Shows

OFICINAS, MOSTRAS E FESTIVAIS PROMETEM MOVIMENTAR A CAPITAL

Dias 13 e 17 de agosto
Fundação Gregório de Mattos , Salvador | 13/08/2024 às 19:23
AfroBapho
Foto: Divulgação

Durante os dias 13 e 17 de agosto, os amantes da arte e cultura poderão desfrutar de uma programação rica e diversificada promovida pela Fundação Gregório de Mattos. Essas iniciativas fazem parte dos projetos financiados com recursos dos editais Territórios Criativos - Ano I e Gregórios - Ano III, financiados pela FGM.

A programação tem início às 10h do dia 13, com as oficinas de escrita criativa para crianças e adolescentes, ação que faz parte do projeto “Descobrindo Vozes: Literatura negra e escrita criativa para crianças de uma escola pública de Salvador”. O projeto tem o objetivo de realizar, durante 10 meses, oficinas de escrita criativa para crianças e adolescentes da Escola Municipal 2 de Julho – Trobogy, culminando em um Sarau Literário para comunidade escolar e seus familiares. Com base na literatura negra voltada ao público infanto-juvenil e oficinas multilinguagem, música, literatura, pintura e teatro, desejamos despertar o interesse por literatura, poesia e contos, fortalecer a autoestima e a consciência cidadã e pertencimento racial pela arte. O evento ocorre em dois turnos, o primeiro das 10h às 12h e o segundo das 13h às 15h.

Entre os dias 13 e 17, será realizada a Imersão Poética na Casa de Castro Alves, com a mostra expositiva “Pensamentos Selvagens”,  que tem como foco principal oferecer ao público experiências de imersão literária, apoiadas na abordagem sobre a dignidade humana na obra de Castro Alves. Para isso, será instalada uma exposição sobre Castro Alves, uma série de seis saraus músico/literários e uma biblioteca de arte e poesia. O projeto tem como público alvo a população do Centro Histórico de Salvador, crianças e adolescentes estudantes da rede pública de ensino. O evento ocorre sempre das 14h às 19h.

Ainda no dia 15, a Casa Verde Itapuã recebe o 6° Sarau Casa Verde Itapuã com Roda de Samba das Mulheres de Itapuã, exibição do curta-metragem "Desvelando Salvador" e o lançamento do livro "A Vida É Maior que Tudo" (encerramento do projeto). O evento começa às 20h.

Nos dias 15 e 16 acontecerá o Festival Afrobapho, que contará com diversas oficinas como a Oficina de Vogue com Angel Costta e de Maquiagem Artística com Ah Teodoro, além de diversas atrações. O Festival Afrobapho é uma rede conectora de cultura e de arte independente itinerante, que percorrerá 4 equipamentos culturais de Salvador, durante 3 finais de semana (sábado e domingo), com ciclos de atividades formativas, rodas de diálogos, intervenções artísticas, momento ballroom e pocket shows abertos ao público, com o objetivo de visibilizar narrativas criativas de diversidade na música, dança e culturas identitárias, realizadas pelo Coletivo Afrobapho e colaboradores convidados. A ação ocorre no polo Boca de Brasa Subúrbio 360, tendo início às 10h no dia 15, e às 14h no dia 16.

No dia 16, ocorrerá a Arqueologia Teatral: O Teatro e as Narrativas Históricas que foram silenciadas (Oficina Gratuita e +18), evento que faz parte do projeto “Rachaduras da Memória". A proposta parte de uma perspectiva LGBTQIA+ interseccional do Coletivo das Liliths, entre memória, identidade, gênero e território. O evento acontece na Fundação Pierre Verger, no bairro do Engenho Velho de Brotas, das 14 até às 17h.

Fazendo parte do projeto “Rainha Ratinho”, o espetáculo teatral Rainha Ratilho ocorre entre os dias 16, 17 e 18, às 20h, no Teatro SESI Rio Vermelho. O projeto tem como objetivo  discutir a invisibilidade social de pessoas em situação de rua. Com uma estética contemporânea num misto de movimentos artísticos consagrados, o espetáculo promete alcançar toda a família, com uma divertida história que também faz uma provocação social, reflexiva ao público.

No dia 17, às 14h, ocorre as Oficinas de pintura e customização, inspiradas no resgate e manutenção da representatividade negra e dos Orixás na moda, ação que faz parte do projeto “Filhos do Congo: quebrando padrões estéticos - 2ª edição”. O projeto visa capacitar 20 mulheres negras (travestis, transexuais, intersexo, cisgênero e intersexo transgênero) periféricas, através da arte de pintar e customizar com base na representatividade Negra e nos Orixás, divindades pertencentes as religiões afro-brasileiras. A atividade, no formato híbrido, contará com aulas prático-teóricas, bem como, rodas de conversas com temas transversais, a exemplo do racismo e violência contra a mulher. O evento acontece na Sede do Afoxé Filhos do Congo, na Fazenda Grande IV.

Finalizando a semana, no dia 17, será realizado o Sarau Poético, na sede da Afroteca Abdias Nascimento. O evento faz parte do projeto “Afroteca Itinerante Abdias Nascimento” e visa potencializar e retomar as ações da Biblioteca Abdias Nascimento- primeira especializada em cultura afro-brasileira da periferia de Salvador, através do Edital Territórios Criativos.