Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

ENEM PROVA QUE ENSINO ESTADUAL DO NÍVEL MÉDIO NA BAHIA ESTÁ FALIDO

Presidente da UPB vai às turras com deputado Leur Lomanto JR
30/04/2009 às 20:21
Foto: El Pais
Britney Spears, a rainha pop que faz o mais sucesso em toda Europa com o espetáculo Circus
  Miudinhas globais:

  1. Ainda sobre o ensino médio praticado na Bahia, base fundamental para o jovem entre 14 e 17 anos de idade, a média nacional das escolas é de 50.52, numa escala que vai até 100 pontos. Ou seja, para ficar mais didático, nota 5. Na escola, todo mundo sabe que 5 é a nota que o aluno passa arrastado. A nota 6, para a maioria dos pais é regular. Só a partir da nota 7 o aluno está um pouco acima da média.

  2. Pois dito; dos mais de 100 colégios estaduais em Salvador, apenas 4 deles, conseguiram notas superiores a mínima do Enem. Foram eles: Colégio da Polícia Militar - Unidade Lobato, 54.47; Colégio da Polícia Militar, Unidade Dendezeiros, 54.13; Colégio Thales de Azevedo, 53; e João Florêncio Gomes, 51.42. Todos os demais estão abaixo de 49.69, sendo que 24 deles têm notas que variam de 39,91  30.65.

  3. Isso significa dizer o seguinte: que, salvo os 4 acima citados (dois da PM, o Thales e João Florêncio Gomes) os alunos desses mais de 100 colégios estão com a capacidade de aprendizado 1/3 a menos do que os alunos do Colégio Helyos, particular, de Feira de Santana, que obteve nota 76.34.

  4. Veja que colégios tradicionais de Salvador estão com notas abaixo de 5: Modelo Luiz Eduardo Magalhães 4.7; Severino Vieira, 4.6; João das Botas, 4.5; Manoel Devoto, 4.4; Luiz Viana Filho, 4.3; Roberto Santos, 4.2; Duque de Caxias, 4.2; Anfrísia Santiago, 4.0.

  5. Há sinais de mudanças nesse panorama? Não.

  6. Observe o que diz a APLB/Sindicato: - Existe um déficit de cerca de 10 mil professores e isso tem prejudicado o ensino público na Bahia. O ensino sofre com déficit qualitativo, já que em muitos municípios os docentes estão sendo desviados de suas funções, sendo responsáveis por disciplinas que não correspondem às suas qualificações.

  7. O coordenador da APLB, Rui Oliveira, fez um diagnóstico da situação do ensino público naBahia que, segundo ele, pode ainda sofrer com inúmeros prejuízos ao ano letivo. "É preciso que o ano letivo comece, de fato, para muitas escolas estaduais que, simplesmente, estão com aulas comprometidas por falta de professores e outros funcionários", afirmou.


  8. Oliveira, que chegou de uma viagem a 60 municípios, observou que a situação tem sido crítica em todas as cidades. "Em Porto Seguro existem colégios que funcionam em esquema de dia sim, dia não por conta da falta de professores. A situação precária se repete em cidades como Teixeira de Freitas, Juazeiro, Serrinha e Euclides da Cunha", completou.

  9. Constatou também um alto déficit qualitativo nos colégios. "Além da falta de professores, os colégios têm sofrido com o déficit qualitativo, já que faltam professores para algumas disciplinas como química, física e matemática - e outros docentes não qualificados às assumem", disse.

   10. Conforme Oliveira, a situação na capital é pior nas escolas do subúrbio e periferia. "São cerca de 1.700 escolas estaduais no estado e há déficit de professores em quase todas as escolas do interior. Em Salvador, a situação é mais grave em regiões do subúrbio e periféricas, como Cajazeiras e Mussurunga", disse.


   11. Ministra Ellen Gracie solicita informações ao governo da Bahia: - Diante da inegável relevância da matéria tratada na presente ação direta de inconstitucionalidade e do seu especial significado para a ordem social e a segurança jurídica, adoto o procedimento abreviado no art.12 da Lei 9.868/99. Assim sendo, a. solicitem-se informações ao Governador e à Assembléia Legislativa do Estado da Bahia, que poderão prestá-las no prazo de dez dias.

   12. A questão do número de prefeitos presentes na Marcha da UPB passou a ser irrelevante diante da repercussão política do fato. O governo, da fato, vacilou. Deixou o PT - como partido - falar em seu nome e quando abriu os olhos já era tarde.

   13. Agora, a discussão entre o presidente da UPB, Roberto Maia, e o líder do PMDB, deputado Leur Lomanto Jr, quando a manifestação chegou à ALBA foi durríssima. Certamente ainda sem ser informado das articulações da cúpula do PMDB, Maia chamu Leur de f..de não seu de que.., p...que los queira... E outros adjetivos salgados.

   14. O Projeto de Regularização Fundiária dos Terreiros de Salvador ainda não foi enviado a Câmara. O lobby dos evangélicos é forte. Sal gorsso neles. Na encruzilhada.

   15. Queda-de-braço 2: a primeira foi pela licença ambiental do Hospital Geral do Subúrbio. A Prefeitura amarrou o quanto pode. A segunda, agora, é sobre a homologação do Estado de Emergência do prefeito João. Travou. É igual aquela novela: Toma lá...dá Cá.

   16. Essa multa de R$30 milhões do IMA a Petrobras diante da poluição ambiental da RLAM está virando piada.

   17. A Tribuna da Bahia ignorou o discurso de ACM Neto contra o governador Wagner. O Correio disse que ACM Neto criticou a situação das delegacias. Homem quá! Isso é lá jornalismo!

   18. 140 mil vão deixar Salvador no feriadão. Queria só saber quem inventou esse número! Em nosso levantamento são 139.696 pessoas.

   19. O Brasil pode vir a comemorar no próximo ano o "Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil", o projeto de lei que está em pauta na Comissão de Educação e Cultura, recebeu da relatora, a deputada federal, Lídice da Mata (PSB) parecer favorável a instituição da data no calendário oficial brasileiro.

  20. De acordo com o projeto de autoria da deputada, Sueli Vidigal (PDT),  essa conquista será lembrada todo dia 24 de fevereiro.


   21. Segunda a relatora, a data é alusiva a edição do Código Eleitoral Provisório de 1932, que deu as mulheres o direito à cidadania política, por meio do voto. No relatório Lídice destacou o valor histórico da data, que contribuirá para relembrar os avanços e recuos das conquistas do movimento feminino brasileiro.


   22. Tá vendo o que fazem!

   23. Morpará é um pequeno município às margens do Rio São Francisco. População humilde e um prefeito - Vanzinho, como é conhecido - do PT. Até aí tudo bem. Mas a cidade está sem segurança. E tem um policial civil não diplomado em Direito extrapolando.

   24. O presidente da ALBA, Marcelo Nilo, PSDB, não quer opinar sobre a dissidência Wagner (PT) x Jutahy + Imbassahy, PSDB. Marcelo está com o governador com quem conversou sobre o assunto.

   25. O pronunciamento de Clarindo Silva, proprietário da Cantina da Lua, na audiência pública na Assembléia sobre a situação do Pelourinho levou várias pessoas às lágrimas. Já o secretário de Cultura, Márcio Meireles, disse que está tudo bem no Pelô. E soltou umas farpas para a Prefeitura. O que estaria ruim -limpeza, etc- é com a "viúva".

   26. Alaide do Feijão, presente na audiência, corou de raiva. Por pouco, Meireles não leva um safanão.

   27. Técnicos e máquinas da Prefeitura de Lauro de Freitas e do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba) iniciam, na terça-feira (5), obras emergenciais na Estrada do Coco, no trecho que corta o município, para tapar os buracos causados pelas chuvas dos últimos dias.

  28. A Estrada do Coco, BA 099, é uma via estadual, cuja manutenção é de responsabilidade da Secretaria Estadual de Infraestrutura.

  29. Mas, não é só aí não: Lauro de Freitas tá uma buraqueira só.

  30.  Associação dos Servidores da Secretaria da Câmara Municipal de Salvador (Ascam) realizou reunião, dia 30, pela manhã, no Auditório do Anexo Emmerson José, para tratar da negociação que a entidade vem realizando com a Mesa Diretora da Casa.
  31. A pauta ficou centrada na tramitação do processo para recebimento da URV, que, conforme a direção da categoria, foi reconhecido para os servidores da Assembléia Legislativa, Tribunal de Contas e Tribunal de Justiça.


  32. Como o mês de maio é a data-base para os servidores da Câmara, um canal de negociação foi aberto com a presidência, que vem estudando as reivindicações da categoria. A Ascam propõe 6% para o mês de maio deste ano, vale refeição de R$ 550, gabinete odontológico, isonomia, plano de saúde e definição da URV.

  33. A definição da URV é igual a novela Caminho das Índias. Vai dar mais uma volta no Índico e não se resolve.

  34.  Os diretórios nacionais dos partidos políticos têm até as 19 horas desta quinta-feira (30) para enviar o balanço contábil do exercício de 2008 ao Tribunal Superior Eleitoral. Os diretórios estaduais devem encaminhar suas informações aos Tribunais Regionais Eleitorais e os diretórios municipais aos juízes eleitorais.

  35. Os balanços devem conter a discriminação dos valores e destinação dos recursos recebidos do fundo partidário, a origem e valor das contribuições e doações, as despesas de caráter eleitoral, com a especificação e comprovação dos gastos com programas no rádio e televisão, comitês, propaganda, publicações, comícios, e demais atividades de campanha e a discriminação detalhada das receitas e despesas.

   36. Previsão de tempo chuvoso no feriadão, em Salvador e Litoral Norte.

   37. A novidade entre as agências de publicidades vencedoras de lotes da conta governo do Estado é a presença da Maianga. De Angola para a Bahia. Fez o caminho de volta. Claro, sem deixar o país africano.

   38. Morre o ex-deputado Nobelino Dourado, de Irecê. Era um figuraço. Mas, muita gente achava ele um chato de galocha. Que Deus o tenha.

   39. Fofão, com licença do repórter Aloísio, ex-Correio Bahia, atual Correio, é o novo apelido carinhoso de Ronaldão, o Fenômeno. 

   40. O líder da Oposição, deputado Heraldo Rocha (DEM), recebeu hoje uma comissão de fornecedores da Secretaria de Segurança Pública do Estado que denunciaram que estão há dois meses - fevereiro e março - , sem receber os pagamentos devidos. 

   41. O secretário do Planejamento, Walter Pinheiro, diz que paga tudo até meados de maio.

   42. O governo da Bahia  tem alardeado que está em dificuldades financeiras devido a crise internacional e, no entanto,  apresentou um balanço consolidado encerrado em 31. 12. 2008, publicado no Diário Oficial do Estado, em que teria disponível em caixa exatos R$1.572.175.692,00, valor superior aos anos anteriores.

  43. Agora é pra valer: o almoço de adesão em homenagem ao desembargador Paulo Furtado, ministro convocado do Superior Tribunal de Justiça (STJ), será no próximo dia 29 de maio, às 14 horas, no Restaurante Amado, na Avenida Contorno, informou a Associação dos Magistrados Aposentados (Amap), que está à frente da organização. 

  44. As listas de adesão ao almoço encontram-se com a servidora Sônia Aziz, na Sala 320, ala sul do Tribunal de Justiça, na diretoria da Amab, e com o advogado Antônio Marques Neto (telefone 3356-4769).

  45. O espetáculo Samba no Canavial, parte integrante da "VIII edição do Festival do Teatro Brasileiro - Cena Pernambucana, etapa Bahia", ocorre na próxima segunda (4), às 20h, no largo Pedro Archanjo.

  46. Bom descanso no dia do trabalho.