Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SALVADOR PERDE AO DESPREZAR OS 30 ANOS DO OLODUM COMO TEMA DO CARNAVAL

João Falcão lança seu novo livro na quinta-feira, na Academia de Letras da Bahia
15/12/2008 às 21:19
Foto: Foto: Divulgação
Olodum é a marca mais conhecida da Bahia no exterior
  Miudinhas globais:

  1. Conforme anunciamos neste site em primeira mão o prefeito João Henrique foi ao encontro do Democratas, hoje, no Hotel Sofitel ao lado do prefeito eleito de São Paulo, Gilberto Kassab, e da cúpula política baiana do Democratas, com Paulo Souto, ACM Neto, Senador ACM Jr e o deputado José Carlos Aleluia.

  2. Nesta segunda feira gorda na política baiana, como há muito não se via, João colocou lenha da fogueira e disse que vai estreitar, ainda mais, as relações com os Democratas. É claro que o prefeito, ao fazer tal comentário, tem respaldo para se inserir nesse contexto onde se organizar o jogo sucessório na Bahia, em 2010.

  3. O governador Wagner, diante dessa investida do Democratas no seu terreiro, conseguiu antecipar a vinda do presidente Lula à Cúpula das Amércias e dos Países do Caribe e também chega a Salvador, hoje, à noite, para inaugurar o Complexo Viário 2 de Julho, a primeira obra do PAC na capital baiana, trazendo consigo à tira-colo sua cândida a presidente, a ministra Dilma Roussef.

  4. Wagner quer tirar o biscoito da boca do Democratas para que este partido não ocupe espaços na mídia, às vésperas da Cúpula dos presidentes da América Latina, que conseguiu organizar com o governo federal, criando um fato político relevante e ofuscando a iniciativa dos Democratas. Se assim não agisse, perderia espaços.


  5. A verdade é que os movimentos da sucessão baiana já começaram e cada um dos líderes e futuros candidatos usam suas estratégias para aparecerem.
 
  6. O ministro Geddel Vieira Lima, de sua parte, usou as páginas amarelas de Veja, coincidentemente neste final de semana, para dizer que o PMDB não é o PT, mas o partido não apoiará um petista em 2010, 2014 e 2018, sinalizando, ainda, que, no Brasil, só existem dois líderes nacionais, o presidente Lula da Silva e o governador de São Paulo, José Serra, excluindo assim, a candidata de Lula, a ministra Dilma Roussef.


   7. Nesse jogo, vê-se que os principais líderes políticos baianos estão antenados e marcando um ao outro, homem a homem, como acontece no futebol. Cada movimento, a partir de agora, vai ser assim. 2009 já está batendo à porta e por mais que não se queira falar na sucessão 2010, se tornou um tema inevitável no meio político.
 

   8. E, que ninguém tenha dúvidas do que poderá acontecer, a julgar pelos movimentos desta segunda gorda: de um lado pode estar Wagner e seus tradicionais aliados, o PCdoB e o PSD; e do outro o PMDB, o Democratas e o PSDB.

  

   9. Antes da anunciada crise internacional a C&A, que é uma multinacional, reduziu as compras no seu cartão de 5 vezes para 3 vezes.

   10. Como era esperado, não houve sessão na Assembléia Legislativa nesta segunda-feira. Os deputados Democratas acompanharam a reunião Souto/Kassab, no Sofitel, pela manhã, e seguiram para Feira de Santana, à tarde. Os deputados do PT foram para a inauguração do Complexo Viário 2 de Julho.

   11. Duvida-se que haja sessão na terça-feira. O cerimonial do governo já expediu convite para um encontro de confraternização em Costa de Sauípe, à noite. O pessoal tem que chegar com uma 1 de antecedência - às 18h. A votação das matérias, na ALBA deve ficar mesmo para quarta-feira.

   12. O tema do Carnaval 2009, em Salvador, deveria ser o Olodum e seus 30 anos de vida. O Olodum é o grupo cultural mais conhecido no Brasil e no exterior. O tema Afoxés é insoso e por fora.

  13. A Odebrecht tirou a mão do bolso e fez um anúncio na mídia impressa baiana, bilingue, para saudar os chefes de Governo do Mercosul.

  14. Um dos pontos chaves a ser discutido na Cúpula das Américas e dos Países do Caribe é o código aduaneiro. Tema importantíssimo.

  15. Na quinta-feira, na Academia de Letras da Bahia, lançamento do livro do escritor João Falcão, ex-diretor do Jornal da Bahia. Tema: A História da Revista Seiva que editor na Bahia nos idos dos anos 1938. Falcão está com 89 anos de idade. A partir das 18h.

  16. O empresário João Carlos Paes Mendonça diz que, com crise ou sem crise, manterá os investimentos do seu grupo no Salvador Shopping e no Shopping Norte, na confluência Aeroporto/Lauro de Freitas.

   17. Poucos deputados da Bahia na homenagem que a Câmara Federal prestou ao ex-deputado Francisco Pinto. Salvo melhor juizo, só a presença de Colbert Martins Filho.

  18. As Fundações dos Partidos Públicos estão encrencadas com as prestações de contas de R$28 milhões. Todos têm nomes de políticos honrados e respeitadíssimos. Se assim soubessem suas famílias não deixariam fazer tal homenagem.

  19. Quem está enrolado com as prestações de contas: Fundação Ulysses Guimarães, PMDB; Fundação Milton Campos, PP; Fundação João Mangabeira, PSB; Fundação Instituto Getúlio Vargas, PTB; Fundação Astrogildo Pereira, PPS. 

  20. Só hoje O Globo deu a matéria da briga Geddel x Wagner ainda citando o artigo que Geddel escreveu em A Tarde. O assunto já está de barba branca.

  21. Tão dizendo que, com o aumento do dólar, vão reajustar os preços dos remédios e da conta de energia. É sempre assim. Agora, quando o dólar baixa o preço, as pílulas e a luz continuam nas alturas.

  22. O Equador está quebrado e participa da Cúpula das Américas na terra da Odebrecht.  O presidente tá com a cuia na mão e vai voltar pra Quito com ela seca.

  23. A Petrobras anunciou um corte violento nos seus investimentos publicitários, em 2009. O São João da Bahia vai dançar.

  24. As concessionárias não estão respeitando a redução do IPI na venda de veículos. As fábricas vão fazer feirões diretos aos cosumidores. Este país não tem jeito. Mesmo diante da crise, ainda tem gente querendo tirar proveito.

  25. A Escola de Samba Salgueiro queria trazer Beyoncé para sambar na avenida. Quando a direção da escola soube do cachê que a moça pediu dava pra comprar a Escola e ainda levar uns trocados. Desistiram.

  26. Teve uma época que Carlinhos Brown também quis trazer James Brown para o Carnaval de Salvador e aconteceu o mesmo. O Brown original pediu uma grana que dava para comprar a Timbalada e o Candeal.

  27. Os índios da Reserva Raposa do Sol dizem que vão extingur os arrozais. Índio, como sabe, não gosta de arroz e sim de madeira e de camioneta Chevrollet, de preferência cabine dupla.

  28. O que teve de gente cumprimentando Alfredo Mangueira por seus 60 anos de idade, hoje, não tava no gibi. O pessoal fareja longe e sabe que Mangueira está com um pé na presidência da Câmara de Vereadores.