Moema fará um balanço dos 120 dias de gestão e apresentará as metas para 2009.
23. Logo após, às 11h, será inaugurado o Ambulatório do Centro e a Central Municipal de Regulação, na rua da Saúde, ao lado do Fórum Eleitoral. Também na terça-feira, às 15h, a administração municipal entrega o Pronto Atendimento 24h de Areia Branca.