Turma do "Dendê no Sangue" já começou a chegar para o verão 2009
Foto: Foto: BJá |
|
Verão: No calçadão de Vilas do Atlântico rapaz dribla a crise vendendo chapéus |
Miudinhas globais:
1. A renúncia de Alfredo Mangueira à presidência da Câmara de Vereadores entra para a história e vai se inserindo no passado. São poucas as dúvidas de que, de fato, houve uma determinação do comando da Paratodos, a podesorsa banca do bicho na Bahia, para que ele se afastasse dessa função, e só o próprio Mangueira poderá detalhar os reais motivos dessa ordem.
2. No bicho, quem não cumpre determinações corre risco de vida. E, Mangueira, conhecedor do sistema resolveu optar pelo politicamente correto. A questão agora é saber quem vai substituí-lo. Há, indicadores, diante da omissão do regimento interno da Casa, de que o vice-presidente, vereador Paulo Magalhães (DEM), com base em pareces jurídicos poderá sê-lo.
3. Na correlação de forças da Câmara nada mais justo. O DEM participou em segundo turno da reeleição do atual prefeito, sendo decisivo nesse processo, as cúpulas partidárias do PMDB e Democratas na Bahia estão de bem com a vida e, em sendo assim, Magalhães poderia ficar na presidência sem transtornos para a cidade e o atua gestor.
4. É claro que, se o PMDB decidir mudar de idéia e contra-argumentar juridicamente às pretensões de Magalhães fará o presidente, na união de forças Geddel Vieira Lima e João Henrique. Essa história de que prefeito e governador não se metem em eleições de presidentes dos legislativos é conversa pra boi dormir. Então, a prioridade é do PMDB sob a lideranças dessas forças citadas acima ficando Magalhães num segundo plano.
5. Mas, Magalhães pode ser alçado à condição de primeiro plano na medida em que, salvo Sandoval Guimarães e Pedro Godinho, os demais nomes postos como candidatos não têm fôlego. Os candidatos de oposição - Vânia Galvão (PT), Olívia Santana (PCdoB), Sildervan Nóbrega (PRB), Gilberto José (PDT) - estão postos apenas para marcar posições. Suas chances de vitória são nulas.
6. A proposta - mais esdrúxula ainda - de fazer uma reeleição para toda a Mesa diretora da Casa não tem sentido e nem os eleitos vão aceitar esse tipo de manobra. Aí, sim, seria tumultuar ainda mais o processo, gerando uma confusão enorme na Casa Legislativa que deverá reiniciar seus trabalhos no início de fevereiro.
7. Ao que tudo indica, a Casa vai dar continuidade aos trabalhos sob a presidência do vereador Paulo Magalhães com chances reais de continuar na presidência por mais dois anos.
8. Durante a reunião da Executiva Estadual do PSB, realizada sábado (10) no Hotel Bahia do Sol, o partido aprovou uma nota onde considera que eleição da UPB não é uma disputa partidária e com esse entendimento se posiciona no sentido da definição de uma chapa de unidade que atenda aos anseios dos prefeitos. Os socialistas reafirmaram caráter independente da entidade, mas consideraram importante uma revisão dos critérios adotados para a eleição da diretoria que permitem a votação de ex-prefeitos.
9. Na disputa estão o prefeito de Camaçari, Luis Caetano (PT) x o prefeito de Bom Jesus da Lapa, Roberto Maia (PMDB). Eleição dura. As chapas dos dois candidatos estão sendo compostas supra-partidariamente, daí que o resultado é imprevisível. Para Caetano é uma jogada de alto risco. Se vencer vai se credenciando, aos poucos, a disputar a eleição de governador lá adiante, 2014 acima. Se perder, sai chamuscado, mas, o nome circula nas bases dos prefeitos em todo estado.
10. O caso de Roberto é diferente. Porque tem seu irmão Arthur Maia como deputado estadual pretendendo alçar a Câmara Federal, perfeitamente natural. O candidato do PMDB a governador, em 2010, é o ministro Geddel Vieira Lima. O prefeito de Salvador, João Henrique, está mordido pela mosca azul. Roberto, então, pode ir para deputado estadual, em 2010.
11. O verão abriu suas portas (foto acima) com praias lotadas e áreas de veraneios cheias de turistas. A "turma do dendê" aquela que só gosta da cidade do Salvador no verão, que ama de araque esta cidade, já está circulando nos eventos badalativos da cidade. Sempre prometende mundos e fundos e não trazendo nada. Olho vivo com essa gente.
12. Os comentários nos bastidores da Câmara destavam que Mangueira só ligou para Geddel e João Henrique depois da decisão tomada. Irreversível.
13. Até o "Senadinho" do Shopping Barra perdeu a tranquilidade. Os "senadores" Manoel Canário e Luiz Luizi estão indignados com assaltos que estão acontecendo no local inclusive com tiroteios. Os "senadores", desta forma, estão sem poder dar o expediente com mais tranquilidade.
14. Mofa na Assembléia Legislativa um projeto do deputado João Carlos Bacelar (PTN) que limita o uso de bebidas alcoólicas na cidade do Salvador. Essas medidas já foram adotadas em outras cidades com redução da violência. Mas, na ALBA, ninguém quer falar disso.
15. Outro detalhe: na Colômbia todo motociclista é identificado com nome no colete e no capacete. É obrigatório. Com isso, os crimes praticados por motociclistas cairam quase a zero. Em Salvador, no último sábado, motociclistas assaltaram o Shopping Barra duas vezes. Isso é projeto para vereador.
16. Os números não batem: dizer que as Casas Bahia vão inaugurar 7 lojas na capital com 3.000 empregos diretos é um chute que não tem mais tamanho. Daria 430 empregados por loja. Não tem empresa que aguente.
17. O presidente Lula não viu nenhum out-door do ministro Geddel (Conte comigo para realizar um feliz 2009) porque deixou Inema de helicóptero. Outra coisa: Geddel não é aquela moça da BPN (fale com a moça da Insinuante), aquela que empresta dinheiro a juros. Daí que esse conte comigo é político. Não queiram recorrer ao "home" para tomar capilé emprestado.
18. A prefeitura de Abaira publicou um convite para contratar um médico para seu PSF no interior do município. Salário: a partir de R$7.000,00. Nada mal.
19. Se depender dos patrocinadores da iniciativa privada (e do governo também) o ano de 2009 vai ser amargo.
20. A cerveja Bohemia bateu a casa de R$4,00 em Vilas do Atlântico, nas barracas de praia.