11 anos da morte do deputado Luis Eduardo Magalhães sem reverências
Estadão |
 |
Toquinho, Ivete Sangalo e Andrea Bocelli, em São Paulo. E a Bahia? Quando teremos? |
Miudinhas globais:
1. Desde o embate entre Roberto Maia, prefeito de Bom Jesus da Lapa, PMDB x Luiz Caetano, prefeito de Camaçari, PT pelo comando da UPB - União dos Municípios da Bahia, com a vitória de Roberto, a instituição está fragmentada quase ao meio, dado a disputa apertadíssima entre ambos, diferença de uma dezena de votos.
2. Quando ACM comandava a instituição elegendo seu presidente essa fragmentação era menor, uma vez que, o comando carlista sempre vencia com uma diferença expressiva, e a UPB seguia adiante com certo poder de controle entre os prefeitos. Agora, no pau-a-pau, Roberto tem que fazer um esforço enorme para dirigir a Instituição na oposição (pelo menos em tese) ao governo do Estado.
3. Na última convocatória da UPB, Assembleia que se realizou o início de abril, o auditório esteve cheio de prefeitos do PMDB, DEM, alguns do PR e outros do PSDB. Mas, lá não estiveram os prefeitos do PT, sequer simbolicamente Luiz Caetano, para mostrar civilidade, já que disputou a sua presidência, nem outros do PP, PR, PCdoB e PSB.
4. Naquela Assembléia, com a presença do prefeito João Henrique, PMDB, da capital, o qual, não poupou críticas ao presidente Lula e ao governador Wagner, dizendo que governos do PT discriminam prefeitos que não são do PT, organizou-se um documento reivindicatório ao governo federal por compensações de verbas diante da perda do FPM e outros encargos.
5. E, neste mesmo documento, os prefeitos decidiram por uma paralisação das atividades nos órgãos públicos municipais, no próximo dia 28, terça-feira, como forma de pressionar os governos para que as ajudas saiam dos papéis.
6. Neste final de semana chuvoso, em encontro na capital, os prefeitos do PT sob a liderança de Caetano além de entenderem que o presidente Lula e o governador Wagner estão dando resposta aos seus anseios, disseram que não participarão do movimento paredista, dia 28.
7. O presidente da União dos Municípios da Bahia, Roberto Maia (PMDB), está consciente do papel que exerce e diz que vai seguir em frente dando rumo à UPB de acordo com a vontade da maioria, expressa nas urnas. Entende que não tem cabimento uma mobilização unilateral da minoria, sem representatividade consensual, salvo a ligação com o governo do Estado.
8. Maia reconhece algumas medidas adotadas pelo governo Lula até o momento em benefício dos prefeitos, graças a pressão dos municípios, mas acrescentou que continua preocupado com a renegociação do INSS, responsável pelo maior débito dos prefeitos baianos com a União.
9. As chuvas que cairam no final de semana, em Salvador, fizeram estragos enormes na cidade. Só de árvores tombadas com prejuízos a carros e ruas foram 21. Dezenas de chamados na Codesal, buracos e mais buracos. Aliás, problemas eternos da cidade do Salvador. Até a Avenida Centenário, recentemente reurbanizada, alagou.
10. Essa engenharia baiana, santo Pai!
11. Áreas do Centro de Convenções pareciam peneiras. Molahram dezenas de livros expostos nos estandes na IX Bienal do Livro da Bahia. Três estandes sofreram com as inflitrações no local. O valor dos prejuízos ainda não foram divulgados, mas a assessoria da Bienal garantiu que a Bahiatursa (Empresa de Turismo da Bahia) vai ressarcir todos os expositores que foram prejudicados pela chuva.
12. Segundo a assessoria do evento, o problema foi provocado pela estrutura do Centro de Convenções, que permite a passagem de água. A estrutura de escoamento do Pavilhão de Feiras transbordou, levando ao rompimento das caneletas de drenagem.
A 9ª Bienal do Livro da Bahia, que segue até o próximo dia 26 de abril, mantém sua grade de programação. Fraquinha.
13. Em Lauro de Freitas, neste final de semana, como de resto no Litoral Norte, um "dilúvio". Não deu sequer para comer um vermelho na Barraca Odoiá. Iemanjá estava indócil.
14. Os três deputados federais da Bahia (Mario Negromonte, João Bacelar e Maurício Trindade) que são apontados na lita de campeões do uso de passagens internacionais não devem sofrer impactos em suas bases eleitorais. Os dois primeiros atuam no interior distante da capital, em parceria com prefeitos e vereadores; e o terceiro tem base maior na periferia de Salvador.
15. Daí que essas pessoas vão continuar votando neles porque esse tipo de informação é difícil de chegar a essas peculiares bases. A esposa de um que foi a NY dezenas de vezes, outro que fez 22 viagens, isso, de fato, não tem a menor importância para o povo. Daí que, os deputados devem continuar voando com suas famílias numa boa.
16. Esse feriado de Tiradentes deveria acabar. Ser apenas um feriado do Estado de Minas Gerais. Assim como, o feriado de Proclamação da República, 15 de Novembro, não tem o menor sentido.
17. As chuvas continuarão em Salvador até quinta-feira próxima, 23.
18. Aumento da energia entre 5.1% e 8.6% em plena crise. A partir desta terça-feira. Acenda seu fifó para economizar.
19. Onze anos da morte do deputado Luis Eduardo Magalhães. A família manda celebrar missa na quarta-feira, 22.
20. A propósito da greve de fome do deputado José Edmar (PR-DF), o deputado Sérgio Carneiro (PT), diz que, com todo respeito ao colega, esta não é a melhor forma de se pressionar a Câmara dos Deputados. Se cada parlamentar fizer greve de fome para ver sua proposta incluída na pauta, teremos deputados mais esbeltos e com menos riscos de doenças, pois são muitos os parlamentares e muitas as proposições.
21. Eu mesmo, tenho uma PEC que julgo importantíssima, a 33/07 que suprime o instituto da separação judicial e elimina o prazo de 2 anos para o divórcio direto. Essa PEC tem duas aprovações unânimes (na CCJ e na comissão especial) e está pronta para ser votada há um ano e meio, de forma a atender, segundo o IBGE, 500 mil brasileiros que se separam por ano no Brasil.
22. Basta que seja levada ao plenário, mas, nem de longe, penso em fazer greve de fome para vê-la incluída em votação.
23. A propósito, o deputado José Edmar (PR-DF) iniciou ontem, na Câmara dos Deputados, uma greve de fome sem data para terminar. Segundo ele, a greve tem o objetivo de sensibilizar os deputados para discutir e votar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acaba com o Imposto de Renda e com o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
24. O vereador Paulo Magalhães Jr. (DEM) lembrou hoje (21) os 11 anos da morte do tio e padrinho, o ex-deputado federal Luis Eduardo Magalhães. "Quando vejo os escândalos em Brasília, fico refletindo como o Congresso Nacional perdeu com a ausência de Luis Eduardo.
25. "Ele era um exemplo de ética e seriedade na política, que deveria ser seguido em todas as esferas do Poder Legislativo", declarou. Luis Eduardo Magalhães presidiu a Câmara dos Deputados no biênio 95/96 e morreu vítima de ataque cardiáco.
26. Presidida pelo deputado Eliedson Ferreira (DEM), a Comissão de Defesa do Consumidor e Relações de Trabalho se reúne nesta quarta-feira, 22, às 10h com representantes da Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa) para esclarecer sobre o aumento das tarifas em todo o Estado.
27. O anúncio, feito pela Embasa no início do mês é de que os serviços de água e esgoto terão tarifas, em média, 14,33% mais caras já a partir de maio. "Precisamos saber sobre as bases deste aumento e saber se eles são justos para a sociedade", afirmou o deputado que destacou que existem muitas queixas contra a empresa.
28. Sui-generis: pescadores ocupam balsa da Petrobras para pedir indenizações pela poluição ambiental causada pela Refinaria Landulfo Alves.
29. Os magistrados que realizaram a pré-inscrição no curso de Capacitação em Poder Judiciário devem confirmar a inscrição e escolher a turma de seu interesse até o dia 8 de maio, utilizando o botão "Inscrição para Capacitação em Poder Judiciário", já disponível do lado esquerdo do site do TJ.
30. Os magistrados que não realizaram a pré-inscrição devem entrar em contato com a Supervisão de Desenvolvimento de Recursos Humanos do Ipraj, pelos números 3372-1737/3372-1840 ou e-mail
[email protected].
31. Bahia está capacitando servidores de Corregedorias para Combate a Corrupção. O MP também. Quanta corrupção né?
32. Frase do sanfoneiro Adelmário Coelho para esse tempo de chuva: - Não adianta cortar os punhos da rede que já sei me balançar.
33. Prefeito de Feira de Santana, Tarcízio Pimenta, feliz da vida com os resultados da Micareta de Feira.