O caso dos cães vadios da Assembléia e a comoção dos servidores
Foto: Foto: BJá |
 |
A mesa da PM com dez coronéis presentes no café da manhã do Carnaval |
Miudinhas globais:
1. Esquentou a dissidência entre o governador Jaques Wagner (PT) e o prefeito João Henrique (PMDB) diante da disputa pelos afazeres do Carnaval. O governador, no entanto, deve ter todo cuidado. Porque, em sendo o prefeito marketeiro nato, pode estar querendo polemizar com o governador visando 2010.
2. Na próxima segunda-feira, às 10h, o governador vai a Assembléia Legislativa para apresentar o balanço dos seus dois anos de governo e as perspectivas para os próximos 22 meses. Os deputados da oposição querem que aconteça sessões ordinárias na terça e quarta-feiras seguintes, véspera do Carnaval, pois, entendem, que o adiamento do ano letivo deve entrar no debate.
3. A oposição deseja convidar o secretário Adeum Sauer, da Educação, para saber o que teria acontecido. O deputado João Bacelar, vice-líder da oposição, comenta que as justificativas apresentadas pelo governo em nota no site da Agecom são inadmissíveis, sem uma justificativa plausível.
4. Também na ALBA, hoje, nos bastidores, alguns deputados frequentando a Casa, o assunto em pauta é a constituição das comissões temáticas, sobretudo a de Constituição e Justiça e Finanças. Fala-se que o líder do governo está analisando o caso com muito carinho e um mesmo deputado, dos mais assíduos, pode fazer parte de duas comissões ao mesmo tempo.
5. Com proposta de prestar informações mais abrangentes e com rapidez, a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) lança nesta sexta-feira (13), às 10 horas, no auditório da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), um site com conteúdo para os veículos de comunicação e pesquisadores.
6. Com fotos, vídeos, podcasts, boletins e matérias, o site
http://www.secom.salvador.ba.gov.br/ pretende expandir e facilitar a promoção e a divulgação das ações, projetos e programas realizados pela Prefeitura do Salvador e seus órgãos vinculados. O Portal Salvador também passará por reformulações, mas manterá sua função de porta de entrada e acesso fácil a links de serviços, dos órgãos, projetos e programas municipais.
7. O vereador Sandoval Guimarães (PMDB) se mantém como líder do bloco governista e a vereadora Aladilce Souza (PCdoB) assume a liderança da bancada de oposição. Líderes dos partidos: Adriano Meireles - PSC; Alcindo da Anunciação - PSL; Andréa Mendonça - DEM; Antônio Alemão - PRP; David Rios - PTB; Gilberto José - PDT; Isnard Araújo - PR; Jorge Jambeiro - PSDB; Dr. Pitangueira - PRB; Laudelino Lau - PSB; Mustafa - PT do B; Pastor Luciano - PMN; Luizinho Sobral - PTN; Marta Rodrigues - PT; Olívia Santana - PC do B; Pedrinho Pepê - PMDB e Téo Senna - PTN.
8. O deputado Arthur Maia (PMDB) protocolou na Mesa Diretora da Assembléia Legislativa do Estado moção de pesar pela morte do chef de cozinha Bernard Léon Pierre Goethals ocorrida na última terça-feira. No texto da moção ele traçou um histórico da vida profissional de Bernard desde sua vinda da cidade de Roubaix, na França, para o Hotel da Bahia há cinquenta anos atrás.
9. Para Arthur o seu espírito aventureiro e empreendedor contribuiu decisivamente para o desenvolvimento do setor turístico em Salvador. " O seu talento na arte de cozinhar levou o nome do Brasil para o mundo", disse o parlamentar lembrando que o restaurante de Bernard foi eleito por anos consecutivos como o melhor em sua categoria.
10. Agora veja que caso curioso está acontecendo na Assembléia Legislativa! Existem dois cães vadios e/ou vira-latas que vivem nas imediações da garagem e áreas laterais e fundos da Casa. São queridíssimos do pessoal, pois, não perturbam ninguém nos momentos do expediente e, à noite, fazem vigilância gratuita da área do estacionamento. Latem quando se aproxima algum carro suspeito e despertam até PMs sonolentos de plantão.
11. Esta semana, o paisagista que cuida da área verde solicitou a Assessoria de Imprensa que fizesse fotos dos cães, pois, o dito jardineiro, deseja oficiar a direção no sentido de dar um fim aos cães. Na melhor das hipóteses, se supõe, leva-los na carrocinha da Prefeitura. Na pior hipótese, aplicar aquelas injeções que os bichos dormem para sempre.
12. Coitado do paisagista. A fotógrafa escalada para tal missão, Neusa, adora cães e fez o serviço constrangida. O fato é que o dito assunto se espalhou na ALBA, houve uma "comoção" geral em defesa dos cães e já tem até um abaixo assinado pedindo a permanência dos vira-latas. Sem brincadeira, tem mais de 500 assinaturas.
13. No BPM de Irecê situado nas antigas instalações do Centro Social Urbano, existem coletes a prova de balas vencidos, alguns dos quais herdados do antigo Batalhão de choque em 1995. Há, ainda, armamento deficiente e duas viaturas que utilizam diariamente R$ 20,00 (de segunda a quinta-feira) e R$ 30,00 (De sexta a domingo), não realizando as necessárias rondas, para uma cidade de 62.000 habitantes.
14. Protesto contra o decreto municipal 19.247 de 30 de janeiro de 2009, que reduziu os gastos com a operação carnaval em 50% em relação a 2008, o Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Salvador (Sindseps) realiza sexta-feira, ato em frente à sede do Instituto de Previdência do Salvador (IPS).
15. Os trabalhadores reinvidicam a valorização e priorização dos trabalhos realizados pelos servidores no carnaval 2009.
16. Um grupo de navegadores que estará lançando em breve um empreendimento na área do turismo náutico, atesta que o crime ocorrido no domingo estava sendo esperado há tempos por quem veleja e navega na Baía de Todos os Santos.
17. O grupo formou uma comissão para mostrar às autoridades o risco iminente de uma tragédia maior, após uma série de assaltos, roubos, espancamentos etc. em Itaparica e outros locais de habitual atracação de navegadores. Entre outros documentos levaram ao secretário Domingos Leonelli uma reportagem publicada na revista Náutica onde se alertava os navegantes nacionais e internacionais sobre os riscos da pirataria na baía.
18. A Capitania dos Portos diz que não tem poder de polícia e sua obrigação é apenas fiscalizar as condições de navegabilidade das embarcações e de segurança dos passageiros quanto a acidentes. Ver se tem algum buraco no casco e contar o número de coletes salva-vidas. Ou seja, ninguém tem nada a ver com isso.
19. Nesta sexta-feira, o governador Jaques Wagner e o comando da SSP vão a Ilha de Itaparica. O município de Itaparica (a ilha é divida em dois municípios, sendo Vera Cruz o segundo) contará com um delegado mão de ferro. Já disse que, com ele é na bala. O governador falou hoje que no seu governo deve respeitar os direitos humanos e a lei.
20. A promessa da ministra Dilma Rousseff em dar apoio ao Metrô de Salvador pode ser inserida em "mais uma" dos ministros de plantão no Palácio do Planalto. E só.
21. Vestindo um blazer caprichoso, Ninha foi o único artista a comparecer no café da manhã do governo para lançar suas ações do Carnaval. Ninha fez o jingle da campanha da SSP. "Eu também faço parte desta segurança", diz uma estrofe.
22. A rigor, não se pode dizer que foi um café da manhã porque, com tantos discurso, quase se transforma em almoço. O governador, com agenda ainda para ir ao interior, olhava pro lado; olhava por outro, como a dar pressa nos oradores. Já estava no quarto secretário a falar quando foi apresentado o chefe de Gabinete da SESAB, Amauri Santos Teixeira.
23. E tome fala. E a barriga da galera roncando. Teve um momento em que Amauri começou a falar de "suspender as eletivas" no Roberto Santo. Aí, o governador chamou alguém do cerimonial sinalizando para dar mais mobilidade. A platéia já estava até gostando de Amauri, quando passaram um bilhetinho para o jovem encerrar. Amauri não se fez de rogado: "Para concluir, senhor governador...". Saiu aplaudidíssimo.
24. Nessa história sobraram as falas dos secretários Robison Almeida, da Agecom, e de Luiza Barrios, da Sepromi. Ainda bem que o governador citou-os na sua oração como prejudicados.
25. O secretário Domingos Leonelli, da Setur, diz que, agora, o governo tem precisão do número de turistas que visita Salvador durante o Carnaval, considerando como turista aquele que vem de uma distância superior a 100 km e dorme na cidade. Em 2007, 350.000 turistas; em 2008, 380.000. Em 2009, espera atingir 400.000.
26. Desses 400.000 que chegarão à cidade 100.000 virão nos cruzeiros em 14 navios entre 14 e 17 de fevereiro. Não é bem Carnaval, mas vale, como dizem os espanhóis.
27. Já o governador disse que a festa, em Salvador, comporta 1.000.000 de foliões nas ruas.
28. Antigamente, dizia-se que eram 2.000.000. Quando Benito Gama foi presidente da Emtursa ele passou para 2.200.000.
29. É cada número maluco. Técnicos em espaço/folião por metro quadrado dizem que nos circuitos de Salvador só cabem 600.000 pessoas. Isso sem os trios elétricos. Então, 2.000.000 são foliões empilhados uns em cima dos outros. Três pilhas de foliões.
30. Segundo uma fonte da PM, a determinação do coronel comandante da Corporação foi no sentido de comparecerem 10 coronéis e 10 outros oficiais no café do governador.
31. O governador vai ao Carnaval de Rio de Contas, Palmeiras e Porto Seguro e outros mais ainda sendo agendados. Além, é óbvio, circular em Salvador.
32. O Carnaval Ouro Negro beneficou 104 blocos e afoxés em 2008. em 2009, o número passou para 117. A galera quando vê dinheiro se multiplica. Ou se vira nos 30 para usar uma expressão televisiva.
33. A TV Pelô vai ser inaugurada nesta sexta-feira, 13. Pé de pato mangalô três vezes.
34. Quando o secretário Leonelli foi fazer sua apresentação com aquela voz de besouro ensaiou dizer: - Já é Carnaval cidade. Ninha deu risada. O camarada não leva jeito.
35. O governo de Brasília vai aproveitar a ponga do Carnaval baiano para divulgar os 50 anos da capital federal. Vai ter até coquetel nesta sexta-feira, no Amado.
36. No café da manhã do Carnaval iria ter uma demonstração de equipamentos da PM. O governador, bem humorado, perguntou ao oficial: - Tudo pronto capitão? - Tudo respondeu o oficial em posição de sentido. - Bem espero que eu não seja o cobaia - completou o gov.
37. Pra concluir, um gaiato que tava na mesa dos radialista, disse o seguinte: - Põe Amauri.