Dia 28 de dezembro
Tasso Franco , da redação em Salvador |
28/12/2025 às 18:38
A top Claudia Leitte
Foto: Alexandre Dias
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. O Festival Virada Salvador 2026 chega ao seu segundo dia, neste domingo (28), com uma maratona de shows na Arena O Canto da Cidade, no bairro da Boca do Rio. Sobem ao palco Edson Gomes, Claudia Leitte, Simone Mendes, Pablo e Tony Salles.
2. As apresentações começam a partir das 19h30, mas os portões serão abertos às 15h, permitindo que o público se acomode com antecedência no espaço. Quem abre a noite é Edson Gomes, seguido por Claudia Leitte, que promete transformar a arena em um grande espetáculo.
3. Criada no bairro da Saúde, no Centro Histórico de Salvador, Claudia Leitte se apresenta “em casa” e leva ao público o novo show Especiaria. O projeto, dividido em três atos, reúne 15 músicas inéditas que celebram diferentes fases da artista.
4. "Tocar em casa é sempre especial. Minha família e meus amigos se juntam aos meus fãs, e é muito lindo ver isso. Eu sempre preparo algo especial nas minhas apresentações aqui, e este ano não será diferente. Me esperem com minhas especiarias, viu?!”, disse a cantora.
5. Assim como nos demais dias, o público confere cinco atrações por noite, com exceção do dia 31, quando seis artistas se apresentam, e a festa está prevista para seguir até as 6h30.
6. No primeiro dia do Virada Salvador 2026, passaram pelo palco Léo Santana, Wesley Safadão, Parangolé, Xand Avião e Léo Foguete.Primeiro dia do Festival Virada Salvador tem 72,39% de ocupação hoteleira e cerca de 30 mil turistas. Números não são da ABIH.
7. O primeiro dia do Festival Virada Salvador confirmou o bom momento do turismo na capital baiana e o papel estratégico do evento para a economia da cidade. Dados do Observatório do Turismo, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo apontam que a taxa de ocupação hoteleira chegou a 72,39%, representando um crescimento de 2% em relação ao mesmo período do ano anterior.
8. O desempenho aumenta em regiões tradicionalmente procuradas por turistas neste período, como Itapuã e Stella Maris, onde a média de ocupação hoteleira já ultrapassa 80%, evidenciando a alta demanda por hospedagem durante a programação da Virada.
9. Em relação ao fluxo de visitantes, a estimativa inicial indica a presença de aproximadamente 30 mil turistas apenas no primeiro dia do festival, reforçando Salvador como um dos destinos mais desejados do país para as festas de fim de ano.
10. Durante a abertura da programação, a vice-prefeita e secretária municipal de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, destacou a estratégia adotada pela Prefeitura para fortalecer o turismo e ampliar a permanência dos visitantes na cidade. “Quando a gente conecta estrategicamente o Natal ao Réveillon, conseguimos manter o turista mais tempo em Salvador. Isso significa economia pulsante, geração de renda e oportunidades para o nosso povo. Salvador se consolida como uma cidade desejada para visitar, mas, sobretudo, uma cidade pensada para quem vive aqui”, afirmou a gestora.
11. A expectativa é que a Virada Salvador 2025 movimente cerca de R$591 milhões na economia local, impactando diretamente setores como hotelaria, gastronomia, transporte, comércio e serviços, além de gerar milhares de empregos diretos e indiretos ao longo do período.
12. Com uma programação que reúne grandes nomes da música brasileira, aliada a uma operação integrada de serviços públicos, acessibilidade e ações de inclusão social, a Virada Salvador se consolida como um dos principais eventos do calendário turístico nacional e como um importante motor para o desenvolvimento econômico e cultural da capital baiana, ressaltou a vice-prefeita.
13. Quem pretende curtir o Festival Virada Salvador 2026, que acontece até o dia 31 de dezembro, na Arena O Canto da Cidade, na Boca do Rio, contará com uma operação especial de transporte público preparada pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob).
14. O esquema inclui linhas exclusivas para o evento, ajustes de itinerários, reforço de frota, ampliação de horários e criação de pontos provisórios de embarque e desembarque nas proximidades de onde acontece a festa.
15. Três linhas foram criadas exclusivamente para atender ao público do festival. Elas funcionam diariamente das 17h40 à 0h, com reforço especial no dia 31 de dezembro. São elas: 2026-00 – Terminal Acesso Norte x Festival Virada; 2026-01 – Estação Pirajá x Festival Virada; e 2026-02 – Metrô Pituaçu x Festival Virada.
16. Quem usou uma dessas linhas e pôde chegar à arena com tranquilidade e segurança foi a aposentada Carmélia Dias, de 69 anos. “Gostei bastante, porque consegui chegar aqui com facilidade. Outras pessoas também vieram na mesma linha de ônibus, foi tudo muito seguro”, avaliou.
17. Também foram criados dois pontos exclusivos de embarque e desembarque próximos à arena: um no sentido Pituba, próximo ao Restaurante Yemanjá, e o outro no sentido Itapuã, na orla da Boca do Rio, próximo ao acesso principal do evento. Durante o período do festival, os demais pontos ao longo do trecho ficarão temporariamente desativados. No retorno, os itinerários foram ajustados, passando por vias como a Avenida Octávio Mangabeira, a Avenida Tancredo Neves e a Avenida Luís Viana (Paralela).
18. Além das linhas especiais, seis linhas regulares vão operar com horário ampliado, das 18h à 1h, atendendo diretamente a região do evento. São elas: 1001 – Aeroporto x Praça da Sé; 1007 – Jardim das Margaridas/Terminal Aeroporto x Lapa; 1034 – Parque São Cristóvão x Barroquinha; 1134 – Cabula 6 x Pituba; 1247 – Conjunto Arvoredo/Tancredo Neves x Patamares; e 1637 – Mirante de Periperi x Imbuí/Boca do Rio.
19. urante os dias de festa, algumas linhas do sistema convencional terão desvios temporários de itinerário, principalmente as que circulam pela Orla Atlântica e pelos corredores de acesso à Boca do Rio. Parte do embarque e desembarque será feita em pontos provisórios, com destaque para a Praça Osório Villas Boas, que será utilizada como área estratégica para o escoamento do público após os shows.
20. Para quem optar por outras modalidades de transporte, há pontos de táxi e mototáxi nas proximidades do Imeja, no sentido Itapuã. Os veículos por aplicativo devem realizar o embarque e desembarque na Avenida Octávio Mangabeira, nas proximidades do Centro de Convenções, em ambos os sentidos da via.
21. Na noite da virada, o esquema será ainda mais reforçado. A linha Base Naval/São Thomé/Escola de Menores – Lapa terá operação especial até 5h59 do dia 1º de janeiro. Linhas que partem das estações Mussurunga e Pirajá também contarão com reforço de frota, garantindo a integração com o sistema metroviário.
22. A Semob vai manter bases operacionais, reguladores de tráfego e equipes de orientação espalhadas pelos principais pontos de embarque e desembarque, oferecendo suporte ao público durante toda a operação noturna.
23. No dia 1º de janeiro, quando acontecerá o Pôr do Som, no Farol da Barra, serão disponibilizados 25 ônibus reguladores a partir da Estação da Lapa, das 15h às 23h. Esses veículos poderão ser acionados conforme a demanda.
24. Programação – Ainda neste sábado, sobem ao palco principal Wesley Safadão, Xand Avião e Parangolé. O Festival Virada Salvador acontece entre os dias 27 a 31 de dezembro de 2025 na Arena O Canto da Cidade, na Boca do Rio. A programação completa do palco principal e palco Brisa pode ser acessada no site https://viradasalvador.salvador.ba.gov.br/ ou na página @viradasalvador no Instagram.