Entre 02 e 04 de outubro, a Chapada Diamantina floresce em acordes. O Festival de Lençóis 2025 será um abraço entre música e natureza em plena primavera, quando a atmosfera romântica toma conta da região. Cada melodia ecoará como um convite à conscientização, à preservação ambiental e ao encanto de viver este grande evento no interior da Bahia.
Aberto ao público, o Festival de Lençóis 2025 vai reunir em sua programação shows de Liniker, Edson Gomes, Banda Oliveira convida Maria Gadú e Jorge Vercillo, Ópera B, Carneirinho, Thathi, Amy ReggaeHouse e Samantha Tosto cantando bossa e samba. O palco, montado na Praça Horácio de Mattos, também vai receber as atrações locais entre elas a Phylarmônica Lyra Popular de Lençóis, Zion, Família Grãos de Luz e Griô e Rivô Trio e Outras Substâncias. O evento tem previsão de receber mais de 10 mil pessoas por noite.
A realização do Festival de Lençóis está baseada na fomentação da cultura, sustentabilidade e fortalecimento da cidadania através das artes e práticas do ecoturismo e turismo cultural. Produzido e realizado pela Pau Viola Cultura e Entretenimento, o evento conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia, Prefeitura Municipal de Lençóis. Confira no final do texto a grade completa com a data e o horário das atrações.
“O Festival de Lençóis é sempre uma alegria imensa para todos nós. Este ano, a expectativa é das melhores possíveis. A programação foi muito bem recebida pelo público, que reagiu com muito carinho. É um evento muito especial para a cidade no quesito cultural e econômico, movimentando a economia da cidade e gerando renda para a população. Nós estamos preparando a cidade para receber cada visitante de casa linda, pronta e acolhedora”, afirma Vanessa Senna, prefeita de Lençóis.
Em um cenário histórico, com casarios centenários, o festival é uma celebração de turistas brasileiros e estrangeiros. Além da música, o público vai em busca de usufruir da beleza natural da Chapada Diamantina, com suas grutas, cachoeiras e casarios coloniais. A gastronomia também se destaca em Lençóis, que oferece opções que vão da cozinha baiana, nordestina à internacional.
Distante 430km de Salvador, Lençóis também está cercada de novidades culturais: além do tradicional Museu do Garimpeiro, que guarda a memória da mineração na região, agora os visitantes podem conhecer o Museu de Geologia da Chapada Diamantina (@museusincora), um espaço moderno, rico em história e encantador para todas as idades.
Como acontece em todas as edições do festival, a cidade se prepara para receber centenas de visitantes, que fortalecem o turismo e movimentam a cultura e a economia em todos os setores, principalmente o hoteleiro, que tem ocupação de seus 5.000 leitos entre os hotéis e pousadas. A festa gera cerca de 500 empregos diretos e cerca de 700 indiretos quando se acrescenta a economia informal.
O evento abraça as ações de conscientização do turismo responsável, visando à conscientização e proteção do meio ambiente. Os turistas são orientados a não jogar lixo, não alimentar animais silvestres e não fazer fogueiras. Desde sua primeira edição, os realizadores do festival se preocupam em chamar a atenção para os cuidados que devem ser seguidos pelos visitantes, no sentido de preservar a fauna e a flora da Chapada Diamantina, evitando assim assoreamentos, incêndios ou qualquer tipo de devastação da natureza. A preservação da rica diversidade biológica e dos recursos naturais também é uma preocupação constante dos moradores de Lençóis e dos municípios da região.
Com um público diário estimado em 10 mil pessoas, as edições anteriores reuniram artistas locais e consagrados como Maria Rita, Gilberto Gil, Gal Costa, Lenine, Ana Carolina, Luís Melodia, Flávio Venturini, Adriana Calcanhoto, Margareth Menezes, Elza Soares, Nando Reis, Vanessa da Mata, Mart´nália, Russo Passapusso, Lobão, Geraldo Azevedo, João Bosco, Elza Soares, Lecy Brandão, Zizi Possi, Luiza Possi, Léo Jaime, Baby do Brasil, Diogo Nogueira, entre outros.
Serviço:
Festival de Lençóis
Data: 02/10 (quinta-feira) e 04/10 (sábado)
Hora: 19h
Local: Praça Horácio de Mattos – Centro
Entrada franca
Programação:
Dia 02/10 (quinta-feira)
- Phylarmônica Lyra Popular de Lençóis
- Samantha Tosto interpreta bossa nova e samba
- Edson Gomes
- Rivô Trio e Outras Substâncias
03/10 (Sexta-feira)
- Família Grão de Luz e Griô
- Thathi
- Banda Oliveira convida Maria Gadú e Jorge Vercillo
- Carneirinho
04/10 (sábado)
- Ópera B
- Clariana canta Amy Reggaehouse
- Liniker
- Zion