Hospital Ronerto Santos está com problemas de faltas obstetras de plantões
Foto: BJá |
|
Marcha de Prefeitos se transformou em ato político contra governador Wagner |
1. A pesquisa divulgada pela Executiva do Democratas do IPESP/Lavareda causou preocupações nas hostes do governo diante dos números conferidos ao ex-governador Paulo Souto. Natural que assim fosse, pois, toda pesquisa sempre causa alguma polêmica. Na última do DataFolha, por exemplo, o prefeito de Salvador, João Henrique, PMDB, ficou chateado porque não incluiram o seu nome. Agora, na do IPESP, está bem na fita com 12%.
2. A reação mais dura contra o resultado da pesquisa partiu do presidente regional do PT, Jonas Paulo, que a classificou de "insensatez, politicagem, eleitoreira, sandice e pirataria". Para ele, a desconfiança é pelo tempo que ficou no forno, levando mais de um mês para ser publicada, e a contradição direta com a metodologia, a cientificidade e o resultado da realizada pelo Datafolha no mesmo período.
3. "Deixa qualquer especialista ruborizado", afirmou o dirigente petista, para quem é até compreensível por ter sido feita por quem entende de propaganda e não de estatística e pesquisa. "Esse é um expediente velho e desgastado na Bahia; vão-se os cachimbos, ficam as bocas tortas", disse.
4. Trata-se, obviamente, de uma declaração política. Até porque, o DEM não iria gastar dinheiro para ter resultado manobrável diante de um pesquisador nacional de respeito como é o caso de Antonio Lavareda. Além disso, embora o campo das duas pesquisas tenha sido num período próximo um do outro, os atores políticos avaliados são distintos. E, no caso do IPESP, mais real.
5. Já o líder da Oposição na Assembléia Legislativa da Bahia, deputado Heraldo Rocha (DEM), comemorou hoje os resultados da pesquisa IPESP. "Essa pesquisa nos revela situações importantes. Temos um ex-governador à frente na preferência do eleitorado e que sequer colocou sua candidatura a apreciação dos baianos, enquanto o atual governador assume que é candidato a reeleição, tem a máquina pública em sua mão e não consegue entusiasmar o eleitorado", avaliou Rocha.
6. Também não é bem assim. Paulo Souto é candidato, todo mundo sabe disso, tanto que o DEM encomendou a pesquisa e colocou seu nome.
7. O deputado Heraldo credita a rejeição elevada de Wagner ao baixo desempenho do governo em setores estratégicos: "Houve um crescimento de 80% no número de homicídios nos últimos dois anos. Não há professores e salas de aulas suficientes para atender à rede estadual e os alunos são obrigados até a realizar serviços de limpeza e revezamento das turmas. O serviço de saúde é ruim a dengue assola o Estado"
8. Nesse aspecto tem razão. Tanto que, na pesquisa interna do governador Wagner (VOX Populi), os pontos vulneráveis do governo são: segurança pública, saúde e educação.
9. O deputado Sandro Régis (PR) ressalta que os resultados da pesquisa Ipesp refletem o que tem visto no interior: "Tenho percorrido diversos municípios do interior baiano, inclusive ao lado do governador Paulo Souto e temos visto a receptividade dos baianos, além de recebermos diversos relatos de insatisfação com a atual administração petista".
10. A mobilização na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), também repercutiu na Câmara Municipal. O vereador Paulo Magalhães Júnior (DEM) deu sua justificativa para o desempenho abaixo do esperado do governador Jaques Wagner nas pesquisas. "Prefeitos foram para o CAB fazer uma marcha anti-Wagner. É por isso que segue estagnado nas pesquisas enquanto seus concorrentes continuam crescendo", opinou.
11. Para redimir todas as dúvidas está em campo uma nova pesquisa de avaliação do governo Wagner, VOX Populi, encomendada pela Agecom. Resultados devem sair na próxima semana.
12. O Hospital Roberto Santos está com problemas de médicos obstetras nos finais de semana, devido a demissão em massa dos profissionais plantonistas por baixo salários e falta de negociação com o estado. Os médicos plantonistas da sexta-feira estão preocupados com a possibilidade de serem obrigados a dobrar o Platão (48hs contínuas de serviço) para cobrir essa falta.
13. Eles já enviaram manifesto à direção do hospital que até o momento não solucionou o problema. No última sábado apenas um profissional estava trabalhando, quando deveriam ser no mínimo três e mesmo assim o mesmo saiu do plantão avisando que não mais retornaria devida a falta de condições de trabalho no local (ele era terceirizado).
14. Nesta quarta-feira (dia 29), às 13h, o Colégio de Líderes da Câmara Municipal se reúne no Salão Nobre para, entre outros temas em pauta, definir medidas que visam dar maior eficiência às atividades das comissões permanentes da Casa.
15. O presidente Alan Sanches (PMDB) solicitará dos presidentes das comissões que enviem à Mesa um planejamento das ações programadas para que possam ser melhor divulgadas. Além disso, será discutida a proposta de realização de audiências públicas mensais com todas as comissões.
16. Esse povo todo usando máscaras para evitar a gripe suina lembra filme de terror.
17. Quatro meses para uma consultora dar um parecer sobre o Balé do TCA é um mundo de tempo. Avisa ao pessoal que o governo quer pressa.
18. Por iniciativa da vereadora Aladilce Souza (PCdoB), a Câmara Municipal de Salvador promove nesta quarta-feira (dia 29), às 9h, no auditório do Centro Cultural, sessão especial em homenagem ao Dia da Dança.
19. O palestrante será o advogado Rafael Neumayr, especialista em direito da cultura e entretenimento. O evento foi organizado em parceria com o Fórum de Dança Bahia (FDB) e o gabinete da deputada federal Alice Portugal (PCdoB).
20. O Leão nunca deu sorte com o Galo. Desta feita, com o Galo de crista caida diante da Raposa, 5x0, quem sabe se não chegou o dia do Leão.
21. O Projeto Social Criamundo foi considerado de utilidade pública municipal pela Câmara, através do Projeto de Lei 50/90. Com sede em Salvador, a ONG tem como objetivo promover a inserção profissional e social dos portadores de transtorno mental, de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social.
22. A ONG estimula práticas de alternativas de inclusão, geração de renda e cidadania. A proposição foi do vereador Gilberto José (PDT).
23. O livro "Leite Derramado", de Chico Buarque, já caiu para terceira posição dos mais vendidos. "A Cabana", de William Young, voltou ao topo.
24. A Câmara dos Vereadores indica ao prefeito João Henrique autorizar a implantação de uma Unidade de Pronto Atendimento (PA) 24 horas, no Distrito de Brotas. A proposta é do vereador Gilmar Santiago (PT), diante das necessidades da comunidade local na área da saúde.
25. Já o vereador Alcindo da Anunciação, PSL, quer um posto do PSF, em Paripe.
26. Satisfeito com o bom resultado da marcha dos prefeitos nesta terça-feira, o presidente do PSDB baiano, Antonio Imbassahy considerou que o governo do estado cometeu dois grandes erros: Primeiro, menosprezou a representatividade da UPB por ocasião da eleição para a presidência da entidade, em fevereiro último, e, agora, errou de novo ao tentar boicotar o evento, desprezando a capacidade de organização e mobilização do seu presidente Roberto Maia e aliados.
27. Artistas, jornalistas, amigos e fãs estiveram na Mídia Louca, em Salvador, na segunda-feira, dia 27, para conferir o lançamento do audacioso projeto de 130 canções inéditas de Luiz Caldas. As obras vão estar disponíveis no site oficial do criador a Axé Music (http://www.luizcaldas.com.br/), podendo ser ouvidas e compradas.
28. Em nota encaminhada divulgada à imprensa, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Prevenção à Violência (Sesp) informou que a Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), depositou desde o dia 17 de abril o pagamento dos trabalhadores terceirizados no Carnaval.
29. O valor debitado na conta da empresa contratada, TMW Empreendimentos e Serviços LTDA, foi de R$330.474,13, correspondente aos trabalhadores que atuaram na fiscalização do Carnaval a serviço da Sesp.
30. A Sesp informou que as pessoas que ainda não receberam o pagamento devem se dirigir à sede da TMW, na Rua José Ernesto dos Santos, no Centro de Lauro de Freitas, nº 208, sala 306.
31. Um terceirizado quer saber o seguinte: Se a SEFAZ depositou os valores desde o dia 13, porque hoje, 28, ninguém informa previsão para pagamento? O dinheiro está depositado em algum fundo de investimentos em nome da empresa para render? Ou a Prefeitura não depositou?
32. Começou hoje, no Salão Nobre do Fórum Ruy Barbosa, o treinamento dos servidores do próprio FRB, do Fórum Criminal e dos Juizados de Salvador sobre o ponto eletrônico, que será implantado nessas unidades no próximo dia 4.
33. As explicações foram dadas por representantes da Gerência de Recursos Humanos (GRH) do Ipraj e servidores da Sudir e da Suase. Ainda será feito um treinamento para os gestores e titulares das unidades judiciais, em data que será divulgada.
34. Certo é o cantor Michael Jackson: usa máscara contra gripe suina o ano todo.