Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PREFEITO SONHA COM ONDINA E SE BOBEAREM SENTA NA CADEIRA DE GOVERNADOR

Primeiro de Maio vira festa de sindicalismo de resultados. Uma vergonha.
01/05/2009 às 18:07

Foto: Arquivo
João teme ficar sem mandato e considera missão Salvador praticamente concluida
  Miudinhas globais:
 
   1. Desde o último dia 28, em entrevista ao BJá antes do início da marcha dos prefeitos para protestar contra o governo Wagner, que o prefeito João Henrique (PMDB), revelou seu interesse em disputar a eleição para governador da Bahia, em 2010. Não escondeu de ninguém esse fato, revelou ter gostado do número da pesquisa IPESP/Lavareda ( tem 12% de intenções de votos) e admitiu que estava na fila.

   2. Até brincou com alguns jornalistas, embora estes não tivessem dado muita atenção a frase de João com insinuações à música carnavalesca de Bel Marques (A Fila Andou), dando conta de que a fila estava andando. Nesse mesmo dia, o repórter Levi Vasconcelos, em sua coluna Tempo Presente, A Tarde, havia noticiado que João procurara o PDT e o PSDB como alternativas ao PMDB.

   3. Agora, A Tarde retoma o assunto, com matéria de Regina Bochicchio e Biaggio Talento, referendando a postura de João diante desse fato situando que o prefeito quer o ninho tucano para disputar a eleição. O presidente do PSDB na Bahia, Antonio Imbassahy, confirma o interesse do prefeito, embora não tivesse dado detalhes de como João se movimentou nessa direção.

   4. Pois não dito; o prefeito procurou o ex-presidente do PSDB na Bahia, ex-deputado Nestor Duarte Neto e ex-secretário municipal de Infra-Estrutura e Transporte do Município, com quem João nunca deixou de conversar, para ter esse entendimento. Nestor, de sua parte, repassou informação a Imbassahy e outros, chegando ao conhecimento do PMDB através de uma conversa entre o presidente da ALBA, Marcelo Nilo, e o secretário da SESP, Fábio Mota (ligado a Geddel).

   5. A interlocutores mais próximos, no âmbito da administração municipal, o prefeito tem sinalizado que teria encerrado seu ciclo de administrador na Prefeitura, com as ações realizadas na sua primeira gestão e agora até 2010, sendo oportuno dado à sua popularidade, chegar ao governo do Estado. Vê chances nesse sentido, se utilizará do marketing produto Salvador para difundir seu nome no Estado, tem a similaridade do nome João que é o mesmo do senador e ex-governador João Durval, seu pai, e só precisaria resolver a questão política com o PMDB.

   6. Mas João também não poderia ser candidato do PMDB? Poderia, sim senhor. Tanto que, a convite de Lúcio Vieira Lima, presidente do partido, vai a Itapetinga, próximo dia 18, fazer exatamente o que esta dito no parágrafo acim: fazer política, difundir seu nome e as ações realizadas na Prefeitura de Salvador. 

   7. A dúvida, hoje, é saber se o jogo de João ao procurar o PSDB e o PDT envolve o beneplácito do PMDB, até para confundir os adversários, e/ou se se movimenta com pernas próprias, neste caso, colocando-se num campo minado e perigoso e reaproximando Geddel de Wagner. 

   8. Em se tratando de João Henrique tudo é possível: é um político por essência, teme ficar no vácuo entre 2010/2012 e sem mandato até 2014, na hipótese de não participar do processo eleitoral 2010 como protagonista, e tem chances de disputar a eleição para governador como competitivo.

   9. Ao BJá, na UPB, João lembrou que, em 2008, saiu em quarto lugar para disputar a reeleição, em Salvador, e chegou em primeiro, nos dois turnos.

   10. A essência de sua candidatura estaria tão somente na legenda. O PMDB é controlado por Geddel Vieira Lima e, por posto, sem combinação, João continua como o segundo da fila; no PSDB,o tucanato pode abrir a legenda uma vez que este partido não tem candidato ao governo e Paulo Souto está a cada dia mais candidato no DEM; e no PDT também haveria esse possibilidade, conversa já feita com o deputado Severiano Alves, o qual, atualmente, voltou a morrer de amores por João.

   11. Esse é o quadro. E, como todo mundo sabe, com João não se brinca. Se bobearem, olha ele lá no Palácio de Ondina.

   12.  Dois fatos marcantes da semana fazem da comemoração do 1º de Maio um dia especial, segundo o deputado Edson Pimenta (PCdoB). O primeiro é a decisão do Supremo Tribunal Federal de finalmente revogar por 7 votos a 4 a Lei de Imprensa, famigerada legislação criada pelo regime militar (1967), e que sempre foi combatida pelos profissionais da imprensa e entidades comprometidas com a liberdade de informação.


  13. O segundo fato, o Tribunal Regional Federal, por 11 votos a 4, negar o pedido de abertura de processo administrativo contra o juiz Fausto De Sanctis, acusado de desobediência ao STF no processo contra o empresário russo Berezovski, no caso MSI/Corinthians. O magistrado é também o responsável pelas investigações e condenação do banqueiro Daniel Dantas.


   14. Segundo Pimenta, que participa do 1º de Maio dos municípios de Retirolândia, Riachão do Jacuípe, Serra Preta e Ibicoara, são duas decisões que mostram a consolidação da democracia no país e por isso mesmo "são fatos dignos para comemoração". No fim de semana (sábado e domingo), o deputado acompanha o governador Jaques Wagner aos municípios de Lençóis e Seabra.
 
   15. Falar em 1 de maio, o sindicalismo de resultados desmantelou a data na capital. Que coisa! Nunca se viu nada igual. Antes, entidades consideradas aguerridas como a FETRAB e a CUT se transformaram em dóceis, do amém. E aqueles deputados que iam ao Campo Grande fazer protestos e passeatas cadê-los? Sumiram.

   16. Como diria o saudoso presidente do Brasil, pai do trabalhismo do país, Getúlio Vargas: "Trabalhadores do Brasil" existe uma crise de grandes proporções na economia mundial. Acordem, lutem.

   17. A Prefeitura de Feira de Santana está ajudando o Fluminense, Touros do Sertão, com patrocínio de R$ 240 mil, divididos em cinco vezes. A marca da Prefeitura está estampada na camisa dos jogadores. 

   18. O decreto de Emergência do prefeito João Henrique está sendo considerado nas bandas do governo como factóide: muita propaganda e pouco conteúdo.

   19. A SEDUR vai relicitar os espaços dos restaurantes do Dique do Tororó.

   20. Os veículos de comunicacão também estão reclamando do governo do Estado diante de faturas atrasadas.

   21. Não pegou bem para a imagem do deputado Nelson Pelegrino o texto (e o contexto) do relatório da CPI dos grampos. Todo mundo esperava um documento mais contundente diante do que sempre pregou o deputado, considerado um dos mais atuantes do PT na Bahia. Em Brasília, há decepção com a pena de Pelegrino.

   22. E, o que parece mais desconcertante: deixar o barco andando para assumir a Secretaria da Justiça do Governo da Bahia, sem o relatório ser aprovado e podendo ser mexido para condenar Daniel Dantas. Pra completar, herdará de Marília Muricy, a secretária que deixa a pasta na próxima segunda-feira, um decreto que abre os arquivos da ditadura na Bahia.

   23. Trata-se, obviamente, se as investigações prosperarem, de um bom palanque de midia, mas, bastante polêmico. Até porque, pode revelar novos fatos, e pode, também, diminuir a dimensão de percepções de algumas pessoas envolvidas com torturas e prisões.

   24. A Prefeitura de Miguel Calmon lança edital para compra de 3 veículos novos. É a crise.

   25. Diante da falta de pagamentos a fornecedores de alimentos a presidiários, por parte do governo do Estado, os detentos do Presídio de Segurança Máxima, em Serrinha estariam passando a ovo e farofia.

   26. Os alunos da Escola Estadual Odorico Tavares pararam a Vitória, em Salvador, protestando contra a falta de professores. Esta é uma das 4 escolas do governo que atinge a nota 5 no Enem.

   27. 82.479 matérias foram lidas na edição do BJá de ontem.

   28. Adriano jogando no Flamengo vai ser bom. Ele fica mais perto do gol brasis e do morro.

   29. O presidente Barack Obama deu sua terceira entrevista coletiva em 100 dias de governo prestando contas, sem rodeios, respondendo diretamente a jornalistas. Que belo exemplo a ser seguido por outros países, inclusive pelo Brasil. 

   30. A diferença é que, no Brasil, há uma série de restrições e o presidente ainda faz discurso político em cima das perguntas da imprensa.

   31. O Shppping Paralela está tumultuando a Avenida Paralela, no trânsito. É bom tomar uma providência antes que ocorra o primeiro acidente. Vai pegar mal pra imagem do Shopping e também da Prefeitura.

   32. Mexicano de máscara e aquele chapelão parece filme do Zorro. É nada! É a gripe porcina, em espanhol.

   32. O presidente Lula ficou p.. das calças diante da propaganda do PPS afirmando que o governo federal estava pensando em mexer na poupança, e prejudicar os pequenos poupadores. Experimentou do veneno. Na sua campanha, o marketing do PT dizia que Alckmin iria privatizar o BB e a CEF. Tudo mentira, tanto na poupança; quando no BB e na Caixa.

    32. Pimenta no dos outros é refresco.

    33. Terreno lunar no trecho da Estrada do Coco no perímetro urbano de Lauro de Freitas. Se chover no final de semana vira pantanal.