Salvador já disque cremação para os pobres. É só ligar 71.3172.4233
Foto: Foto: ACS/PMDB |
 |
Vice-governador, deputada Marizete e Geddel, no encontro Sertão Produtivo, fim de semana |
Miudinhas globais:
1. A análise dos números da pesquisa DataFolha divulgados nesta segunda-feira, 23, comporta, como vimos ao longo do dia, comentários positivos (da situação) e negativos (da oposição) em relação ao governador Jaques Wagner, cada qual dando cores às tintas de acordo com suas óticas. A rigor, observando os números sem paixões, vê-se que houve uma queda do governador tomando com base às eleições de 2006, quando venceu o pleito no 1º turno, com app. 53% dos votos.
2. Mas, também não se pode dizer, com isso, que Wagner naufragou e/ou está em queda, uma vez que percentuais entre 36% e 38%, individualizados, representam números relevantes e que podem melhorar e agregar novos valores. Lídice da Mata, por exemplo, que é do PSB e tem entre 4% e 6% dos votos, sem condições alguma de manter uma candidatura à governadora (não teve essa condição para prefeita de Salvador, em 2008) se agregada a Wagner, a performance (PT+PSB) passaria para 40% e/ou 44%. Juntanto Valera, chegaria a 51%.
3. Uma outra questão que ficou bastante claro na pesquisa é que as forças do "carlismo" e/ou do que restou dele, continuam vivas e representando algo em torno de 29% num cenário; e 32% noutro cenário, quando junta-se Paulo Souto + César Borges. Portanto, o discurso petista de que o "carlismo" morreu não se sustenta na realidade, apesar de toda retórica do presidente Jonas Paulo (PT). Trata-se de uma força importante e o governador Wagner disse ao BJá, recentemente, que seu adversário, em 2010, será Souto.
4. A dúvida é saber como se comportará o PMDB daqui pra frente. Ou seja, se o ministro Geddel organizará uma candidatura a governador e/ou se alinhará com Wagner para o Senado. É claro que o PMDB, independente dessa postura, vai se movimentando, se oxigenando como partido, para avaliar essa situação lá adiante, nos primeiros meses de 2010. César Borges também fará o mesmo com o PR.
5. De maneira que, a pesquisa trouxe otimismo para todos e oxigênio à mancheia. Os estrategistas de cada grupo estão debruçados sobre os números para tomar posições no território baiano. A corrida ao interior, por exemplo, se antecipará. Vai ser uma correria a partir d'agora.
6. Agora, vamos as opiniões apaixonadas: o líder da Oposição na Assembléia Legislativa, deputado Heraldo Rocha (DEM), afirma a Datafolha coloca as Oposições ao governo Jaques Wagner numa situação bastante confortável. "Se o governador em pleno mandato tem 36% das intenções de voto, isso eqüivale dizer que hoje 2/3 do eleitorado baiano não votaria nele, o que é um número elevado para quem tem a máquina nas mão", avaliou Rocha.
7. O presidente estadual do PT, Jonas Paulo, diz que o resultado da pesquisa dá ao governador entre 36% e 38% das intenções de voto para 2010, na sondagem estimulada, e trata-se de uma demonstração de que "estamos de fato diminuindo a expressão das forças conservadoras na Bahia e construindo um novo caminho para o Estado sob a liderança de Jaques Wagner". Para ele, os números mostram que a oposição não consegue sair do seu patamar de referência, da ordem de 30%.
8. Agora, vamos à corrida ao ainterior: Representantes de 18 municípios dos territórios de identidade Sertão Produtivo, Bacia do Paramirim, Vitória da Conquista, Chapada Diamantina e Bacia do Rio Corrente, participaram do "Seminário Unidos e Fortes para Superar Desafios", promovido pela deputada Marizete Pereira (PMDB), na cidade de Rio de Contas, no último final de semana.
9. O evento foi aberto pelo ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, com a participação do vice-governador Edmundo Pereira, de 12 prefeitos, 48 vereadores, secretários municipais, vice-prefeitos, ex-prefeitos e lideranças políticas ligadas ao mandato.
10. Ao final do encontro, os participantes aprovaram a Carta de Rio de Contas, cobrando dos governos estadual e federal a implantação de cursos profissionalizantes de nível técnico e superior, vez que menos de 2% dos alunos chegam à universidade, "dado que revela a perversidade de um sistema excludente, perpetuado para manter a região no atraso social e econômico que caracteriza a maioria dos municípios envolvidos", segundo o documento.
11. De acordo com Marizete Pereira, o objetivo primordial do seminário foi apoiar a capacitação dos gestores para a administração do conjunto dos recursos públicos, de forma a atender às necessidades mais prementes da população, além de promover o desenvolvimento equilibrado e sustentável.
12. Durante os dois dias do evento, os participantes assistiram às palestras proferidas pelo Secretário Juliano Matos do Meio Ambiente, e técnicos do Ministério da Integração Nacional, do Tribunal de Contas dos Municípios e das secretarias estaduais da Educação, Saúde e Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza.
13. O seminário visou ainda favorecer a integração entre as administrações dos municípios. "A troca de experiência, de informações, é um poderoso instrumento de trabalho para os prefeitos, especialmente aqueles que estão iniciando agora o mandato", disse a deputada.
14. Em resumo, é dessa forma que se dá a corrida ao interior. Agora, a ser intensificada pelos diversos grupos políticos baianos.
15. A Coelba saiu na frente e já aderiu à campanha, divulgando nas
faturas fotos cedidas pelo Movimento Nacional de Busca e Apoio a Pessoas
Desaparecidas Simone Pinho. "Perder uma filha é o mesmo que perder um pedaço de você. E nada compensa essa falta", desabafa Josenilda Ribeira,
presidente da ONG, que perdeu a filha Simone Pinho.
16. A conclusão do caso do desaparecimento de Simone Pinho só aconteceu após cinco anos, quando a polícia encontrou o corpo da jovem no município de Lençóis, onde passara o São João de 2000.
17. O assassinato da artesã Simone Pinho foi noticiado no mundo inteiro. O assassino, José Vicente Matias, mais conhecido como Corumbá, matou também outras cinco mulheres, três delas estrangeiras.
18. Tribunal de Júri de Itabuna condenou na última sexta-feira, 20, o réu Anderson Rios Lima a 36 anos de prisão em regime fechado pela prática de três homicídios qualificados e uma tentativa de homicídio simples. No entanto, os jurados reconheceram a causa geral de diminuição de pena prevista no Código Penal Brasileiro, pelo réu estar embriagado no momento do crime, semi-imputabilidade.
19. A novidade da sessão presidida pelo juiz Marcos Bandeira foi a abolição da sala secreta e a votação foi realizada na sala especial, com divisórias de vidro transparente, na qual o público pôde assistir como os jurados votaram. Segundo o juiz Marcos Bandeira, idealizador da adoção da sala especial na comarca de Itabuna, o recinto é bastante silencioso e impede a entrada de ruídos da parte externa, o que propicia um clima de tranquilidade para que os jurados decidam conscientemente.
20. O júri durou cerca de dez horas e teve o promotor Alexandre Lama na acusação, com os advogados Jorge Nobre e Silvio Butt na defesa. A próxima sessão do júri de Itabuna será no dia 27, quando será julgado Moisés Pinto Gusmão, acusado de ter matado um policial civil em dezembro de 2005.
21. As famílias carentes de Salvador que, diante da morte de um parente, optarem pela cremação do corpo já podem, a partir de hoje, dia 23, utilizar o serviço gratuitamente e sem burocracia. Através do 'Disque Cremação' (3172-4233), os interessados podem informar-se sobre o serviço, devendo apresentar apenas o atestado de óbito e comprovante de pobreza.
22. Inédito no país, o serviço foi viabilizado por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado pelo Ministério Público do Estado da Bahia, através da promotora de Justiça do Meio Ambiente, Hortênsia Pinho, e o Abrigo Salvador, entidade que mantém o Cemitério-Parque Jardim da Saudade, tendo como interveniente a Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura Municipal de Salvador.
23. A estimativa é que sejam realizadas cerca de 400 cremações por ano, o que corresponde a 30% dos sepultamentos realizados pelo Jardim da Saudade.
24. A Bloomberg, Dow Jones, Reuters e demais notificiam desde sexta feira última que 60.000 trabalhadores da Petrobras parariam suas atividades a partir de hoje. É fato inédito: a economia mundial em crise e greve na maior empresa brasileira. Não tem o menor cabimento.
25. Números da última pesquisa IBOPE/CNI: Para 63% a inflação vai aumentar e para 68% o desemprego vai aumentar.
26. Aprova x Desaprova! (entre parênteses resultado de dezembro). Combate a inflação 43% (49%) x 52% Combate ao desemprego 46% (57%) x 50% Segurança Pública: 39% (45%) x 59% Saúde: 41% (49%) x 50% Educação 54% (=) x 44%. Combate a Fome 56% (67%) x 41%.
27. Notícias que se lembra: Crise e efeitos no Brasil: 29% Afirmação de Lula que crise será imperceptível 11% Aumento do desemprego 11%.
28. Sabem da Crise: 81% É grave 83% Brasil preparado 69% medo de ser afetado 69% Já sente os efeitos 37% Atuação positiva do governo federal 47% (62% antes). Termina em 2009: 32% (51% antes). Medo de perder emprego: 41% (28%) 30% já alteraram hábitos de consumo 21% pretendem alterar.