Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

ROBERTO MAIA (PMBD) ARTICULA CHAPA DE CONSENSO PARA PRESIDIR A UPB

Cartel dos combustíveis chega a Região Metropolitana do Salvador
22/12/2008 às 21:21
Foto: Foto: Manu Dias
Não se faz mais almoço à imprensa como na época Luis Viana Filho. Mas, tá bom, como diz Lady Kate
  Miudinhas globais:

  1. O almoço dos jornalistas de política com o governador teve seus momentos de humor. Diante da insistência de um repórter sobre um provável rompimento de Wagner com Geddel, agenda que, segundo o governador não passa por sua cabeça, não estaria em sua agenda, o chefe do Executivo lembrou que se isso acontecer vai procurar novas alianças com "João, Manoel, Joaquim, seja lá com quem for". Aí alguém lembrou: - Como João também. - Não. Só com Manoel e Joaquim, responder o governador.

  2. Outro repórter disse que havia perguntado ao bombeiro de um posto de gasolina sobre a impressão do governo Wagner e ele teria dito: - Não fede e nem cheira. - E aí governador qual sua opiniãoi. - Temos que respeitar, mas não concordo.

  3. Sobre o governo anterior ao seu, Wagner disse que a luta pelo retorno da democracia no Estado é admirada até lá lá fora (no exterior). Antigamente, disse, que não rezava pela cartilha não sobrevivia. Era muita pirotecnica. O governo era do eu, eu e eu.

  4. Perguntaram se ele estava apoiando a candidatura à reeleição de Marcelo Nilo, na ALBA, e se o apoio dos deputados do PT e da Executiva tinha seu dedo, sua interferência. - Eu vou responder, mas, sei que vocês não vão acreditar. O PT foi quem tomou a decisão.

  5. Sobre o tamanho do poder e as atribuições do presidente, do governador e dos prefeitos: - Cada um olha para sua floresta. A do presidente é maior do que a do governador; e a do governador mais do que a dos prefeitos.

  6. O prefeito de Bom Jesus da Lapa, Roberto Maia, PMDB, conseguiu organizar uma chapa de consenso à presidência da UPB (União das Prefeituras da Bahia), integrada também pelo PT. Roberto é irmão do deputado estadual Arthur Maia, que desistiu da disputa pela presidência da Assembléia Legislativa no PMDB, em favor de Leur Lomanto Jr.

  7. A Odebrecht, embora multinacional, mantém a tradição familiar. Depois de Norberto e Emílio, assume Marcelo. Todos do clã Odebrecht.

  8. Sacanagem: a revista Veja colocou a reunião da Cúpula das Américas e do Caribe, recentemente instalada em Costa de Sauípe, na página de humor.
 
  9. Se Téo Senna for confirmado na Secretaria de Esportes da Prefeitura de Salvador, João paga a fatura da derrota de Valdenor Cardoso, presidente da Casa e com "grandes serviçois prestados", entre eles, a aprovação a "toque de caixa" do PDDU.

  10. O ministro Guido Mantega vai passar o Réveillon na Bahia, num hotel do Litoral Norte. É querer demais o ministro assistindo show de Beth Carvalho no Farol.

  11. O governador Wagner passa o Natal e o Réveillon em Salvador. Está ansioso. Vai ser vovô. Seu neto (a) filho de Mariana chega com os sinos de Belém. A mamãe de Wagner vem do Rio para ninar o bisneto.

  12. Durante a formatura de Medicina da UFBA, o diretor da Escola, passou o maior "sabão" em João e Wagner por conta do abandono do Pelourinho e do entorno, inclusive da antiga escola mater médica do país.

  13. O PMDB esteve dividido até no convescote do prefeito João e o jantar do governador Wagner. Os deputados Joélcio, Virgínia Hagge e Marizete Pereira estiveram no jantar do governador. Arthur Maia, Luciano Simões e Leur Lomanto Jr nas bodas de João.

  14. Bem que o deputado Reinaldo Braga avisou ao secretário Rui Costa, das Relações Institucionais, para que o governador não fosse a Xique-Xique inaugurar obra da Codevasf. Desarticulou geral.

  15. O deputado Zé das Virgens renuncia a função de deputado nesta terça-feira, 23, e seu suplente assume dia 26. Agora, Tarcízio Pimenta fica até o último dia. Eliana Boaventura só assume dia 5 de janeiro. Pimenta não quer perder nem um conto. Que coisa!

  16. O presidente Lula da Silva vai passar o final do ano em Fernando de Noronha. Provavelmente, no início de janeiro, passe 8 dias em Inema. A casa da praia foi reformada e a Bahia é a Bahia.

  17. Quem ficar esperando uma reforma administrativa no governo do Estado e a saída de Rui Costa pode ficar sentado esperando. Vai cansar o bumbum.

  18. João nomeou os novos secretários. Foi uma renovação e tanto. Só um deles, João Cavalcante, tem 43 anos de serviços públicos prestados. Vem da década do AI5.

  19. Aumentar as chances consensuais de uma chapa única na ALBA com o acordo da UPB. Hoje, o governador teve um encontro com Geddel, mas, trataram de assuntos administrativos. E, presumivelmente, de política.

  20. O fotógrafo Manu Dias, da Agecom, ex-companheiro de jornada da campanha de Waldir Pires, 1986, está cheio de cabelos brancos. E, gabando-se de ainda estar com a mesma esposa, há 26 anos.

  21. Não foi só João que caprichou na decoração de Natal. A prefeita Moema Gramacho também fez bonito. Agora, no Largo do Caranguejo, centro político, cultural e festivo de Itinga ficou a desejar.

  22. O cartel dos combustíveis chegou ao Litoral Norte. A gasolina é R$2,66 na capital até Camaçari e fim de papo. São uns ordinários.