Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PT QUER VOTAÇÃO PARA PRESIDENTE DA ALBA PELO PAINEL ELETRÔNICO

Jorge Solla, secretário de Saúde Estado, anuncia "Motolância" - ambulância de moto
16/01/2009 às 21:06

Foto: Foto: Paulo Mocofaya
Jonas, Marcelo e Rangel durante encontro de apoio do PT ao presidente da ALBA
  Miudinhas globais:

  1. O deputado Paulo Rangel, líder do PT, apresentou nesta sexta-feira, 16, um Projeto de Resolução para que o voto dos deputados à presidência da Assembléia e sua nova mesa diretora, biênio 2009/2011, seja pelo painel eletrônico e não no modelo tradicional da urna e cédula eleitoral no papel.

  2. O argumento de Rangel, inicialmente verbalizado pelo deputado Paulo Câmara, na última quarta-feira, 14, é de que o voto eletrônico garante a inviolabilidade e, portanto, é mais seguro e confiável. Além do que, não permite a marcação e/ou artifícios para saber quem votou em quem.

  3. O presidente Marcelo Nilo, que é candidato à reeleição, vai colocar o Projeto de Resolução de Paulo Rangel para ser apreciado na próxima segunda-feira, 19, pela pauta da Convocação Extraordinária. A Oposição, que já havia reclamado da proposta inicial de Paulo Câmara, agora, com o Projeto de Resolução de Rangel, considerou o fato lamentável.

  4. O líder do DEM, deputado Heraldo Rocha, disse na última quarta-feira, 14, que, se isso acontecesse seu partido trabalharia regimentalmente na obstrução da pauta da Convocação Extraordinária. Hoje, o deputado João Carlos Bacelar, PTN, que se alinha com os democratas e apoia a candidatura de Elmar Nascimento, PR, considerou os fatos de hoje como uma manobra anti-regimental e inaceitável.

  5. Bacelar comentou ao BJá que a pauta da Convocação Extraordinária foi estabelecida em comum acordo com os líderes dos partidos, inclusive com as dispensas de formalidades, para que os projetos fluissem e fossem aprovados, desde que de interesse do Estado, dos seus servidores e da população.

  6. E agora? Agora, Bacelar disse que a bancada da Oposição vai obstruir a pauta e por fim ao acordo. Bacelar considerou essa atitude de Nilo como autoritária, "o que demonstra que ele está com receio de perder a eleição". 

  7. Bote rolo nisso. A Assembléia vai ferver na próxima segunda-feira e quem não teve seus projetos aprovados até agora que coloque as barbas no molho. Detalhe: já foram votados e aprovados 14 projetos até agora pela Extraordinária.

  8. Quer mais rolo na segunda, 19: os Agentes de Tributos da Secretaria da Fazenda vão fazer uma paralisação de advertência por 24 horas. Querem pressionar o governo para que envie à ALBA o projeto que prevê a possibilidade deles constituirem crédito tributário e terem condições de auditores fiscais.

  9. Com esse rolo da eleição da Mesa e a obstrução da pauta pela Oposição ficou ainda mais difícil o grupo Fisco ser contemplado com esse projeto. As discussões sobre o grupo ocupacional Saúde também deverão ser postergadas. E, mais distante ainda, ficou o projeto que acaba com a estabilidade econômica do servidor estadual.

  10. Os vereadores que estão irados com o prefeito João Henrique por conta da eleição do novo presidente da Câmara dizem que o trem grátis no Bonfim é bem o estilo do prefeito: populismo puro. Uma esmola.

  11. 105 homicídios já ocorreram na RMS nestes primeiros 15 dias do ano 2009. Deste jeito Salvador passa o Rio de Janeiro.

  12. O secretário da Saúde, Jorge Solla, anunciou uma novidade na entrevista que deu hoje na Rádio Nova Salvador FM: o SUS vai implantar em Salvador o "Motolância" - um sistema tipo ambulância com o uso de motocicletas. É claro que para fazer determinados tipos de atendimentos.

  13. Outra de Solla: o sistema de internação familiar quando estiver completamente implantado, com 23 equipes, em SSA, Feira, Ilhéus e Vitória da Conquista terá uma capacidade de beneficiar 690 pacientes. Ou seja, é muito mais do que a capacidade de um grande hospital. Bela medida. Se funcionar a contento trata-se de um novo modelo de gestão na saúde.

  14. Solla disse, inclusive, que o governo federal já está de olho no projeto. O secretário comentou, também, que os investimentos têm que ser implementados com mais intensidade no interior para aliviar a capital. Agora mesmo - situou Solla - com a desorganização de algumas prefeituras do interior, muitas das quais deixaram heranças mais do que malditas aos seus sucessores, em janeiro, o sistema na capital se alterou muito.

  15. A morte do jornalista Geraldo Lemos, ex-jornal da Bahia, ex-assessor da Ebal, deixa a velha guarda da imprensa baiana pesarosa. Geo, como era conhecido pelos colegas, nunca molestou uma formiga. Deve ir pro céu.

  16. Depois de participar das celebrações em louvor ao Senhor do Bonfim, na manhã de ontem, 15, Maria Alice, da secretária municipal da Reparação (SEMUR), viajou para Brasília. Encontra-se com Zulu Araújo, presidente da Fundação Palmares e com o ministro Edison Santos, Especial de Promoção de Política da Igualdade Racial.
 
  17. O objetivo das audiências é um só: conseguir recursos para aplicação em projetos desenvolvidos pela SEMUR. Os tempos estão bicudos. Mas, a secretaria está confiante.

  18. Em reunião realizada no Hotel San Marino em Paulo Afonso na manhã desta sexta-feira, 16 de janeiro, e após a retirada das candidaturas dos prefeitos Zé Grilo (PMDB) de Ribeira do Pombal, Jailma Gama (PT) do Banzaê e Humberto Campos (PP) de Chorrochó, foi eleito por aclamação dos 23 prefeitos presentes Padre Teles, (PSDB) prefeito de Santa Brígida, para presidente da Associação dos Prefeitos do Sertão Baiano (APSB). A posse da nova diretoria acontece dia 6 de março. 
  
   19.  O prefeito de Feira de Santana Tarcízio Pimenta (DEM) confirmou nesta quinta-feira, 15, ao Blog Demais, que vai participar da reunião convocada pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva com prefeitos de todo o país para o dia 10 de fevereiro, em Brasília-DF.
 
   20. No encontro, Lula disse que irá apresentar sua "pauta de reivindicações" e quer firmar com os governantes municipais compromissos para 2009 em áreas como educação e saúde.

   21. Como a pauta de reivindicações teve o processo invertido - normalmente são os prefeitos que apresentam pedidos -, o prefeito Tarcízio Pimenta deverá pactuar com os programas, ações e políticas de governo que serão apresentadas. 

  22. Vejamos: A Constituição/88 é para todos os Estados da Federação. No caso da reestruturação do fisco 25 Estados já fizeram, só dois não, um é a Bahia. Nos 25 em que foi aprovada a mudança é Constitucional, só é inconstitucional aqui na Bahia. Será que a Constituição é a mesma? Até parece que não. Essa é uma mensagem da leitora Maria Luiza, funcionária pública.

  23. Como o Bahia Já já tinha anunciado. O vereador Pedro Godinho (PMDB) é o candidato do PMDB à presidência da Câmara Municipal, caso realmente seja convocada uma nova eleição. Agora com o apoio dos colegas de partido Pedrinho Pepe e Everaldo Bispo, que somados com os votos dele e de Mangueira, já contabiliza quatro votos, conseguindo assim, a maioria dos votos dos vereadores do partido. 

  24. Nem precisava porque Godinho já tinha sido ungido pelos santos óleos do Ministro Geddel Vieira Lima, Lúcio Vieira Lima e João Henrique. Godinho, agora, está buscando o apoio de parlamentares novatos da Casa para concorrer a sucessão de Mangueira que vai oficializar a renúncia na próxima segunda-feira.

   25. Godinho se reuniu hoje com sete vereadores novatos - Dr. Pitangueira (PRB), TC Mustafa (PTdoB), Luizinho Sobral (PTN), David Rios (PTB), Alemão (PRP), Pasrtor Luciano (PMN) e Joceval Rodrigues (PPS) -  para articular apoios que sustentem a sua candidatura.

  26. Segundo um dos parlamentares que foi entrevistado pelo Bahia Já e que também preferiu não se identificar, "não vai precipitar nenhum apoio sem antes ter a certeza que suas solicitações serão atendidas", afirmou. Como o vereador Dr Pitangueira (PRB) foi o principal articulador da reunião, se houver mesmo uma nova eleição pra toda Mesa Diretora, Pitangueira sobe no conceito do Tomé de Souza.