Uma caminhaha pela paz no Alto das Pombas, bairro atingido pela violência em Salvador
Foto: ACM |
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Bloco Pinta Lá, um dos que desfilaram na Micareta de Feira, que acaba neste domingo |
Miudinhas globais:
1. Fica muita gente dando penada na decisão do governador Jaques Wagner de viabilizar a construção da Ponte Salvador-Itaparica sem saber, ao menos, qual o teor da engenharia econômico-financeira que será utilizada para concretizar a obra.
2. O "x" da questão está no fato de os recursos necessários advirem em pequena monta dos orçamentos públicos, tanto estadual, como federal, mas, na quase totalidade, de fundos de pensões dos funcionários das estatais federais que precisam, urgentemente, realizar investimentos para aplicação de bilhões de reais que estão disponíveis nos seus cofres.
3. A equação já estaria praticamente montada em termos de PPP, que seria liderada por uma empresa constituida pelos construtores e financiadores. Há uma informação circulante de que acharam uma rentabilidade fantástica, considerando a duração de 60 anos para exploração e adoção das tarifas cobradas pelo ferry boat, o que leva a crer que somente percalços políticos intransponíveis podem inviabilizar o empreendimento.
4. Os fundos de pensões estão cheios de dinheiro e faltam obras no País que possam dar um rendimento satisfatório, nos moldes da concessão ponte. Ao governo estadual caberia a elaboração do projeto e licitação para escolha da empresa ou consórcio executora e concessionaria da ponte, ficando com a responsabilidade apenas das liçencas ambientais e desapropriações das areas nas duas extremidades.
5. Além dos estudos de concepção da ponte que entroncaria com a Via Portuária no Comercio, ao contrário do projeto antigo que previa o acesso no Subúrbio Ferroviário, está sendo feito um zoneamento da Ilha, com previsão de transformar a área da costa maritima (de Mar Grande a Cacha Pregos) numa grande concentração de edificios, dada a peculariedade de ficar voltada para o nascente e praia de fácil acesso.
6. Não é a toa que uma grande construtora está adquirindo áreas estrategicas na Ilha, buscando formar um grande estoque de terrenos destinados a possíveis mega empreendimentos imobiliários.
7. O campeonato baiano marcha para a ladainha de sempre BAxVI.
8. A Secretaria de Cultura e Turismo de Lauro de Freitas já cadastrou mais de dez artistas locais. Quem ainda não fez seu cadastro, pode procurar a Secult, no Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão, Estrada do Coco, das 7h às 17h. A idéia é montar um banco de dados de artistas, bandas e Grupos Culturais, além de criar um cadastro único para mobilização de convênios, contratações e intercâmbios. Secult(71)- 3369-9214.
9. Com capacidade para abrigar 200 pessoas, o Teatro Monet foi inaugurado neste final de semana, em Vilas do Atlântico. Estreou com o espetáculo Os Prequetés. A montagem dirigida pelo diretor Heraldo Souza, com duas indicações para o prêmio Braskem, ficará em cartaz no Teatro Monet todos os sábados e domingos, até 31 de maio.
10. As estatais baianas estão com tudo. Em obidiência a legislação das S/A, publicaram esta semana, em todos os jornais, os seus balanços anuais de forma exuberante, com várias páginas em cores cheias de gráficos e tabelas. O da EMBASA compreendeu seis páginas, sendo quatro em cores, enquanto que o da BAHIAGAS consumiu três paginas em cores.
11. Para quem não sabe, a legislação exige a publicação em um jornal de grande circulação para permitir que os acionistas minoritários sejam devidamente informados da vida financeira das sociedades. Quem são os acionistas minoritarios destas empresas que ficam preocupados com a condução da gestão a ponto de precisar a publicação em três jornais, além do DOE?
12. O balanço da EMBASA traz um dado interessante: prejuizo, em 2008, de R$ 144,1 milhões contra um lucro de 47,8 milhões em 2007, apesar das receitas terem crescido quade R$ 142 milhões, cerca de 14,9 %.
13. Salta aos olhos como responsáveis pelo resultado negativo os números relativos as Despesas Administrativas e Gerais que chegaram a casa de R$ 245,8 milhões contra 139,9 milhões, em 2007 (aumento de 75,7 %).
14. Quanto ao da BAHIAGAS, verifica-se que auferiu um lucro de R$ 89,4 milhões contra 59,8, em 2007. O resultado é proveniente do quase equilibrio entre as despesas dos dois anos, combinado com o aumento extraordinário das receitas, passando de R$ 751,5 milhões em 2007 para 1,01 bilhão no ano passado, cerca de 34,5% de incremento.
15. A BAHIAGAS, que praticamente só atende ao Recôncavo, auferiu uma receita quase igual a da EMBASA que está presente em todo o Estado. A primeira alçancou R$ 1,01 bilhão enquanto que a segunda ficou com 1,09 bilhão.
16. Com a entrada em operação do GASENE, trazendo gás do sul do País, a BAHIAGAS vai atender toda a faixa litorânea do Estado, desde a divisa com o Espírito Santo, inclusive termoelétricas, chegando a regiões de Vitória da Conquista e Jequié, devendo suplantar facilmente a receita da outrora maior estatal baiana, em termos de faturamento.
17. Daí, também, tanto olhar político sobre a BAHIAGAS.
18. Uma missão de seis empresários da região da Siciília, na Itália, está em Salvador até esta quarta-feira, 22, interessada em ampliar comércio, especialmente nos setores de alimentos, bebidas e produtos cerâmicos. A missão integra a comitiva liderada pelo Secretário do Comércio, Artesanato e Cooperação da Sicília, Raguza Mariano, e pelo prefeito da cidade de Sciacca, Mario Turturici, cujo propósito é estreitar as relações culturais e comerciais.
18. A agenda da missão começou na última sexta-feira,17, com a assinatura do protocolo de intenções entre as cidades de Sciacca e Salvador, reforçando acordo firmado em julho de 2001 de cidades irmãs.
19. O encontro dos empresários italianos com os baianos foi agendado pelo Promo - Centro Internacional de Negócios da Bahia - e aconteceu na Casa D' Itália, quando foi apresentado o projeto "Cultura Vizinha da Terra Distante", que enfoca a realidade produtiva de cooperativas italianas para a produção de vinho, azeite extra-virgem, peixe, cerâmicas, laranjas e outros produtos típicos sicilianos.
20. A expectativa do Consul da Itália na Bahia, Giovanni Pisanu, e do coordenador do projeto "Cultura Vizinha da Terra Distante", Salvatore Dimimo, é "ampliar as relações de amizade e, assim, desenvolver projetos culturais conjuntos e também realizar negócios".
21. O Promo está coordenando também as visitas dos empresários italianos às empresas importadoras baianas na segunda-feira, dia 20 de abril. O foco é ampliar o comércio bilateral Bahia-Itália, que em 2008 foi da ordem de US$ 582 milhões, sendo US$ 492 milhões de exportações e US$ 90 milhões de importações, resultando em um superávit de US$ 402 milhões para a Bahia.
22. Os principais produtos baianos exportados para a Itália foram celulose, cobre, óleo combustível e couros e peles. Entre os produtos italianos importados pelo Estado estão nafta, chapas de poliuretanos, máquinas e equipamentos industriais.
23. Pelo oitavo ano consecutivo, os moradores do bairro
Alto das Pombas (Federação) promovem
nesta terça-feira, 21l, a partir das 7 horas, a "Caminhada da Paz" pelas ruas da Federação, animada com banda de música e muitas crianças, pais e mães do bairro, em sinal de alerta contra a crescente violência na cidade.
24. A Caminhada é um apelo à solidariedade, "para que a paz impere em cada residência, em cada rua do bairro, para construirmos uma sociedade mais fraterna e enfrentar a violência com gestos de paz", salienta um dos organizadores, o aposentado Jorge Nilton, há 27 anos morador do Alto das Pombas.
25. Todos os anos, centenas de pessoas de todas as idades, credos e partidos políticos participam da caminhada que, conforme diz o artista plástico Jamir Teixeira, "é um evento aberto à participação de todos, independente de sua formação política, pois o que nos interessa é a paz para todos os moradores do bairro".
26. Faz sucesso em Salvador o mais novo modelo da Citroën, o C4 (hatch), na Citroën Toulouse (Av. Paralela). Painel digital centralizado, ar-condicionado digital de duas zonas, além do volante de cubo fixo com comandos de diversas funções do veículo (como CD Player e Bluetooth), detectores de obstáculos dianteiro e traseiro, entre outros .
27. No dia da sua apresentação ao público foram vendidos 12 unidades, em março último. Este número expressivo na venda do C4 só vem confirmar a pesquisa divulgada pela Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores, Fenabre, que apontou o mês de março como o melhor mês da história na comercialização de veículos no Brasil.
28. O sanfoneiro
Targino Gondim é o mais novo garoto propaganda da campanha publicitária
Pernambuco conhece Pernambuco 2009. A escolha aconteceu por voto popular, após uma enquete realizada pelo Governo de Pernambuco para saber que personalidade representaria melhor o seu estado. 29. A sanfona fala mais alto em Pernambuco terra de Luis Gonzaga, rei do Baião.