Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SOUTO IRONIZA WAGNER COM POEMA E DIZ QUE GOVERNO DESTRÓI SEFAZ

Vereador quer maior aproximação da Câmara com a igreja católica
09/04/2009 às 17:13
to: Foto: Arquivo
Ex-governador cita Poema de Jorge de Lima e diz que 50 oficiais da PM estão sem designação
Miudinhas globais:

1. O ex-governador Paulo Souto em seu comentário na Rádio Metrópole nesta quinta-feira santa, 9, citou um poema de Jorge de Lima (Acendedor de Lampiões) para ironizar críticas feitas à sua gestão pelo governador Jaques Wagner, o qual, disse que, ao assumir o governo encontrou uma máquina arcaica e superada salvando-se apenas a Secretaria da Fazenda.

2. Souto lembrou de um seu professor, em Ilhéus, Pedro Lima, mestre em português, o qual, determinava que os alunos lessem textos literários e recitassem poesias. Daí que se lembrou do poema Acendedor de Lampiões, no qual, Jorge de Lima parodia o sol e cita, numa das estrofes a "triste ironia atroz que o senso humano irrita".

3. E tomando dessa frase, ironizando Wagner como o sol que deseja encobrir a realidade, disse que, justo na SEFAZ, a qual o governador considera um excelente exemplo, "prega-se a sizânia" e desmantela-se a estrutura de um órgão modelo brasileiro, justo pela "trise ironia atroz que o senso humano irrita".

4. Souto destaca que inconcebível o que está acontecendo com a SEFAZ, neste momento, não por culpa dos seus servidores, mas devido a desorganização generalizada da máquina pública sob o comando de Wagner.

5. O ex-governador comentou, ainda, que seria uma "máquina arcáica" aquela que cumpriu intelgralmente a Lei de Responsabilidade Fiscal, que renogociou com competência as dívidas do Estado, que instituiu a Lei de Licitações, considerada um modelo para o país? Ou seria "superada" uma máquina administrativa que instituiu a Nota Fiscal Eletrônica, que implantou o Serviço de Atendimento ao Cidadão, que implantou a Nova Lei Ambiental?

6. Com bastante ironia, sempre lembrando do professor Pedro Lima e das estrofes do Acendedor de Lampiões, Souto disse que seria assim "superado" implantar a Ocupação do Oeste, a descentralização industrial?

7. Para concluir, o ex-governador assegurou que ineficiência é deixar 50 oficiais superiores da Polícia Militar sem designação, mais de 100 municípios sem delegados de Polícia, enquanto a violência cresce o os números de homicídios na RMS são assustadores. Frisou, ainda, que na Educação faltam dezenas de professores nas salas de aula e sobram balas perdidas e mais violência. E que, hoje, 25% dos casos de dengue no Brasil acontecem na Bahia.

8. Paulo Souto fecha o comentário dizendo que faltam médicos nas maternidades e as pessoas estão tendo filhos nas ruas, e a Embasa majorou em mais de 50% a água da classe média. E tome mais verso de Jorge de Lima.

9. A inclusão das comunidades da Lagoa dos Patos, Lagoa da Base, Vila Praiana e proximidades no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) foi consenso entre os membros que integram o conselho do Gabinete de Gestão Integrada Municipal empossados pela prefeita Moema Gramacho.

10. Este foi o primeiro Gabinete de Gestão implantado entre os municípios baianos contemplados com o Pronasci.

11. Segundo o coordenador do programa em Lauro de Freitas, José Carlos Arruti, o conselho já publicou o calendário de reuniões mensais. Nestas reuniões serão deliberadas as propostas para melhoria da segurança pública na cidade. "Nosso calendário está em consonância com o do Estado. Assim podemos definir nossas demandas e em seguida apresentá-las ao gabinete de gestão do Estado", completou Arruti.

12. Para a prefeita Moema Gramacho, a implantação do gabinete gestor é fruto da preocupação da administração para a redução da criminalidade. "Sabemos que a Segurança Pública é um dever do Estado, mas é responsabilidade de todos e nós fazemos a nossa parte", afirmou a prefeita lembrando ações como a parceria com as polícias e a construção da delegacia de Portão, já entregue à Secretaria de Segurança Pública.

13. O vereador Joceval Rodrigues (PPS) está atuando nas comemorações da Semana Santa. Nos eventos da chamada Santa Semana, no Terreiro de Jesus, nas igrejas de São Pedro e da Ordem Terceira do Carmo e Catedral Basílica, fortaleceu as ações da Câmara Municipal junto à Arquidiocese de São Salvador da Bahia, ajudando na mobilização de grupos de jovens católicos soteropolitanos. 

14. No Legislativo Municipal, o vereador está propondo sete sessões especiais voltadas para temas humanistas, como, por exemplo, família, juventude e direito à vida. No primeiro requerimento, sugere que a Câmara realize no dia 10 de junho, às 9h, uma sessão comemorativa pelo Dia de Corpus Christi, data emblemática do calendário católico.

15. Ainda no mês de junho, no dia 29, também às 9h, o vereador pretende homenagear os pescadores, no dia dedicado à categoria, destacando, além da data festiva, a importância do setor pesqueiro para a economia de Salvador.

16. Para o vereador, o Dia Nacional da Juventude merece atenção da Câmara e de todos os setores da sociedade. Para fortalecer a data comemorativa e buscar perspectivas favoráveis para a juventude soteropolitana, Joceval Rodrigues requereu uma sessão especial para o dia 12 de agosto, às 9h. Ainda em agosto, no dia 4, está propondo a comemoração do Dia do Padre.

17. Em 4 de outubro, a ideia é destacar o Dia de São Francisco de Assis, santo católico defensor dos animais e que tem milhares de devotos em todo o mundo. O Dia Nacional pelo Direito à Vida será o foco da sessão especial requerida para o dia 8 de outubro, às 15h.    

18. Em dezembro, no dia 9, às 9h, o vereador Joceval propõe à Câmara uma sessão especial voltada ao Dia Nacional da Família, cuja importância na estrutura social vem recebendo atenção especial de educadores, sociólogos e psicólogos, profissionais que têm destacado a importância da família.


19. Interessante. A Câmara estará mais próxima do Senhor.

20.A construção do terminal turístico para cruzeiros marítimos no Porto de Salvador foi um dos principais assuntos tratados  em Brasília, pelo presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Claudio Tinoco, acompanhado pelo deputado federal ACM Neto, com o ministro do Turismo, Luiz Eduardo Barretto Filho.

21. Na reunião, Tinoco explicou ao ministro que a cessão já foi autorizada pelo Conselho de Autoridade Portuária (CAP). No projeto conceitual, já elaborado, está prevista a incorporação, ao Terminal, de áreas destinadas a lojas, estacionamento e serviços de atenção ao turista.

22. "Possuímos o projeto conceitual, elaborado e disponibilizado pela Secretaria de Infraestrutura do Estado do governo anterior," informou. De acordo com Tinoco, "é preciso viabilizar a cessão da área dos armazéns 1 e 2 para a Prefeitura junto à Secretaria Especial dos Portos, paralelamente à contratação do projeto executivo para, em seguida, licitar e contratar a construção do terminal".

23. Esse projeto é igual ao do Metrô. Já tem mais de 10 anos.