Prefeitos do PT não foram a reunião da União dos Municípios da Bahia
Foto: Foto: BJá |
 |
Nenenzinho autografa "Contando 40 Contos" para centenas de leitores |
Miudinhas globais:
1. O prefeito João Henrique, PMDB, não está prosa. No final de semana sua assessoria informou que o chefe do executivo municipal mandaria um ofício ao governador Jaques Wagner cobrando providências para dar segurança ao funcionamento dos postos de saúde, ameaçados por marginais e sem funcionarem devido a falta de quem se disponha a trabalhar nesses locais de riscos.
2. Hoje, na UPB, João disse que os governos (federal e estadual) tratam bem os prefeitos do PT, mas, os de outros partidos não. Ou seja, deu uma alfinetada dupla no presidente Lula e no governador Wagner, ambos do PT. Teria o prefeito alguma razão em sua afirmativa? A direção executiva do UPB acha que sim porque concorda que, até agora, os governos não acenaram com socorros aos municípios.
3. Só mais adiante vai-se ter uma idéia se há, de fato, discriminações com prefeitos do PMDB, PP, PSDB, DEM e outros e um tratamento especial, ou pelo menos preferencial aos prefeitos do PT. O governador Wagner repudia esse tipo de situação, entendendo que seu governo trata a todos com igualdade. Tanto que o slogan de sua administração é a "Bahia de Todos Nós".
4. Uma coisa é certa desde quando houve eleições para a diretoria executiva da UPB com a vitória de Roberto Maia, prefeito de Bom Jesus da Lapa, diante do petista Luis Caetano, a entidade está rachada ao meio. Tanto que, nesta segunda-feira, durante o encontro dos prefeitos não havia representantes do PT e seus fiéis aliados, o PSB e o PCdoB, nem de prefeitos; nem de deputados.
5. Todo mundo sabe que a crise é generalisada e a Prefeitura de Camaçari também passa por ela, sobretudo porque é o maior pólo industrial do Estado. Ainda assim, diante de causa tão justa, à reivindicação de contra-partida a perda de repasses do FPM lá não pisou os pés no evento o prefeito Luis Caetano, PT. É claro que se fosse presidente da UPB, agiria de forma diferente.
6. Os deputados presentes a reunião da UPB quase todos eram do Democratas: Luis Carreira, Jorge Khoury, os federais; e Heraldo Rocha, Sandro Régis (PR oposição), José Nunes. A exceção foi a deputada Virgínia Hagge, estadual do PMDB; e Severiano Alves, federal do PDT. Nenhum deputado do PT, nem o deputado Álvaro Gomes, PCdoB, que costuma alardear na ALBA o números de prefeitos comunistas (18 municípios).
7. Não havia, também, ninguém do governo do Estado com relevância para acenar alguma possibilidade de entendimento com os prefeitos. Do governo federal nem sombra. É aquela história. O prefeito João Henrique acaba tendo razão em suas declarações.
8. O secretário estadual de Turismo e ex-deputado federal Domingos Leonelli (PSB) é o entrevistado, desta quarta-feira (8), do Programa "Arquivo N", que será exibido às 23h no Globonews, canal 40 da Sky TV e Net. O principal assunto é o movimento Diretas Já, que em 2009 completa 25 anos.
9. Comentará os bastidores da campanha, as articulações na Câmara e no Senado, e também fala sobre o livro escrito por ele e Dante de Oliveira. "Diretas Já: 15 meses que abalaram a ditadura".
10. A Maria Comunicação acaba de firmar acordo empresarial que vai garantir o funcionamento de escritórios de representação da agência nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte. Toda a parte de criação da Maria continuará sediada em Salvador, sob o comando do publicitário João Silva.
11. O acordo firmado vai permitir suporte operacional e de mídia nessas quatro cidades, garantindo mais eficiência e praticidade para os clientes da Maria em suas eventuais ações fora da Bahia.
12. A prefeita Moema Gramacho e representantes do Ministério da Justiça, do Governo do Estado, da Prefeitura de Lauro de Freitas, das polícias Civil, Militar, Rodoviária, Federal e Corpo de Bombeiros serão empossados como membros do conselho do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), nesta terça-feira (7), às 14h, no auditório do Terminal Turístico de Portão.
13. Nesta segunda-feira (6) serão iniciadas as reuniões preparatórias para a Etapa Municipal da Conferência Nacional de Segurança Pública. A reunião será às 20h, com as comunidades de Vilas do Atlântico, Buraquinho e Miragem. Na terça-feira, moradores do Centro e Ipitanga se reúnem às 19h, na Escola Municipal Fênix, e na quarta-feira (8), o debate sobre a segurança pública será com os moradores das localidades da Lagoa dos Patos, Lagoa da Base, Vila Mar, Vila Praiana e Araqui, na Escola Municipal de Vila Praiana.
14. O Shopping Piedade funcionará em horários especiais durante a Semana Santa. Até quinta-feira (09), o estabelecimento funciona em horário regular, das 9h às 21h. No feriado de Sexta-feira Santa (10), apenas as Lojas Americanas estarão abertas, das 13h às 19h. No sábado, o shopping abre novamente as portas no horário normal, incluindo lojas e praça de alimentação. No domingo de Páscoa, o Shopping Piedade não abre.
15. Na reunião dos vereadores com a promotora Rita Tourinho, sem pedir segredo e à vontade, a representante do Ministério Público disse que tem um assessor fantasma na Câmara filho de um notório desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia.
16. E mais: que vai abrir mais três processos contra o ex-presidente da Câmara, Valdenor Cardoso, por improbidade administrativa, de contratos cabeludos encontrados na administração do então presidente.
17. Por fim, a promotora disse que está de olho na Assembléia Legislativa da Bahia, segundo ela, uma bandalheira. Disse que, se provocada vai entrar firme contra atos que são (e ou/ foram praticados) na ALBA.
18. Na saída do encontro, os vereadores disseram que estavam de queixo caído e fizeram uma simulação sobre quem seria o tal do filho do desembargador.
19. Morre João Murta, comerciante de Salvador, e ex-proprietário da Rádio City uma loja que se situava no Pau da Bandeira, centro, e consertava aparelhos de TV Philco, quando consertar TV era um grande negócio.
20. Depois de ficar internado uma semana com uma infecção a garganta, num hospital de Salvador, o filho do prefeito João Henrique e da deputada Maria Luiza, Paulo, 19 anos, já está em casa. Passa bem e a deputada retornou às sessões da Assembleia.
21. Falar em ALBA nesta segunda-feira, 6, não houve sessão. Na terça-feira, 7, estão na Ordem do Dia dois projetos para votação: um que organiza exigências do COI visando a possibilidade do Brasil sediar as Olimpíadas de 2016; e outro de crédito do Desenbanhia.
22. Bem, deve ter sessão. Pois, deputado que falta sessão deliberativa sem justa causa perde 400 pilas (R$400,).
23. A bancada do cimento no Congresso Nacional atua junto a 92 deputados e 11 senadores. A base da bancada é constituida pela Camargo Corrêa, OAS, Barbosa Mello, Odebrecht e Andrade Gutierrez.
24. O MEC já tem a adesão de 33 das 55 Universidades Federais para por fim ao vestibular.
25. Os Estados Unidos vão organizar um Batalhão militar de gays.
26. Veja que confusão: o restaurante da Assembléia instituiu uma comanda marcando o consumo das refeições. Ao sair, as pessoas apresentam a cartela, pagam e recebem um canhoto para liberação. Deputado, como se sabe, não paga refeição. Daí que, a deputada Eliana Boaventura perdeu a comanda e foi o maior rolo na hora de deixar o restaurante.
27. Essa, aliás, é o tipo da medida que só faz criar confusão. Agoras, os comensais normais da ALBA, pra sacanear, estão pedindo nota fiscal do consumo dos alimentos na hora da saída.
28. A FAPES pagou o salário de março hoje para quem recebe pelo BRADESCO, o dinheiro já está na conta. A TMW ainda não informou previsão de pagamento do salário de março e nem do dinheiro do carnaval.
29. Valente em peso no lançamento do livro de João José de Oliveira (Nenenzinho), "Contando 40 Contos" no Clube Espanhol nesta segunda-feira. Prefeito João Henrique, senador César Borges, presidente do TCM, Francisco Neto, presidente da UPB, Roberto Maia, e mais deputados, vereadores. Uma festança.
30. Evidente que ox-deputado Aroldo Cedraz, conselheiro do TCU era o mais alegre de todos. E até lembrou seus tempos de jornadas políticas com aqueles fortes abraços nos correligionários.
31. Morre jornalista Pedro Souza, ex-A Tarde e ex-EGBA, aos 73 anos de idade.