Dia 12 de fevereiro
Tasso Franco , da redação em Salvador |
10/02/2026 às 11:55
Maragreth Menezes
Foto: Lucas Assis
O bloco Os Mascarados atendeu aos pedidos de seus milhares de foliões e traz de volta a cantora que tem o DNA do bloco para comandar o desfile no Carnaval 2026. Após dois anos se apresentando como artista homenageada, a cantora e compositora Margareth Menezes retorna à frente do trio elétrico, tendo como convidados os cantores Gerônimo Santana e Karinah que farão participações especiais ao longo do percurso Barra-Ondina.
Sob a comando dos reis, os atores Silvério Pereira e Maria Marighella, o bloco Os Mascarados convida os foliões a vestirem suas fantasias para desfilar no bloco mais plural da folia de Salvador. Desde sua criação, em 1999, o bloco sai às ruas na tradicional quinta-feira de folia, dia 12 de fevereiro, às 20h, no Circuito Dodô.
“O bloco Os Mascarados resgatou a alegoria no Carnaval. São 27 anos de história, e ano que vem completo 40 anos de carreira, e o Carnaval faz parte de tudo isso. É um dos espaços em que aprendi a exercitar minha profissão. Sou uma artista que venho do palco, sei fazer o Carnaval e tenho a minha colaboração em toda essa arquitetura que hoje se vê na avenida”, afirma Margareth Menezes.
À frente do trio, a artista baiana preserva o estilo diferenciado que consolidou a identidade do bloco, combinando sucessos de sua carreira e de outros artistas com clássicos do Carnaval. Além do hino Noite dos Mascarados, de Chico Buarque, o repertório inclui canções como Canto da Massa, Faraó, Elegibô, Dandalunda, Toté de Maianga, Alegria da Cidade, Passe em Casa, Selei e Me Abraça e Me Beija, entre outras.
Reis
O ator cearense Silvério Pereira e a atriz e presidenta da Funarte, Maria Marighella, serão coroados reis do Bloco Os Mascarados no Carnaval 2026. Os dois receberão a faixa e a coroa no trio elétrico, em frente ao Farol da Barra, antes do início do desfile.
Já Maria Marighella comenta sobre a importância de ser a Rainha dos Mascarados. “É celebrar a festa daqueles e daquelas que serão protagonistas das ruas. Sujeitos da sua vida, da vida coletiva. Levantamos cordas, desafiamos obstáculos, propondo outras paisagens, outros movimentos, danças, ritmos. Portanto, essa foliã, fã que integra a banda e o bonde de Margareth, hoje se conecta a essa festa com honra, alegria, mas sobretudo com a responsabilidade de quem sabe o que é o Carnaval da Bahia".
A expectativa é de que, com o retorno de Margareth Menezes, o bloco amplie ainda mais o número de seguidores, impulsionado pela euforia dos foliões e fãs da Diva absoluta do bloco. Como acontece todos os anos uma grande invasão de fantasiados ocupará o circuito vestidos de enfermeiras, super-heróis, freiras, drag queens, guerreiros, príncipes, princesas, cosplays, bruxas, fadas, arlequins, pierrôs e personagens do universo político e das artes.