Edivaldo Boaventura inaugurou sua própria foto na Academia de Letras
 |
Moema faz balanço da campanha e anuncia metas para 2009/2012. (Foto/Div) |
Miudinhas globais:
1. Paulo Coelho é o escritor mais famoso do mundo e o que vende a maior quantidade de livros. Hoje, exceto Lula e Pelé, é a personalidade brasis mais reverenciada no planeta. Tanto que, quando o Brasil foi selecionado para sediar a Copa do Mundo de Futebol, em 2014, estava ao lado de Lula e Romário como símbolos do país.
2. Coelho será a estrela da 60a. edição da Feira Internacional do Livro de Frankfurt, o maior evento mundial desse segmento. A entrevista de abertura da feira será com Paulo Coelho que vai comemorar a marca de 100 milhões de livros vendidos. Um feito inigualável na história da literatura mundial.
3. Estarão em Frankfurt os prêmios Nobel de Literatura Orhan Pamuk e Gunter Grass, o prêmio Nobel da Paz, Mikhail Gorbatchov, escritores famosos, ministros de Cultura do Ocidente e do Oriente, e editores e diretores das maiores editoras do planeta. Até dia 19 serão lançados 122.189 livros e outros 281.213 títulos de catálogos estarão a venda.
4. A Feira de Frankfurt abre dia 14, terça-feira, e o escritor Paulo Coelho convidou o presidente Lula, Gil e mais recentemente o ministro Juca Ferreira, o qual, este último, e segundo depoimento de Coelho (vide nota neste site e carta aberta do escritor em seu blog) o desrespeitou, o enrolou e não comparecerá ao evento, perdendo a oportunidade de fazer ótimos negócios para o Brasil e um excelente relacionamento.
5. Juca alegou (também resposta do ministro neste site) que vai numa reunião em Cartagena das Índias, Colômbia, discutir sobre cultura negra e ameríndia no continente Sul Americano. Ou seja, vai deixar de participar de um evento mundial, com possibilidades reais de conseguir bons negócios para a cultura do Brasil, para participar de uma discussão terceiro mundista que, normalmente, nunca dá em coisa alguma.
6. O Brasil é assim mesmo: anda pra trás. Quando tem uma oportunidade dessa natureza, com o papa da literatura mundial, escritor que abre hoje qualquer porta, dá as costas e prefere discutir o sexo dos anjos. Troca o certo, o objetivo, o prático, pelo teórico, pelo acadêmico que não leva a coisa alguma.
7. Que bom a volta do programa eleitoral no rádio e na TV, na próxima segunda-feira, 13. Só aqueles que detestam os movimentos democráticos abominam o programa.
8. O Metrô ainda nem começou a andar e já tem um monte de irregularidades na obra: superfaturamento e várias irregularidades em serviços executados.
9. A Secretaria de Saúde do Estado só agora publicou na imprensa o pedido de licença ambiental para construção do Hospital Geral do Subúrbio. Por ora, o projeto embora já anunciado pelo governo há seis meses, continua só no papel. Nem uma pá de cal na obra.
10. Os líderes politicos baianos, os dois maiorais neste momento, negam que estejam olhando ou trabalhando visando 2010. Estariam observando 2014? Na prática política é assim mesmo: terminou uma eleição começa outra. E a próxima depois do segundo turno de Salvador será 2010. Não tem pra onde correr.
11. Nota do Instituto dos Auditores do Estado - IAF Sindical - diz que dos 82 pedidos de exonerações em cargos de chefia na SEFAZ, 15 já foram efetivados e 9 substituidos. Há, portanto, um buraco enorme no segmento fisco e o secretário Martins insiste na sua proposta de permitir aos agentes de tributos exercerem funções de auditores.
12. Na próxima semana, o movimento volta a bater na Assembléia. Mas, ao que tudo indica, a Sefaz só deverá mandar o projeto para a ALBA após a eleição de segundo turno em Salvador, depois do dia 25 de outubro.
13. O dólar subiu e o pãozinho também subiu. Quando o dólar baixa, o pãozinho continua em alta. Ô pãozinho danado.