Concerto, sexta, 19h
Tasso Franco , Salvador |
06/08/2024 às 11:30
OSUFBA
Foto:
Destino turístico obrigatório no estado da Bahia, com suas praias paradisíacas de longas faixas de areia e de mar claro, a Ilha de Itaparica há muito povoa o imaginário do público quando o assunto é literatura, tendo servido de cenário para obras como “Viva o Povo Brasileiro”, de João Ubaldo Ribeiro e figurando entre citações em diversas obras de Jorge Amado.
Nesta sexta-feira (09), no entanto, a ilha é homenageada em um outro formato: através da música de concerto. Trata-se da Sinfonia Itaparica, do compositor Wellington Gomes, que tem a sua estreia mundial no próximo concerto da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Bahia (OSUFBA).
Composta por quatro movimentos, a sinfonia propõe um passeio pela cultura e pelas belezas naturais da ilha, justapondo os traços sinfônicos de música de concerto e os traços do sagrado e do profano da música popular brasileira. É justamente essa mistura de rítmicas sonoras típicas das culturas de matrizes africanas e indígenas com os traços da música pop brasileira que determina a essência desta composição.
A OSUFBA apresenta a Sinfonia Itaparica nesta sexta-feira (09), às 19h, no Salão Nobre da Reitoria da UFBA. Este é o quinto concerto da temporada 2024, que conta ainda com a apresentação do Concerto para Piano e Orquesta No. 2, de Chopin, com solo da pianista Beatriz Alessio.
SERVIÇO
Concerto OSUFBA
09/08 (sexta-feira)
às 19h
Reitoria da UFBA - R. Dr. Augusto Viana - Canela, Salvador.
Entrada Gratuita