Shows

BANDA SAL DA TERRA COMPLETA 20 ANOS E ABRE PROGRAMAÇÃO NO PELOURINHO

Dia 28, sexta-feira
Da Redação ,  Salvador | 25/02/2025 às 12:53
Sal da Terra
Foto:

No Pelourinho, o bloco Sal da Terra, que em sua 24ª edição percorre mais uma vez o circuito Batatinha, compartilhando esperança e fé entre os foliões nos dias de Carnaval. A ala de percussão do bloco, a banda Sal da Terra, completa 20 anos e vai abrir as apresentações do Carnaval de Salvador 2025 no palco principal do Pelourinho, na Praça da Sé, sexta-feira, 28/02, a partir das 20h.

Fundado em 1999 pelo pastor Ubirajara Gomes, o bloco só passou a ter a configuração atual em 2005, com a chegada do maestro de percussão, Valdemiro Santos, um dos fundadores do bloco Olodum. No contexto daquela época, o conjunto estritamente cristão rompeu com muitos preconceitos dentro e fora do meio evangélico. Diante dos desafios, a Igreja Batista Missionária da Independência (IBMI) se manteve firme na visão e livre para assumir em seu repertório elementos de sua cultura local.

Com mais de 500 integrantes, o bloco de rua já se configura como o maior da região, e sua banda de percussão tradicionalmente abre o palco na Praça da Sé, para o início da maior festa a céu aberto do mundo.

Com 80 integrantes, a banda é composta por quatro tipos de instrumentos: o fundo, instrumento de frequência médio-grave, considerado o coração do grupo, responsável por fazer a cadência dos instrumentos; as marcações de dobra (dobradas), que fazem a marcação dos ritmos, acompanhando o som do fundo; a caixa, que traz o brilho dos ritmos; e o repique, que chama, faz a condução dos ritmos. Os instrumentos são fabricados artesanalmente em lojas especializadas de Salvador.

O Sal da Terra segue em atividade ao longo do ano com a Escola de Percussão Sal da Terra, que já formou mais de 20 turmas.


Confira a Programação Completa do Bloco Sal da Terra para os dias de Carnaval:

Sexta-feira (28/02), a partir das 20h: Abertura no palco da Praça da Sé

Sábado a terça-feira (01 a 04/03):

16 às 17h30 – Desfile no Pelourinho – saída da Rua Gregório de Matos até a Praça da Sé

17h30 – Programação infantil no palco da Praça da Sé

20h00 às 23h – Programação noturna no palco da Praça da Sé



Atrações musicais*:

Sexta-feira (28/2): Banda Sal da Terra (Samba-Reggae)

Sábado (1/3): Tirza Almeida (Black Music)

Domingo (2/3): DJ Bruninho (Música Eletrônica) e Cid Guerreiro (Axé)

Segunda (3/3): Marcos Semeadores (Pagode)

Terça (4/3): Nengo Vieira (Reggae)

*Os shows serão realizados a partir das 20h

Artes cênicas*:

Pastores Beto e Char e Projeto Mochila – Performances e Danças Urbanas

*Os artistas participarão de toda programação

Acompanhe mais informações através do nosso site: https://www.saldaterra.art.br/