Samba, pop, MPB, poesia e música eletrônica são alguns dos elementos que vão colorir o Festival da Primavera 2024 neste fim de semana em Salvador. Na sexta-feira (13) e no sábado (14), o evento Girassóis, um espetáculo dedicado à diversidade, à cultura local e à inclusão, acontece a partir das 18h, na Praça das Artes, no Pelourinho, e na Ilha de Maré.
A abertura na sexta será com a Sobejo - Arte e Empoderamento no Subúrbio, que acontece na Associação Beneficente Educacional Cultural Quilombo de Ilha de Maré, na comunidade de Praia Grande. A programação do local envolve um Sarau Poético, às 17h; o espetáculo solo “Sobejo”, às 18h; e um debate no final dos espetáculos, às 19h.
No Centro Histórico, o evento Girassóis traz DJ Belle, Nininha e Márcia Castro, a partir das 18h de sexta, na Praça das Artes, no Pelourinho. No sábado, também a partir das 18h, o palco receberá o DJ Fabão e a apresentação de Samba Djanira com Illy, Vitrolab, Samba Trator, Lucas Axé e Mavi.
Intérprete de assinatura suave e marcante, e que passeia entre mpb, pop, funk e música eletrônica, Márcia Castro declara que a expectativa para abrir a primavera com um show radiante e vibrante é simplesmente maravilhosa. “Será uma apresentação repleta de cores, frescor e com a alegria contagiante da estação que está por vir. É sempre um prazer imenso levar a roda de samba reggae para Salvador e, a partir de setembro, já podemos sentir tantas coisas lindas e emocionantes que nos aguardam até o Carnaval. Que venha essa temporada de brilho e celebração”, diz a artista.
Além de ser um espaço de entretenimento, o Girassóis serve como um ponto de encontro para aqueles que desejam vivenciar a cultura soteropolitana em sua plenitude, promovendo o respeito e a valorização da diversidade em todas as suas formas. O evento é visto como um dos destaques do Festival da Primavera, consolidando-se como uma importante celebração da identidade cultural de Salvador.
Berimbau – Ainda no sábado (14), o projeto “A Cidade Baixa Toca Berimbau” acontece no Largo da Baixa do Bonfim, e traz concertos da Orquestra de Berimbaus da Bahia, sob a regência do maestro Tarcísio Sales, a partir das 16h.
Com duas décadas de existência, a Orquestra de Berimbaus da Bahia insere o instrumento em outros contextos musicais diferentes da roda de capoeira. Além disso, o grupo promove oficinas de ritmo na região da Cidade Baixa.
Festival – O Festival da Primavera segue até o próximo dia 29 com uma série de atrações gratuitas, entre shows, teatro, esportes, feiras de rua e apresentações de poesia. O evento é financiado pela Empresa Salvador Turismo (Saltur) e pelo Edital Territórios Criativos, com recursos da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Prefeitura de Salvador e a Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal. A programação completa pode ser conferida no site https://festivaldaprimavera.salvador.ba.gov.br/.