Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PENEDO DIZ QUE ONDE WAGNER FEZ CAMPANHA O PT PERDEU. QUE MALDADE!

Médico Eduardo Leite lança livro sobre corrupção na Saúde da Bahia
07/10/2008 às 20:52
Miudinhas globais:

  1. O líder da minoria na Assembléia Legislativa, deputado Gildásio Penedo (DEM) disse no retorno ao trabalho na ALBA, nesta terça-feira, 7, primeira sessão após às eleições, que nunca viu um governador tão "pé quente" quanto Wagner. Agora, "pé quente" ao contrário - situou Penedo - "pois onde passou nas eleições foi terra arrasada e seus candidatos perderam".

  2. Penedo distribuiu uma lista com nomes de cidades onde isso teria acontecido: Itapetinga, Brumado, Itabuna, Santo Antonio de Jesus, Madre de Deus, Dias D' Ávila, Alagoinhas, Quijingue, Campo Formoso, Antas, Jeremoabo, Feira, Santaluz, Andorinhas e Anagé. É claro que Penedo não citou os nomes das localidades onde o governador foi e ganhou.

  3. Como o líder do governo, deputado Waldenor Pereira, PT, não apareceu na ALBA nesta tarde, a lista do "pé quente" na outra interpretação sai na quarta-feira. Mas, de lembranca assim da cabeça, Wagner foi a Lauro de Freitas, Camaçari, Serrinha, Santa Bárbara e nessas localidades o PT venceu. Em Salvador, Wagner ainda não pisou no palanque de Pinheiro, só naquele virtual mostrado na TV, do comício de sua campanha, em 2006.

  4. Agora, segundo o deputado Heraldo Rocha, coisa feia foi a presença de Wagner no palanque de Michel Hage, em Itapetinga. Quando o governador criticou o candidato new-petista até latinha de cerveja jogaram no palanque. Ainda de acordo com Heraldo, a voz do governador não estava firme na hora do discurso. Prometeu até mostrar à imprensa uma fita do tal discurso.

  5. O deputado Bira Coroa (PT) destacou a vitória de Luis Caetano, prefeito reeleito em Camaçari, de forma retumbante com 72% dos votos, e que seu adversário era um "paraquedista" que fez uma campanha fomentando a miséria. Bira também elogiou a vitória e o desempenho das "companheiras" Moema, em Lauro de Freitas, e Rilza, em São Francisco do Conde.

  6. Na ALBA só se elegeram prefeitos, Tarcízio Pimenta, DEM (Feira de Santana) e Zé das Virgens, PT (Irecê). Como Tarcízio estava licenciado e em seu lugar assumiu o deputado Pedro Alcântara (vitorioso em Juazeiro com sua esposa na vice do prefeito eleito pelo PCdoB) este será efetivado no mandato, em janeiro próximo. 

  7. Para o lugar de Zé das Virgens assumirá o vereador petista de Santa Maria da Vitória, Valdeci Augusto.

  7. Voltando a Feira, Tarcízio se queixou muito dos métodos praticados por seus adversários em Feira, em especial, do deputado Sérgio Carneiro, do PT. Disse que Sérgio tem nome de carneiro mas é o diabo. Até espalhar que o bolsa família iria acabar espalhou durante a última campanha eleitoral.

  8. Coleguinhas da imprensa baiana ficaram assustados com chiliques que deram uma repórter e um fotógrafo de A Tarde, porque queriam Léo Kret do Brasil, em exclusiva, ontem, e foram surpreendidos com a coletiva. 

  10. O jornalista Vander Prata volta de Itabuna com uma bela vitória na sacola. Já a dupla Jolivaldo Freitas e seu fiel escudeiro Alfredo Silva se deram mal em Juazeiro. Chuparam umbus verdes.

  11. Falar em coleguinhas, se chove um pouco mais no sepultamento de Marcinha (que Deus a tenha) as tinturas dos cabelos de Navarro e Mário Freitas iriam causar estragos.

  12. Foi um dos sepultamentos que vi comparecer mais jornalistas. Como se diz que os jornalistas baianos (categoria bastante unida) só se encontram em cemitérios, o de hoje foi histórico. Houve uma falta: Olivia Soares. 

  13. No início desta campanha eleitoral o BJá comentou sobre diversos casos políticos oriundos no uso de artifícios para obter resultados eleitorais de maneira fácil, que terminaram em verdadeiros tiros pela culatra. Nada de conchavos para acomodar os interesses dos principais concorrentes, senão o povo, que no cerne adora confrontos, sente-se traído e toma um caminho diferente do adotado pelos líderes, criando, sem intenção, o que se chama modernamente de 3ª via eleitoral.

  14. O "arranjo produtivo" - para usar uma expressão do Sebrae - para entronizar Marcos Lacerda, PSB, à prefeito de Belo Horizonte, sob as bênçãos da aliança  impensável  entre PSDB (Governador Aécio Neves) e PT (Prefeito Fernando Pimentel), está dando o maior chabu e pode trincar a imagem dos dois.


  15. O resultado eleitoral de domingo, 5, mostra praticamente um empate numérico  entre o candidato todo poderoso e o desconhecido Leonardo Quintão (PMDB), que entrou na disputa só para marcar posição do partido. Alguns analistas já estão considerando que Quintão é o favorito, pois o povo gosta de disputa e detesta composições que a evite, reagindo sempre em busca de alternativa para derrotar o artificialismo.


  16. A Bahia também ofereceu um caso típico de rejeição popular a acordos políticos entre adversários, como pode se interpretar a derrota de Juçara Feitosa (PT), em Itabuna. A candidata vinha liderando todas as pesquisas de opinião, feitas por institutos diversos, quando resolveu receber, na reta final, o apoio explícito do candidato Capitão Fábio (PMDB) com quem travou ao longo da campanha a polarização mais acirrada.

   17. A justificativa do peemedebista foi falta de apoio financeiro do partido, versão que não convenceu o povão, pelo que houve debandada geral para apoiar o Capitão Azevedo (DEM) que também amealhou parte de votos tendentes a votar no PT e indecisos, alcançando uma frente inédita, nos últimos tempos, de cerca de 13.000 votos, quando os últimos pleitos foram decididos com frentes em torno de 2.000 sufrágios.


   18.O prefeito João Henrique conseguiu emplacar mais um "parente" na carreira política: trata-se de Alberto Braga que se elegeu  vereador, pelo PSC, em Salvador, obtendo pouco mais de 6.000 votos. Esse João não é brincadeira.


   19. Informes extra-oficiais dão conta de que a sua campanha de marketing (João) no segundo turno, mantém a mesma linha em direção a Pinheiro. Ou seja, o petista que providencie logo umas caneleiras resistentes numa casa esportiva.

  
   20. Tem gente que nem começou na vida político eleitoral e já quer ir longe. O casal Paulo de Tarso e Dorinha da CUT saíram candidatos, pelo PT, a vereador de Salvador e tiveram, respectivamente, 3.195 e 3.343 votos. Se tivessem "unidos forças" (com licença do slogan de Marcos Medrado), teriam atingido  classificação para eleger um dos dois. O último eleito pela Coligação PT/PC do B obteve 5.402.
 
   21. Quem retorna a Câmara de Vereadores é o perito aposentado da Polícia Civil, Alcindo Anunciação, com a força de Marcos Medrado. 

  22. O escritório Pessoa & Pessoa, que tem na advocacia trabalhista o seu carro-chefe, conquistou o cobiçado prêmio The Best 2008, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, em parceria com a Marketing Consultoria Idéias e Resultados.  Para o advogado e professor Valton Pessoa, um dos sócios de Pessoa & Pessoa, 'esse é reconhecimento do trabalho realizado pela nossa equipe, durante anos no mercado'. 

   23. Dia 12 de novembro, Eduardo Leite, médico polemista de Feira de Santana, ex-diretor do Hospital Clériston Andrade, lança seu livro "Política e Corrupção na Saúda da Bahia", Livraria Saraiva, Salvador Shopping. Quem já leu diz que é nitroglicerina pura.

  24. A família Amado acordou pra real e vai cuidar da casa dos escritores Jorge Amado e Zélia Gattai. Se ficar esperando pela Secult/Governo, Conselho de Cultura & Coisa e Tal, ponha o feijão na panela em fogo brando.

  25. A expectativa na ALBA, nesta terça-feira, 7, era um pronunciamento da deputada Virgínia Hage, do PMDB de Itapetinga, mas ela não apareceu. Agora, a alegria do deputado Arthur Maia foi tal que cumprimentou até as meninas da taquigrafia.

  26. Mais uma de jornalista. Esta foi de Fernando Vita, grande escritor do Onha, sobre Raimundo Machado: - Como ele está parecido com Simões Filho.

  27. Não vou mais falar dos coleguinhas. Esta é a última sobre semelhanças: - Limiro Besnosik está a cara de Joca.

  28. Até sexta-feira teremos trocas de alianças na campanha de Salvador, a varejo e no atacado. Dr. Pitangueiras já teve com João. Vereador novo, sabe como é, adora um casamento.


   29. Vou é passar em João pra tomar uma. Ó ...é na tenda de João Farjala, no Posto de Gasolina do Chame-Chame comendo um espetindo de bode com Dr Graci, direto de Ipirá.