Programa de João, rádio, ironiza promessas de Pinheiro
 |
Deu água no barquinho Oxum Maré, no Dique do Tororó. Que Iemanjá o acolha. (Foto/BJá) |
Miudinhas políticas:
1. O candidato do PT, Walter Pinheiro, realinhou seu programa de TV na noite desta terça-feira, 14, e promoveu um ataque sutil e elegante (se é que se pode chamar assim) a João Henrique abordando o tema PDDU passando para o telespectador a idéia de que o "PDDU de João" foi reservado aos ricos e aprovado na calada da noite. Convincente ainda que João já tivesse colocado um amortecedor na crítica, nos seus programas de ontem à noite e ao meio dia de hoje.
2. Isso também significa dizer, quando há um anteparo dessa natureza, que a "espionagem" eletrônica correu solta. De toda sorte, ao contestar a postura de João, ainda intocável neste segundo turno, Pinheiro saiu-se bem. Embora, quer com este ou outro PDDU, mesmo discutido em Conferência da Cidade não resolverá jamais o que já está construído.
3. A trucagem das falas Lula/Pinheiro/Wagner no início do programa também foram boas. Obviamente que o telespectador leigo jamais vai saber se ouve ou não uma montagem de falas. Faz parte do jogo. O fraco do programa do PT são as propostas, sobretudo a relacionada ao bonde moderno. Ninguém acredita.
4. João seguiu sua trilha colocando mais amortecedores no caminho de possíveis novas críticas nas áreas da saúde e IPS, e aproveitou para colar a ineficiência da gestão saúde nos seus 3 primeiros anos de governo no colo do PT. A fala do novo secretário, José Carlos Brito, se perdeu no tecnicismo. A de Geddel foi boa, compreensível.
5. As novas propostas de João para a saúde não convencem, sobretudo a recuperação do IPS com gestão compartilhada com servidores. No final, João retomou o tema das casas da Baixa Fria, ainda que só tenha mostrado lances de uma movimentação de terras, o que pareceu ser uma coisa da última semana. Melhor do programa: o comercial dos 40 meses.
6. Ninguém assume publicamente, mas, propaga-se nos meios empresariais que a greve dos bancários está sendo habilmente mantida sabe por quem... pelos próprios bancos. Estranhamente não estão agindo, como das vezes anteriores, para enfraquecer o movimento e levá-lo ao encerramento.
7. Possível motivo: medo da crise financeira mundial influenciar os correntistas no sentido de correrem aos bancos para sacar os valores depositados. Alias, o Banco Central já detectou que 30 instituições de crédito estão mal das pernas e estuda urgentemente uma forma de prestar socorro, sob pena de colocar em risco o sistema financeiro nacional.
8. Banco Central reduziu nesta terça-feira (14) a alíquota do recolhimento compulsório sobre depósitos à vista de 45% para 42%. O impacto da decisão, que será sentido a partir do dia 29, é de R$ 3,6 bilhões, segundo a assessoria da autoridade monetária.
Em outra frente, o Conselho Monetário Nacional (CMN) decidiu em reunião extraordinária elevar, temporariamente, o percentual que os bancos precisam direcionar para o crédito rural.
9. Em conversa com o BJá, na ALBA, o deputado Álvaro Gomes (PCdoB), ex-sindicalista ligado ao Sindicato dos Bancários entende que o movimento grevista está durando muito, o que não é bom para a categoria. A associação greve com crise econômico pegou os sindicalistas no contra-pé.
10. A imprensa está noticiando que a Rede Globo vai trocar, sob o argumento de ineficiência, o IBOPE pelo Datafolha, na parceria para realização de pesquisas de opinião sobre eleições e avaliações governamentais. Ocorre que, tomando o caso das eleições de Salvador, o Datafolha errou mais do que o IBOPE.
11. O Condomínio Alphaville 2 tem acesso pela Avenida Paralela, através de via marginal da futura Avenida 29 de Março (ligação entre a Paralela e a BR- 324, em Águas Claras), em terreno limítrofe com a Estrada Velha do Aeroporto. Foi construído ao longo desta via um muro de três metros de altura para impedir o acesso de pessoas, que está sendo classificado como Muro da Vergonha.
12. Nas cercanias do Aeroporto de Salvador estão começando a surgir construções de edifícios nas vias próximas, como na Dorival Caymmi, próximo ao Parque de Exposições, e na Estrada do Coco, vizinho ao Shopping Litoral Norte, em Lauro de Freitas. Nas proximidades do Aeroporto de Congonhas, em SP, começou assim.
13. O DOE do dia 12 do corrente traz o decreto do governador Wagner declarando de utilidade pública para fins de desapropriação uma área de 2 milhões e 56 mil m², no município de Maragogipe, destinado a abrigar o Pólo de Industria Naval.
14. Trata-se da área necessária para abrigar a construção e reparo de plataformas marítimas de petróleo, permitindo que se passe de um para seis serviços simultâneos e para edificação de dique seco, montagem e reparo de navios petroleiros. Tudo isto sob encomenda da Petrobras com vistas ao aumento da produção de óleo, multiplicando uma atividade de 30 anos de existência no Distrito de São Roque do Paraguassu.
15. Segundo especialistas no setor, quando a estrutura planejada funcionar a pleno vapor, serão absorvidos cerca de 20.000 pessoas entre empregos diretos e indiretos. Atingidas estas metas de serviços e empregos, pode-se esperar que será reacendida a chama da emancipação de São Roque, sonho acalentado desde a década de 1980, porque a sua importância econômica será bem maior do que a da sede e cidades vizinhas.
16. Quem analisou as candidaturas a prefeito, nos últimos tempos, de municípios do Extremo Sul fica com a impressão de que o eleitorado não cultiva o sentimento de barrismo municipal, tanto são os pleiteantes vindos de outros locais, como pode-se alinhar:
- Ubaldino Junior candidatou-se a prefeito de Teixeira de Freitas em 1992 e perdeu, elegendo-se , em 1996 e 2000, para dirigir Porto Seguro, mas, quando tentou voltar agora, foi impugnado;
- Wilsinho Brito era vereador em Teixeira, chegando a deputado estadual, em 1998, e prefeito do Prado, em 2.000 e 2004;
- Janio Natal foi eleito prefeito de Belmonte em 1992 e 2000 e elegeu-se, no ano de 2004, em Porto Seguro;
- Ubaldino Pinto foi eleito prefeito de Porto Seguro em 1988 e de Santa Cruz de Cabrália, em 2004, mas foi impugnado quando buscava a reeleição;
- Francistonio Pinto foi eleito, em 1992, prefeito de Teixeira, perdeu em 1996 e colocou o filho, em 2000, na Prefeitura de Ibirapõa;
- Paulo Dapé foi eleito, em 1996, prefeito de Eunapolis e elegeu o filho, Junior Dapé, deputado estadual em 1998, tendo perdido a reeleição em 2000. Ai, perdeu, em 2004, a eleição para prefeito de Eunápolis, mas elegeu o filho em Itabela, que terminou sendo cassado.
17. Maior queda do dólar desde 2002! Maior subida do Ibovespa desde 1999! Tudo conversa fiada. O negócio é ter paciência com a crise e não mexer no pé da meia.
18. No programa de rádio, o apresentador Raimundo Varela, apoiador de Pinheiro dá um cartão vermelho a João dizendo que ele passou 3 anos sem fazer nada e agora faz obras eleitoreiras.
19. Caetano Veloso está apoiando Gabeira no Rio de Janeiro. No verão ele vem apoiar o candidato de Salvador.
20. A onda liberal inglesa foi pro espaço. Os bancos foram majoritariamente estatizados e o presidente da França, Nicolas Sarkozy é quem está despontando como novo líder europeu.
21. Marta Suplicy comprometeu sua biografia com o comercial "Sabe se é casado?" contra Kassab.
22. Ninguém sabe o que é pior: o Aeroclube ou o Estádio de Pituaçu. Ainda bem que são vizinhos.
23. A Secretaria de Agricultura segundo o deputado Paulo Azi está há leilão faz tempo. Por ironia, na tribuna, o deputado Democratas se solidarizou com o secretário Geraldo Simões dizendo que, em sendo deputado federal a classe política não merece esse tipo de tratamento. Recomendou a Simões pedir o boné antes que lhe tirem o boné.
23. Os deputados tavam glosando na ALBA que depois de "Lulinha paz e amor", "Geddelzinho paz e amor" é bastante criativo.
24. Mais uma do programa de rádio de João sobre Pinhero: (um locutor com linguagem bem escrachada diz) - Não tô cumendo nada desse Pinehrio. Não venha não véio que você não cumpre nada.
25. Do deputado Adolfo Menezes sobre o atendimento do serviço de saúde em algum ponto do Brasil: - É preciso ter mais respeito com as pessoas na hora da morte.
26. O deputado Gilberto Brito (PR) e da base aliada do governo anda num sentimento enorme. Taí uma pessoa que é amiga do senador César Borges.
27. O deputado Bira Coroa, PT, que tem base em Camaçari e Salvador fez um discurso hoje cumprimentando eleitos e eleitas do PT em vários municípios, em especial, Central. Alguém disse: - Esse Bira tá indo longe.
28. Do deputado Gildásio Penedo ao colega Paulo Azi: - Se solidarize também com Ronald Lobato, do Planejamento.
29. A oposição na ALBA está chiando porque as emendas dos 400 mil só estariam saindo para o pessoal da base do governo.
30. Tão dando um jeitinho brasileiro no nepotismo no Senado.
31. O Cidade da Luz realizará um jantar especial temático (dia 25, às 19 horas) para comemorar os 50 anos de Bossa Nova. O evento inclui entrada, buffet, sobremesa e bebidas, além de pista de dança, pintura mediúnica e apresentação do Conservatório de Música Schubert.
32. No cardápio da noite, frango ao molho de
champignon e catupiry, arroz de damasco e batata
boulanger por apenas R$30. Toda a renda será revertida para as obras sociais da Instituição. Outras informações pelo site
http://www.cidadedaluz.com.br/ 33. Ponte entre muitas "Bahias" é o nome do caderno especial que o jornal A TARDE, lança nesta quarta-feira, 15, data em que completa 96 anos de existência.