Shows

JULIANA RIBEIRO FAZ SHOW EM SANTO AMARO NA FACULDADE DE MÚSICA DA UFRB

Dia 11 de novembro
Tasso Franco ,  Salvador | 10/11/2025 às 19:47
Juliana Ribeiro
Foto:
A cantora, compositora, historiadora e arte-educadora Juliana Ribeiro inicia o mês de novembro com uma programação intensa que reflete a força da música negra, a valorização da ancestralidade e o diálogo entre arte, pesquisa e a música. O mês dedicado à Consciência Negra será para ela um momento de celebração, reflexão e compartilhamento de saberes por meio de shows, oficinas, apresentações artisticas, encontros acadêmicos e culturais.

Vozes e corporeidades afro-diaspóricas

A programação começa no dia 11 de novembro (terça-feira), em Santo Amaro,  às 9h, com o Workshop “Vozes e Corporeidades”, na Faculdade de Música Popular da UFRB. O convite partiu da professora Nadja Vladi,  doutora em Comunicação e Música, e marca um retorno simbólico de Juliana à universidade, agora levando parte de sua pesquisa de doutorado. No encontro, a artista discute as trajetórias de Clementina de Jesus, Elza Soares e Liniker, destacando-as como grandes rainhas da música brasileira e forças de ruptura dentro da MPB e do samba. O workshop inclui também exercícios práticos de voz e corpo, explorando a leitura e a linguagem afro-baiana e afro-diaspórica.

“É preciso entender que o corpo fala e que ele tem um conhecimento próprio. Todo saber que passa pelo corpo é absorvido de  forma profunda, permanecendo na memória”, afirma Juliana.

Ainda no mesmo dia, às 16h30, Juliana apresenta o artigo “O canto-corpo negro de Elza Soares” no Encontro Nacional de Estudos em Etnomusicologia (Enabet), na Escola de Música da UFBA, no Canela. O trabalho investiga o conceito de “canto-corpo” — uma extensão da voz através do corpo na performance —, a partir da obra e da trajetória de Elza Soares.

Festival da Capoeira e Encerramento do Enabet

Já no dia 13 de novembro (quinta-feira), às 19h, Juliana Ribeiro sobe ao palco com a Orquestra Feminina IGBADU durante o 3º Festival da Capoeira, na Biblioteca Central dos Barris. Na sexta-feira (14), às 19h30, ela apresenta o show “Canto” na Praça Quincas Berro D’Água, no Pelourinho, como parte do encerramento oficial do Enabet. O espetáculo, que foi apresentado recentemente no Indie Jazz Festival, nos Estados Unidos, é uma homenagem ao canto negro afro-diaspórico e afetivo.

“Esse show é uma ode, uma homenagem ao canto negro que nos contempla, emociona e reafirma pertencimentos. É sobre cantar juntos, numa só voz, a nossa ancestralidade”, explica Juliana. A noite  contará ainda com apresentações do  Saravah Jazz e Irma Ferreira, soprano afrolírica.             

E tem mais...

No domingo (23/11), às 13h, a artista se apresenta no Culinária Musical, na Casa do Benin, também no Pelourinho. O evento, conduzido pelo Afrochefe Jorge Washington, é uma celebração da arte e da negritude em suas múltiplas expressões — reunindo música, gastronomia, poesia, empreendedorismo e convivência.

“O Culinária Musical é, para mim, um projeto campeão. Ele reúne pessoas em torno da arte, do afeto e da celebração. O cantor Dão será neu convidado mais que especial nesta tarde."  Comenta Juliana .

Sarau Brilho Negro

No dia 28 de novembro (sexta-feira), às 21h, Juliana comanda o Sarau Brilho Negro, na Casa da Mãe, no Rio Vermelho. O evento reúne cinco linguagens artísticas — poesia, teatro, dança, música e performance —, celebrando a diversidade da música preta brasileira. O repertório fará uma  homenagem especial  a Milton Nascimento, e inclui obras de  Djavan, Jorge Ben Jor, Gil, Dona Ivone Lara, Clementina de Jesus, Elza Soares e Dona Dalva Damiana, entre outros.

“O Brilho Negro fala de marés distintas que deságuam no mesmo oceano da música preta brasileira. É um encontro de linguagens, de vozes e corpos que dialogam pela arte”, resume Juliana.

Caminhada do Samba

Fechando o mês de novembro, Juliana Ribeiro participa no domingo (30/11), às 12h, da tradicional Caminhada do Samba, no Campo Grande, encerrando com alegria e ritmo uma agenda marcada por música, reflexão e ancestralidade.

Juliana Ribeiro

Cantora, Compositora, Historiadora, Arte-Educadora e Mestre em Cultura e Sociedade
www.julianaribeirooficial.com.br
YouTube
Facebook
Instagram