Shows

EVENTO LGBTQIA+ GONGADA DRAG ACONTECE NO TEATRO JORGE AMADO

DIA 28 DE JANEIRO
DUO , da redação em Salvador | 13/01/2026 às 18:53
Hellena Matilde
Foto: João Moraes
  

Um dois mais populares eventos LGBTQIA+ do país, Gongada Drag desembarca em Salvador neste mês — veja as convidadas

Salvador está no roteiro da turnê da “Gongada Drag”, que reúne algumas das artistas mais celebradas da cena drag da Bahia e do Brasil, sob o comando do comediante e produtor Bruno Motta. Na capital baiana, o evento acontece no dia 28 de janeiro, com sessões às 18h e 20h30, e reúne talentos das drags comediantes fenômenos na internet. Os ingressos estão à venda no https://bileto.sympla.com.br/event/114519/d/356870?share_id=1-copiarlink 

Estão confirmadas as baianas Desiré Beck (finalista do Caravana das Drags, apresentado por Xuxa,  e representante da Bahia no Drag Race Brasil), Aimeé Lumière (baiana do elenco de Queen Stars, apresentado por Pabllo Vittar), Spadina Banks (festa “Shantay” e âncora do “Show de Drags”, que acontece semanalmente em Salvador com ingressos esgotados todas as sextas-feiras), Becca Baroni (Miss Gay Bahia e Top Drag 2022) e Hellena Maldita (primeira baiana no Drag Race Brasil). Quem se junta ao time baiano é Frimes, colega de Desirée no Caravana das Drags. A noite terá ainda a participação da drag e cantora Mary Jane Beck, nome à frente do MPBicha. 

Juntas, elas prometem uma noite marcada por performances, dublagens, números cômicos e, claro, a já tradicional gongada, momento em que as artistas se enfrentam em batalhas de humor ácido e inteligência afiada. O evento tradicional já passou por cidades como Rio de Janeiro e São Paulo — onde mantém temporadas mensais —, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Maceió e Natal.

"Gongada Drag" apresenta a comédia e a energia criativa das drag queens do Brasil. O evento celebrará as lendárias artistas da cena noturna do Brasil, sempre com uma grande homenageada como: Silvety Montilla, Nany People, Rita Von Hunty, Ikaro Kadoshi, Suzy Brasil, Talia Bombinha e muitas outras que pavimentaram o caminho para o momento atual, proporcionando entretenimento de alta qualidade enquanto homenageia a cultura drag em ascensão. 

Criado como um fenômeno do teatro e da cultura LGBTQIAPN+, o Gongada Drag se consolidou como um dos espetáculos mais populares do gênero no país, sempre lotando teatros e reunindo diferentes gerações da arte drag. Nesta edição, o foco está na experiência, na trajetória e no legado dessas artistas que atravessaram décadas e continuam relevantes na cena cultural.

A CENA DRAG E A COMÉDIA NACIONAL

O surgimento de programas de televisão como "RuPaul's Drag Race”, sua versão brasileira e outros como “Caravana das Drags”, com Xuxa, e o também brasileiro “Drag Me As A Queen” impulsionou a popularidade da cultura drag para um público global, resultando em uma explosão criativa. Drag queens têm sido reconhecidas como ícones de auto expressão, diversidade e inclusão, inspirando inúmeras pessoas a abraçarem suas identidades únicas. Os espetáculos têm sido apresentados já com seus ingressos esgotados antecipadamente, dado o grande interesse do público e o caráter único do evento. 

O apresentador e produtor do evento é Bruno Motta, um dos pioneiros da comédia stand up no Brasil, um comediante gay e estabelecido na cena. Bruno hoje estrela a comédia da Broadway "1 Milhão de Anos em 1 Hora", a versão brasileira do texto original de Colin Quinn e Jerry Seinfeld. É um dos criadores do fenômeno Furo MTV, e já se apresentou nos principais programas de TV e talk shows brasileiros por diversas vezes. A relação de Bruno Motta com a cultura drag vem desde seu berço teatral em Belo Horizonte, passando pela criação do espetáculo "Nany People Salvou Meu Casamento", que escreveu para uma das drag queens mais conhecidas do país. 

SERVIÇO
Gongada Drag abre 2026 com edição especial em Salvador
Onde: Teatro Jorge Amado
Quando: 28 de janeiro
Sessões: 18h e 20h30
Ingressos: https://bileto.sympla.com.br/event/114519/d/355942/s/2402465
Classificação etária: 14 anos