Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

TURISTAS CHEGAM EM SALVADOR E NÃO PODEM COMPRAR COCADINHA BAIANINHA

Uma vergonha! Até o free shop do Aeroporto de Salvador está fechado
06/01/2009 às 22:03

Foto: Foto: BJá
Aeroporto Internacional de Salvador sem free-shop e cocadinha baiana nas lojas internacionais
  Miudinhas globais:

  1. Salvador, a capital internacional do turismo, a cidade que recebe milhares de turistas, a cidade de não sei bem o que e outras milongas mais, sequer tem um free-shop no Aeroporto Internacional Luis Eduardo Magalhães e até as lojinhas de jóias, presentes e cocadinhas baianas foram fechadas. Nem precisa comparar com Rio e São Paulo. Basta dar um pulinho em Recife.

  2. Outra coisa: o assédio aos turistas no Pelourinho está de tal ordem que parece vendedores de tomates na Feira do Japão, na Liberdadade. É um grita, agarra e compre aqui que ninguém aguenta, nem os patrícios de outros estados. Se duvidar sente no Restaurante de Celina, na parte externa da Rua das Laranjeiras, pra comer uma malassada. Dá indigestão de tantos pedintes.

  3. Completou-se dois anos da morte do servidor municipal Neylton Souto da Silveira nas dependências da Secretaria de Saúde do Município de Salvador, no Comércio. Um dos crimes mais hediondos ocorridos na capital baiana nos últimos anos, sobretudo porque envolveu uma trama com figurões da administração pública, uma sub-secretária de Saúde, Aglaé Amaral Souza e uma consultora técnica Tânia Maria Pimentel Pedroso, e dois pobres vigilantes Josemar dos Santos e Jair Barbosa, por ora, os únicos presos no caso, ainda a espera de júri popular.

  4. Este episódio mereceu um dos maiores destaques na imprensa baiana com comentários, entrevistas, análises, envolvimento do Ministério Público e da OAB, um forte sentimento de revolta da população e uma vitima que conduzia a organização financeira da Secretaria da Saúde, sabia as tramóias que ocorriam no seu interior, e por isso foi silenciado covardemente por seus algozes.


  5. As mandantes do crime, segundo a promotora do Ministério Público, Armênia Cristina Santos, as senhoras Aglaé Souza e Tânia Pedroso depois de momentaneamente presas foram soltas e continuam em liberdade até hoje, não deverão ser levadas ao júri popular, ficando o caso restrito aos executores da morte do servidor, os vigilantes Josemar dos Santos e Jair Barbosa.


  6. Até hoje o crime nunca foi devidamente explicado, embora a promotora Armênia Cristina esteja convicta de que Aglaé e Tânia são realmente as mandantes para encobrir enormes falcatruas que existiam na Secretaria de Saúde Municipal, na época dirigida pelo petista Luis Eugênio Portela, o qual, deverá ser ouvido em segunda audiência pelo juiz Moacir Pita Lima Filho no próximo dia 27.

  7. Portela tem jurado inocência e desconhecimento do que aconteceu na secretaria que dirigia. A sociedade baiana exige que este caso, pelo menos, não caia na impunidade ou que apenas os pretos e pobres da periferia paguem por esse crime. Os peixes graúdos também precisam serem punidos sob pena de que, mais uma vez, a Justiça seja promovida apenas atingindo o lado dos mais desprotegidos da sociedade.

  8. O Bahia Já está de olho neste caso e acompanhará até o seu final. Espera-se que todos os criminosos, mandantes e executores, sejam levados ao júri popular.

 
  9. O presidente da Fundação Liberdade e Cidadania, deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA), atribui ao governo do PT o espantoso número de homicídios ocorridos em apenas cinco dias do início do ano na capital baiana. A Grande Salvador tem registrado a cada dia 10 assassinatos.

  10. Ao final do ano, mantida a atual média, a capital terá 3.650 homicídios e, provavelmente, superará o número de óbitos da violenta guerra na Faixa de Gaza. "A culpa pelo tratamento preferencial é do PT, que opta pelos criminosos em detrimento das pessoas que trabalham. Bandido não é companheiro", dispara Aleluia.      

  11. Mais uma invasão avança na capital em frente ao Colégio Apoio, em Stella Mares, área que pelo novo IPTU é considerada zona nobre da capital. No Rio, o novo prefeito, Eduardo Paes, iniciou a Operação Choque de Ordem, exatamente para conter invasões, puxadinhos, cacete-armados, tudo muito comum em Salvador.

  12. As siderúrgicas nacionais estão voltando de férias sem encomendas. As compras externas despencaram 70% e as internas idem-idem. A crise chegou ao setor automobilístico em todo mundo e o Brasil não escapou desse problema.
 
  13. Sensacional a minisérie da TV Globo, Maysa. Quantas lembras dos velhos e bons tempos do Brasil com cara de país civilizado. Como mudamos para pior. 

  14. O presidente municipal do PTN de Camaçari, Maurício Bacelar, ingressou na Justiça Eleitoral com uma ação de investigação judicial contra o prefeito reeleito de Camaçari, Luiz Caetano (PT), por compra de votos no pleito de outubro do ano passado. A ação está baseada numa gravação de uma conversa entre um líder comunitário e o secretário de Ação Social da Prefeitura, Carlos Silveira.

  15. O mais curioso é que Silveira era o presidente do Conselho de Ética do PT de Camaçari que prometeu R$30 mil ao líder comunitário em nome do prefeito. Que ética desse camarada.

   16. Bastante comentada a sunga do governador Wagner no plenário da ALBA. A oposição só perdoô Lula. Mas, diante da crescente onda de violência na RMS sentou à pua no governador entendendo que ele deveria estar cuidando deste assunto com mais firmeza.

  17. Opinião do Bahia Já: De fato, está faltando um pronunciamento do governador sobre esse assunto. O prefeito também não pode ficar calado. Alguma coisa tem que ser feita, pois, se chegou a um ponto de extrema gravidade. Os assessores do governador têm que verificar o estrago que isso pode causar a imagem do governo lá adiante, em 2010.

  18. As colunistas sociais de Salvador ainda estão falando da virada do ano com fotos de madames e seus maridões. Que coisa mais atrasada.

  19. Através da consulta processual no site do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, precisamente com relação à movimentação da ação ordinária 14094398925-5, citado no decreto de nomeação dos 15 novos agentes de tributos estaduais, percebe-se que o êxito das partes autoras decorreu, também, em razão da inércia PGE.

  20. Com base no despacho exarado pelo juiz Ricardo D´Ávila, às fls. 401 dos autos, no qual declara: "Após determinar que se processe consulta ao sistema de movimentação de processos do 2° grau, em razão do comparecimento pessoal da parte interessada nas pendências deste cartório e na presença do juiz titular, verifica-se que o Agravo de Instrumento n° 35581-2/2007 foi improvido, por unanimidade.

  21. Ainda assim, faz-se necessário que este juízo fosse oficialmente comunicado, considerando que a publicação do acórdão deu-se em 22/10/2007 e não existe registro no sistema de interposição de embargos de declaração ou qualquer outro recurso, a fim de que possa-se dar prosseguimento ao feito com nova determinação de cumprimento do julgado. "Intime-se. Salvador, 26/XI/07. Ricardo D´Ávila. Juiz Titular.

  22. Esta nova informação, trazida à luz com a publicação do despacho do juiz titular da 5ª Vara da fazenda Pública na edição de 28/11/2007, demonstra claramente que a PGE foi omissa ao não apresentar os recursos cabíveis, permitindo que a sentença transitasse em julgado, sem que, estranhamente, houvesse qualquer manifestação jurídica por parte dos responsáveis pela defesa dos interesses do estado.

  23. As fls. 419 dos autos, o Exmo Sr. Juiz da 5ª Vara de Fazenda Pública, volta a chamar a atenção à forma negligente sobre como a questão foi tratada pelo titular da PGE, chegando expressamente a comentar que "o Procurador Geral, intimado pessoalmente, da mesma forma fez ouvidos de mercador, certamente Sua Excelência Chefe do Executivo não terá igual comportamento, pois caracterizar-se-ia ato atentatório ao exercício da jurisdição."

   24. Em suma, a negligência suscitada pelo Exmo. Senhor Juiz da 5ª Vara de Fazenda Pública pelo atual titular da PGE no trato das questões relacionadas ao Fisco baiano é realmente um forte motivo de preocupação dos servidores que integram as carreiras da Fazenda estadual, já que, indiscutivelmente, favorecem o clientelismo e ao aparelhamento político. Em 22/10/2007 (já na gestão do atual Procurador Geral), quando o acórdão do Agravo intentado foi publicado, caberia a apresentação dos recursos jurídicos cabíveis, o que, não foi feito pela PGE.
 
   25. O secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, está pavimentando sua candidatura a deputado federal, em 2010. E como atua o camarada. Sua esposa é a nova secretária de Saúde, em São Francisco do Conde, da companheira Rilza. Ninguém dá prego sem estopa.

   26. Quem estava na ante-sala do gabinete do presidente da Assembléia Legislativa, Marcelo Nilo, nesta terça-feira, 6, ficou admirado com o semblante alegre do deputado Reinaldo Braga e os cumprimentos afetuosos de despedida. A conversa entre os dois, anotou uma secretária, durou 45 minutos, e não estavam tratando sobre as águas do Rio São Francisco.

   27. A revista Piaui traz uma entrevista com o presidente da República. Lula diz que não lê jornais, não assiste TV, não ouve rádio nem acessa sites e blogs. Confia nas informações de Clara Ant, sua assessora especial, e do jornalista e ministro Franklin Martins. Assim fica difícil. 

   28. Falar em imprensa, o ambiente no Correio está fervendo no sai não sai do editor chefe. Vai dar camelo e cobra.

   29. A empresa de consultoria INDG, de Vicente Falconi, é quem está orientando a questão do IPTU na Prefeitura de Salvador. Do jeito que vai, uma hora dessa Falconi nomeia o secretário da Fazenda.

   30. Como anunciou este BJá em primeira mão há mais de um mês, o presidente Lula vai com o ministro Geddel Vieira Lima fazer uma visita as obras de Transposição do Rio São Francisco, no estilo "Caravanas da Cidadania", da campanha Lulalá da década de 1990. Vai ser uma ciumeira terrível.

   31. Geddel, aliás, tá mandando um cartão mais criativo do que a Morya. Diz o seguinte: Integração. Taí uma coisa que não pode faltar em 2009. 

   32. Já o cartão do PMDB, santo pai! "Que cada ano seja eleito o melhor ano de sua vida". Valeu.

   33. Deputados comentavam nos corredores da ALBA a pose do secretário Valmir Assunção, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza. De celular em punho, o carro preto fez uma pequena volta para pegá-lo na entrada da Casa. Só era dar uns passinhos e o problema se resolveria sem pose.

   34. Quatro reitores de Universidades Estaduais filaram o pirão no Restaurante da ALBA. Foram fazer lobby junto a base aliada para aprovar o Bolsa Esporte. Cada qual pagou sua conta.

  35. O novo prefeito de Aramari assumiu sem histórico da Prefeitura, inclusive das finanças. É que venceu o contrato de aluguel dos computadores por seu antecessor dia 31 de dezembro com faturas em atraso. 

  36. O novo prefeito de Feira, Tarcízio Pimenta, entrou sem apetite. Também pudera. Zé Ronaldo nomeou 90% do secretariado. Pode anotar que vem briga pela frente. Esse modelo nunca deu certo.