João Henrique faz marketing e a ingênua imprensa baiana aplaude
Foto: Foto: BJá |
|
Em NY, como na Bahia, bicletas na corrente para fugir dos ladrões |
Miudinhas globais:
1. Nova Iorque ainda não adotou o uso da bicicleta como transportes alternativo, o que representa uma loucura, sobretudo em Manhattan com áreas planas e que têm todas as condições de incrementar um programa dessa natureza, como existe na França, na Holanda e em Barcelona, na Espanha. Os americanos ainda adoram aqueles carrões enormes e bebedores de gasolina. Mas, a gasosa está bem mais barata do que no Brasil.
2. O curioso em NY é que aqui tem muitos ladrões de bicicletas e elas são vistas em Manhattan sempre amarradas com correntes nos pedestais. Furta-se mais bicis do que carrões. Ademais, as bicicletas são o transporte dos asiáticos e latinos que prestam serviços nos bares, restaurantes e lojas da cidade.
3. Embora o Al Qaeda seja uma ameaça constante à cidade ninguém parece preocupado com isso. São milhões de pessoas indo às compras e aos locais de turismo, sem a menor preocupação com uma bomba de Ben Laden. Outro detalhe: enquanto em Salvador morreram mais de 20 pessoas assassinadas entre o Natal até o fim do feriadão, em NY esse tipo de crime desapareceu do cenário. Não há registros, nem nos bairros mais pobres da cidade.
4. Os destaques do NYT e do USA Today estão concentratados na guerra entre Israel e Palestinos, um pepino a ser descascado pelo novo presidente Barack Obama. Mas, a opinião dos analistas políticos é de que Obama prestigiará Israel, isso ninguém tem dúvida. Hoje, essa é a opinião dos principais jornais americanos.
5. Mas, também essa é a opinião geral, Obama não estava esperando uma situação dessa natureza ao assumir o governo. Há quem diga que tudo foi proposital para testar a capacidade de Obama logo no início de sua gestão. É pagar para ver o que acontecerá. Há uma diferença enorme sobre a percepção de uma guerra no Oriente Médio no Brasil e nos Estados Unidos.
6. Em NY é um noticiário que não sai da telinha, sobretudo levando-se em consideração que uma parte das finanças nesta cidade é comandada pelos judeus, inclusive grandes lojas e conglomerados financeiros. É, portanto, um noticiário que desperta muita atenção.
7. Como era de se esperar, o prefeito João Henrique retirou o bode da sala e não vai dar reajuste do IPTU em 150%, em 2010. Tudo não passou de uma jogada de marketing, assim como está fazendo com o reajuste da passagem de ônibus. Tudo combinado com os empresários.
8. O SETPS classifica o reajuste como político e está satisfeito porque, com as burras cheias e um péssimo serviço que presta aos usuários, nada pode reclamar. Enquanto isso, a ingênua imprensa baiana aplaude. Não tão ingênua assim.
9. O cerimonial da Câmara já preparou o roteiro da solenidade de posse do prefeito João Henrique Carneiro, do vice-prefeito Edivaldo Brito e dos 41 vereadores eleitos para cumprir um mandato de quatro anos. A posse dos eleitos (prefeito, vice e vereadores) será no dia 1º de janeiro, às 14h30, no Plenário Cosme de Farias da Câmara Municipal de Salvador.
10. A solenidade de posse, conforme o Artigo 4º do Regimento Interno da Casa, será dirigida pelo vereador Alfredo Mangueira (PMDB), 2º vice-presidente da Câmara que, na linha hierárquica da atual Mesa Diretora, renovou o mandato.
11. Após a formação mesa de trabalho e execução do Hino Nacional pela Banda de Música da Polícia Militar, o vereador Sidelvan Nóbrega (PRB) fará a leitura do termo de posse. Em seguida, o vereador Adriano Meireles (PSC) prestará o juramento, com os demais vereadores proferindo a expressão "assim prometo".
12. Depois do juramento, por chamada nominal e ordem alfabética, os vereadores assinam o termo de posse e o presidente da solenidade declara-os empossados na forma de lei. Findada a posse dos vereadores, começa a posse do prefeito e vice-prefeito, findada com um pronunciamento do prefeito reeleito João Henrique Carneiro, cabendo também, encerrando o ato de posse, discurso do presidente.
13.
Os empossado":
Os vereadores eleitos para a próxima legislatura, que será a 16ª do Legislativo de Salvador (correspondente ao período de 2009 a 2012), são os seguintes:
Coligação A Força do Povo (DEM/PR)Isnard Araújo, Alecsandro de Souza Santos (Leo Kret do Brasil), Eron Vasconcelos (Tia Eron), Andréa Mendonça e Paulo Magalhães Júnior.
Coligação Luta e Vitória (PSDC/PRP/PTdoB) Antônio Noelio (Alemão) e Legsamon Garcia (Tc. Mustafá).
PDTGilberto José e Odiosvaldo Vigas.
PHS/PSLAlcindo Anunciação e Alan Castro.
PMNPastor Luciano e Edson Alves Brito (Edson da União).
PPSJoceval Rodrigues.
PSB/PVOrlando Palhinha e Laudelino Lau.
PSDBPaulo Câmara e Jorge Jambeiro.
PTBDavid Rios.
PTCTéo Senna.
Coligação Salvador Mais Forte (PMDB/PRTB)Alan Sanches, Alfredo Mangueira, Pedrinho Pepê, Everaldo Bispo, Pedro Godinho e Sandoval Guimarães.
Coligação Salvador de Todos Nós (PT/PC do B)Henrique Santana Carballal, Olívia Santana, Gilmar Santiago, Aladilce Souza, Giovanni Barreto, Vânia Galvão, Marta Rodrigues e Moisés Rocha.
Coligação O Ser Humano em 1º Lugar (PSC/PP)Adriano Meireles, Erivelton Santana e Alberto Braga.
Coligação A Voz da Cidade (PTN/PRB)Sidelvan Nóbrega, José Carlos de Carvalho (Dr. Pitangueira), Carlos Muniz e Luizinho Sobral.
Mesa DiretoraNo dia seguinte (2 de janeiro), pela manhã, às 9h30, também no Plenário Cosme de Farias, haverá a eleição e posse do novo presidente da Câmara e dos demais integrantes da Mesa Diretora.