Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

GOVERNISTAS DIZEM QUE SÓ 30% PREFEITOS DEVEM PARTICIPAR DA MARCHA UPB

Roserberg Pinto foi ao MP explicar gastos da Petrobras com São João
27/04/2009 às 20:21
Foto: El País
Susan Boyle, novo fenômeno da música lançada internacionalmente pela internet
  Miudinhas globais:

  1. A marcha de prefeitos coordenada pela União dos Municípios da Bahia (UPB) está programada para chegar a Assembléia Legislativa às 11h. Inicialmente, iria até a governadoria, conforme afirmou o presidente da entidade, Roberto Maia, ao BJá. Mas, diante do acirramento político só se deslocará até a ALBA, sendo recebida pelo presidente Marcelo Nilo.

  2. Nesta segunda-feira, 27, nos corredores da Assembleia deputados da base do governo apostam que somente 30% dos prefeitos (125 no total dos 417 municípios) participarão do protesto. "Não mais do que isso", me confessou um deputado que preferiu não dar o nome para evitar querelas políticas adicionais. Disse-me, ainda, que há um movimento, no governo, para evitar uma densidade maior ao protesto.

  3. Ou seja, o governo tá correndo atrás do prejuízo depois que prefeitos do PT fizeram uma reunião na Semana Santa, sob a coordenação do prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, e anunciaram um boicote à marcha. A partir desse episódio, o protesto ganhou dimensão política e gerou um intenso noticiário desfavorável ao governador.
Alguns telefonemas teriam sido disparados nesta segunda, da base governista, para evitar o pior.

  4. Em parte, o estrago já aconteceu. Ainda assim, governistas asseguram que a presença de 250 prefeitos na marcha não tem a menor possibilidade. E, em suas contas, o número não passará de 125. Agora, é contar os presentes.

  5. O presidente do Democratas, ex-governador Paulo Souto, reafirmou hoje (27) o seu total apoio à marcha: "É um movimento legítimo, que não é contra ninguém e sim a favor da melhoria das condições das prefeituras municipais, que são os entes federativos que mais estão sentindo a crise", disse.

        
   6. Souto preferiu não participar diretamente do ato da UPB, exatamente para evitar correlações partidárias. "Os prefeitos têm todo o direito de se manifestar e ninguém pode retirar deles este direito", afirmou.

         
    7. O ex-governador, no entanto, voltou a condenar a tentativa do PT de esvaziar politicamente ao movimento. "É muita contradição, um partido que se diz democrático, que quando era oposição participava de todo e qualquer manifestação pública, e agora quer decidir qual é o movimento que pode ou não pode ter apoio da oposição", afirmou.

    8. O deputado ACM Neto diz que também apoia a marcha, mas, não participará diretamente devido compromisso em Brasília. Como o protesto é pela manhã daria tempo de fazer as duas coisas: participar da marcha e da sessão na Câmara dos Deputados.

   9. O artigo do secretário de Turismo do Estado, Domingos Leonelli, publicado em A Tarde e intitulado "A Bahia e o 3º salto do turismo" causou espanto a deputados da oposição na Assembléia Legislativa. Leonelli considera que o turismo na Bahia apresenta 3 ciclos: o primeiro compreende os anos 1930/1940; o segundo, entre 1970/2006; e o terceiro, a partir dele (ou do governo Wagner).

   10. Como o governo Wagner ainda está em curso e o turismo baiano capenga, caberia ao secretário ter um pouco de modéstia e aguardar o julgamento da história, e não os termos elogiosos colocados ao sabor de sua pena.

  11. A Perini prepara uma edição especial do seu Circuito de Artes com fotos de mamães e seus pequenos, de 1º a 17 de maio. É, digamos assim, arte e comércio.

  12. As fotos foram resultado de uma ação da empresa em parceria com a Minilab para os clientes do Cartão Premium. As imagens retratam as clientes com seus rebentos e também as futuras mamães que estão aguardando a chegada da cegonha. 

  13. Dados do FMI sobre PIBs e paridade de poder de compra dos países em dólares: Estados Unidos: 14,3 trilhões / CHINA: 7,9 trilhões / Japão: 4,3 trilhões / Índia: 3,3 trilhões / Alemanha: 2,9 trilhões / Rússia 2,3 trilhões / Reino Unido: 2,2 trilhões / França: 2,1 trilhões / Brasil: 2 trilhões / Itália: 1,8 trilhão / México: 1,5 trilhão / Espanha: 1,4 trilhão / Coréia: 1,3 trilhão / Canadá: 1,3 trilhão/ etc. 

  14. O Banco do Brasil está atualizando, a cada 15 minutos, as informações sobre o processamento dos DAJs pagos em suas agências, caixas eletrônicos e correspondentes bancários e Internet banking, o que vai aprimorar a gestão da arrecadação feita pelo Ipraj.

  15. Também o Bradesco está adotando medidas para que possa prestar o serviço com maior rapidez na sua rede  em todo o Estado. A medida dá maior agilidade no andamento de processos judiciais e no recebimento de certidões e escrituras, entre outros documentos, além de garantir que os documentos emitidos têm autenticidade. 

   16. Obteve parecer favorável na Comissão de Constituição de Justiça da Assembléia Legislativa do Estado o projeto de lei de autoria do deputado Arthur Maia(PMDB) que obriga os bares, restaurantes, lanchonetes, hotéis, motéis e pousadas a colocarem à disposição dos fregueses portadores de deficiência visual cardápios em Braile.

   17. O deputado federal Sérgio Barradas Carneiro (PT/BA) participou na quinta-feira (24/04), do III Congresso Baiano de Direito de Família e da V Jornada Brasileira de Direito Privado, no Centro de Convenções, em Salvador.

   18. Como palestrante, o parlamentar falou sobre dois projetos de sua autoria: o Projeto de Lei (PL) 2.285/2007, que cria o Estatuto das Famílias, e a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 033/2007, que trata da implantação do divórcio direto no Brasil, ambos em tramitação na Câmara dos Deputados.

   19. Um grupo de parlamentares está percorrendo Santa Catarina nesta segunda-feira, 27, com a Caravana da Transparência para avaliar o andamento de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Estado. A única obra do PAC em Palhoça, na Grande Florianópolis, foi um pedágio na BR-101, que divide a cidade ao meio.

   20. O procurador-geral de Justiça Lidivaldo Britto recebe em seu gabinete, o assessor da Petrobras, Rosemberg Pinto. Rosemberg, que entregou documentos relacionados à aplicação de recursos para a realização de festas de São João em 26 municípios do interior do estado, o que, segundo informações da imprensa, vem sendo feita utilizando como interveniente a Ong "Associação de Apoio e Assessoria a Organizações Sociais do Nordeste (Aanor)".


   21. Na semana passada, o chefe do Ministério Público determinou que o Grupo de Atuação Especial de Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa do MP estadual (Gepam) promovesse a devida apuração dos fatos veiculados pela mídia, tendo em vista que a Petrobras poderia fazer os repasses para as prefeituras através de outros meios.
 
   22. A promotora de Justiça Heliete Viana, do Gepam, esteve presente à reunião solicitada por Rosemberg que se antecipou em prestar as declarações.

   23. Rosemberg chegou ao MP por volta as 15h e não falou com a imprensa. Ele estava acompanhado do gerente de comunicação da empresa, Darcles Andrade Oliveira, e do advogado Domingos Arjones.

   23. No último dia 17, o MP decidiu investigar se os contratos de patrocínio firmados pela Petrobras com a Associação de Apoio e Assessoria a Organizações Sociais do Nordeste (Aanor) e a Fundação Galeno D'Alvelírio para a promoção do São João em cidades do interior baiano em 2006, 2007 e 2008 estão dentro da legalidade.

   24. A promotora Heliete Vianna questiona a falta de um processo e escolha "mais rigoroso". Para ela, o modo como foi feita a escolha e o repasse "não é o caminho mais adequado do ponto e vista administrativo". 

   25. Susan Boyle, a participante do concurso britânico 'Britain's got talent' que se convertu em fenômeno na Internet, e que chega as paradas internacionais da música com sua cara de tia e roupas à moda século passado, está sendo aconselhada pela produtora a manter a cafonice.