Salvador já foi escolhida para ser sub-sede da Copa em Brasília
 |
A visita de Ricardo Teixeira à Bahia é mais protocolar. Decisão foi tomada em Brasília. |
Miudinhas globais:
1. A dissidência entre o PT e o PMDB no governo do Estado só faz crescer desde a última eleição municipal, na disputa entre João Henrique (PMDB) x Walter Pinheiro (PT), quando foi colocada na midia de massa do marketing político, o PT na condição de "traidor" ao ter deixado setores do poder municipal, no âmbito da administração do primeiro mandato do prefeito, já no final deste período.
2. Aqueles filmetes veículados na TV (tira camisa, vira-folha) e declarações do então candidato João Henrique fizeram um estrago enorme na candidatura Pinheiro. E, de resto, na imagem do PT. Essa postura, com a vitória de João, só fez acirrar o cenário. Seguiu-se o bonde para às eleições subsequentes, na Câmara de Salvador, UPB e Assembléia Legislativa.
3. Em primeira instância, na Câmara, na disputa entre Alfredo Mangueira (PMDB) x Vânia Galvão (PT), o Partido dos Trabalhadores ficou fora da Mesa Diretora. Depois, com a renúncia de Mangueira e a ascensão de Alan Sanches (PMDB) houve uma recomposição fazendo com que Vânia fosse posta na Mesa, na condição de 2ª secretária, cargo que era de Alan. Neste último caso, houve acordo.
4. Na UPB, a disputa entre os prefeitos Roberto Maia (PMDB) x Luiz Caetano (PT), sem acordo, deu PMDB. E, na ALBA, na disputa entre os deputados Marcelo Nilo (PSDB) x Elmar Nascimento (PR) deu Marcelo com apoio do PT. O PMDB, nesta disputa, foi claríssimo: não votaria em Marcelo de forma alguma. Mas, também não definiu o apoio explicítio ao deputado Elmar.
5. Contados os votos, Marcelo contabilizou 40 e Elmar 22, com 1 nulo. E, retomou-se a polêmica e a frase incluindo a palavra "traição" aí já dita pelo governador Wagner, de que, o fato de deputados da base terem votado na Oposição, resultou em "traição". Ora, com o PMDB é da base, a declaração tem endereço certo.
6. Com isso, o governador põe um calço e/ou para usar uma expressão do marketing político um carimbo antecipado no PMDB evitando que, lá adiante, na campanha de 2010, isso seja usado contra ele e seu governo (como aconteceu na campanha de 2008 contra Pinheiro), caso faça um rompimento com o PMDB e exija os cargos que este partido tem no governo de volta.
7. O ministro Geddel Vieira Lima já disse que a eleição na ALBA é assunto superado. Mas, evidente, não aceita a pecha da "traição" sob o argumento de que seu partido foi coerente com o acertado em 2007, que garantiu apoio do partido à primeira eleição de Marcelo Nilo em troca do apoio a candidatura de Arthur Maia, dois anos depois.
8. Para resolver o impasse só o diálogo entre os dois líderes, o governador Jaques Wagner e o ministro Geddel Vieira Lima. Fora daí, vai persistir esse jogo de palavras um colocando casça-de-banana para o outro cair ou cometer um erro. São, portanto, dois políticos experientes e, dificilmente, um deles cometerá erros. Daí que a "traição" fica valendo para 2010. Quem tiver mais competência livra-se do carimbo.
9. Saindo da política propriamente dita e entrando na Copa do Mundo 2014 praticamente não se deu dúvidas de que Salvador sediará ums sub-sede. É a capital mais importante do Nordeste e o governador é amigo pessoal do presidente Lula. Evidente que a Fifa exige infra-estrutura técnica adequada, mas, onde há futebol e religião tem política. E nesta, Salvador não fica de fora nem que a vaca tuça.
10. Melhorias na infraestrutura de transporte público, portos e aeroportos, geração de emprego e renda na execução de obras durante o evento e elevação da autoestima da população. Estes, para o governador Jaques Wagner, são legados importantes que a preparação de um grande evento, como uma Copa do Mundo, deixa para a cidade, além da atração de turistas e da visibilidade.
11. O comentário foi feito nesta sexta-feira (6), no estádio governador Roberto Santos (Metropolitano de Pituaçu), durante a recepção à comitiva da Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa), que está percorrendo capitais brasileiras interessadas em sediar jogos da Copa do Mundo de 2014, e ao presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira.
12. "A Fifa decidirá, depois do relatório da comissão ser encaminhado para o comitê executivo, sobre as 12 sedes da Copa do Mundo de Futebol de 2014, e elas serão divulgadas no dia 20 de março", afirmou Ricardo Teixeira. De acordo com o governador, a direção da CBF e a equipe técnica da Fifa ficaram impressionadas com a capacidade de realização do estado, com o exemplo da construção do estádio de Pituaçu.
13. Disse ainda que todos os dados solicitados pela Fifa foram disponibilizados e reafirmou a importância de Salvador no contexto nacional. A primeira capital do país, atualmente a terceira maior cidade do Brasil, então é como diz nosso slogan, O país do futebol nasceu aqui, então creio que nós temos todas as condições de sediar uma copa do mundo. Um parque hoteleiro excepcional, um aeroporto que pode ser ampliado com mais uma pista, o projeto da nova Fonte Nova.
14. O X da questão é a Fonte Nova. O governo tem que correr atrás de uma PPP para investir algo em torno de R$400 a R$420 milhões, a preços do custo do dinheiro atual, para recuperar o estádio. No mais, o martelo já foi batido em Brasília e Salvador tá dentro da Copa.
15. O deputado federal Marcos Medrado (PDT) disse que nunca conversou com o presidente do seu partido na Bahia, deputado Severiano Alves, sobre cargo na Bahiagás, e muito menos pediu a sua presidência. Medrado diz que Severiano é um conversador sem princípios éticos e mentiroso.
16. Ivan Durão, torcedor apaixonado do Bahia, lançou seu blog. Tá aí: vandurao.zip.net
17. O delegado chefe Joselito Bispo reconheceu em entrevista na Nova Salvador FM que não tinha conhecimento prévio do "lançamento" das jaulas para presos no Circuito do Carnaval, de maneira isolada. Elas integram o conjunto de uma delegacia. Daí que, expostas isoladamente, prejudicam, de fato, a imagem do governo.
18. Explica Joselito que serão 14 delegacias móveis instaladas nos circuitos com toda infra-estrutura e as celas servirão apenas para a lavratura dos flagrantes. Não mais do que isso. Os presos, em defenitivo, serão levados para a Delegacia Central dos Barris.
Taí aí a explicação do delegado.
19. Na nota que o presidente regional do PMDB, Lúcio Vieira Lima, distribuiu à imprensa sobre o lançamento do jornal "É o 15" estão convocados todas as lideranças do PMDB da capital. Mas, é óbvio que vão aparecer também prefeitos e representantes do interior. O prefeito João Henrique já disse que vai.
20. O "É o 15" representa uma peça publicitária do partido e ajudará, sem dúvida, a difundir as idéias e projetos do ministro Geddel Vieira Lima, se estruturando para 2010.
O evento será no Barbacoa, segunda-feira, 9.
21. Baianas " Árvore de Natal" foram ao Aeroporto de Salvador receber a comitiva da Fifa. Até quando elas vão resistir a inautenticidade?
22. O Bahia Já está com uma linha direta com o Itabuna Folia. Cobertura completa do evento.