Presidente da Câmara, Alan Sanches, diz que abre concurso público em 2010
Foto: Foto: IG |
 |
Presidente Lula, de apicurista, surfando na popularidade. Nada pega no "home" |
Miudinhas globais:
1. Com popularidade nas alturas, o astral do presidente Lula da Silva também situa-se nessa mesma dimensão. Nada pega no presidente, mesmo vestindo-se com a roupa de um apicurista (foto), chegando atrasado aos encontros, dando puxões de orelhas no seu cerimonial como aconteceu no TCA, na última segunda-feira. Enfim, está de bem com a população apesar da crise financeira mundial, um pouco mais gordo e com um impressionante otimismo.
2. Foi nesse embalo que o governador Wagner apresentou ao presidente, numa interessante jogada de marketing em pleno "terreiro" de Geddel, a I Mostra Nacional do Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, o sonhado projeto da ponte Salvador/Itaparica.
3. E, neste embalo, o governador vai aproveitar sua ida a Brasília, nesta quarta-feira (25), para conversar com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, sobre o projeto da ponte. O governador entregou ao presidente Luis Inácio Lula da Silva, presente ao evento, estudos sobre o empreendimento, uma antiga reivindicação da população da Ilha, Recôncavo e Baixo Sul.
4. Wagner, após o lançamento do programa habitacional do governo, viaja a Washington (EUA), onde participa, como único governador brasileiro convidado, do Fórum de Líderes de Governo das Américas, organizado pela Microsoft, empresa que desenvolve projetos educacionais na Bahia.
5. Desde "foca" no jornalismo, ouço falar na ponte Salvador/Itaparica. Trata-se de um projeto ambicioso, que, se executado, mudaria o perfil da Ilha de Itaparica, levando desenvolvimento à essa região da Baía de Todos os Santos. Já se falou, inclusive que a Odebrecht, empresa que tem vários projetos no Baixo Sul faria essa ponte "até por conta e risco".
6. Agora, a ponte da era Wagner integra o Plano de Mobilidade Urbana, que preparará Salvador para sediar um dos grupos da Copa do Mundo de 2014. Segundo o governo, ainda é cedo para se falar em custos, mas a obra deverá ser orçada em R$ 1,5 bilhão e, provavelmente, será construída por intermédio de uma Parceria Público Privada (PPP). Nada demais. O Metrosal de Salvador já torrou capilé próximo disso e continua lá, "elefante branco".
7. O governo entende que a ponte criaria um novo vetor de expansão urbana na Região Metropolitana de Salvador, uma vez que a capital já não possui áreas disponíveis em quantidade suficiente para acompanhar seu crescimento.
8. "Iniciaremos conversas com as prefeituras de Itaparica e Vera Cruz, e também com as comunidades locais, para estabelecermos um plano diretor que atenda às transformações que a nova ponte provocará na Ilha de Itaparica", disse o governador. "O importante", explicou, "é melhorar a qualidade de vida de quem mora ou veraneia no local".
9. Há dois modelos principais de projetos que podem ser utilizados. A partir de um deles, seria erguida uma ponte fixa com vãos capazes de permitir a passagem de embarcações de grande porte. Há ainda a possibilidade da construção de uma ponte móvel para permitir a circulação dessas embarcações na Baía de Todos os Santos.
10. Os estudos para a construção da ponte ligando Salvador à Ilha não são recentes, porém, até agora haviam sido mantidos no âmbito administrativo. Em agosto de 2008, quando de uma viagem aos Estados Unidos em que visitou a sede da multinacional Pepsico, Wagner conheceu as particularidades de pontes que conectam a ilha de Manhattam, em Nova York, ao continente.
11. A futura ponte guarda semelhanças com outros equipamentos, como a ponte Rio-Niterói, com 13,2 quilômetros de extensão e a Vasco da Gama, sobre o Rio Tejo, em Portugal, com 17,3 quilômetros. A distância média entre Salvador e Itaparica é de 14 quilômetros. A profundidade da Baía de Todos os Santos chega a 42 metros.
12. Depois de reunião de líderes realizada nesta terça-feira, o Senado anunciou que pretende reduzir para aproximadamente 20 o número de diretorias da Casa. O anúncio veio após uma série de denúncias que desencadearam uma crise dentro do Senado. Depois de circular a informação de que a Casa abrigava 181 diretorias, foi anunciado na semana passada o corte de 50 cargos.
13. Das 131 que sobraram, observou-se que apenas 38 delas configurariam de fato uma diretoria, as demais seriam apenas subdiretorias. Desta forma, destas 38, o Senado pretende reduzir para 20 ou até menos o número de cargos de diretores.
A redução foi anunciada pelo primeiro secretário Casa, Heráclito Fortes (DEM-PI).
14. O deputado João Bacelar (PTN) quer convocar o secretário da Fazenda, Carlos Martins, para ele dar explicações sobre o "Sistema Guardião".
15. A jornalista Eliana Frazão é a nova assessora de imprensa do PSDB na Bahia.
16. Repercutiu, nacionalmente, o assassinato do jovem Luan do Espírito Santo, executado dentro de um colégio, em Salvador, por bandidos mascarados.
17. O TSE vai gastar R$250 milhões para aperfeiçoar as urnas eletrônicas com sistema de reconhecimento biométrico dos eleitores. O Brasil caminha para votar com cartão pela internet. Que bom.
18. O vereador Adriano Meireles, até recentemente, falava horrores do prefeito João Henrique. Agora, foi o único que protestou contra o fato do prefeito não ter sido avaliado pelo DataFolha na última pesquisa para governador. O prefeito gostou da ação de Adriano organizada, ao que se fala nos bastidores da Câmara, pelo secretário Carlos Soares, da Educação.
19. A Prefeitura está devendo três faturas do recolhimento do lixo a Vega.
20. Do deputado Zé Neto (PT) ao ouvir o pedido do deputado Gaban (DEM) para que ele renunciasse a presidência da Comissão de Constituição e Justiça: - Não sou dono da cocada preta, mas, não vou renunciar coisa alguma.
21. Do deputado Marcelo Nilo (PSDB), sobre a votação do projeto do Fisco nesta quarta-feira, 25: - Não tenho poder para tirar o projeto da Ordem do Dia.
22. No longue posto no TCA para recepcionar as autoridades da República, na última segunda-feira, 23, o espaço foi ocupado por apenas dois interlocutores: Lula e Wagner.
23. O ministro Ayres Britto é o novo relator no STF do inquérito que investiga o deputado do castelo Edmar Moreira. Esse é osso duro.
24. Do deputado Gilberto Brito, PR, sobre os calorosos debates do projeto Fisco e a divisão entre auditores fiscais e agentes de tributos: - Nem o cabrito deve morrer de fome; nem a onça deve passar fome.
25. O presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Alan Sanches (PMDB), se reuniu na tarde desta terça-feira (24) com 39 vereadores da capital para prestar contas dos primeiros 50 dias de sua gestão à frente da Casa.
26. Durante o encontro, que tratou também sobre a manutenção da suspensão da verba indenizatória, o presidente falou sobre as medidas administrativas já adotadas, traçando metas a serem persistidas, com gastos do Legislativo passando a ser detalhado com mais rigor, como determina o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).
27. Alan Sanches aproveitou para anunciar a realização de concurso público no próximo ano: "Vamos atender à orientação do Ministério Público da Bahia. E, para isso, já autorizamos a formação de uma comissão para avaliar as reais necessidades da Casa".
28. Para o líder do governo, vereador Sandoval Guimarães (PMDB), as medida adotadas pelo presidente são importantes para o processo de transparência do Legislativo. "Ainda mais pelo fato de esta ter sido a primeira vez, em 20 anos, que um presidente convocou espontaneamente todos os vereadores para participar da gestão da Casa", ressaltou.
29. A líder da oposição, vereadora Aladilce Souza, do PCdoB, avaliou também como positiva, já que foram discutidos assuntos de cunho administrativo, "democratizando e dando mais transparência à Câmara".
30. A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, da Câmara Municipal de Salvador, presidida pela vereadora Eron Vasconcelos (DEM), reúne-se nesta quarta-feira (dia 25), às 17h, na sala de reunião da bancada da oposição, para discutir alguns projetos pendentes e definir o calendário de visitas do colegiado.
31. Lançada em Salvador a pedra fundamental de um provável memorial a Diogo Álvares, o Caramuru.